Esta é a Renault Triber: minivan de 4 metros de comprimento e 7 lugares


A Renault finalmente revela na Índia a minivan Triber, modelo que se propõe a levar até sete passageiros em uma carroceria de menos de 4 metros de comprimento - mais precisamente, possui 3,99 m de comprimento, 2,636 m de distância entre-eixos, 1,66 metro de altura e 1,74 m de largura sem retrovisores. Seu estilo segue as atuais diretrizes da marca, trazendo faróis com projetores e luzes de posição em LED, além de piscas embutidos nos para-lamas dianteiros, como no Kwid indiano. Inspirado no "SUV dos compactos", também veio o aplique na parte inferior das portas. Na versão mais completa (RXZ), as rodas de liga leve são de 15 polegadas, com pneus 185/65.


A linha de cintura do Renault Triber traz uma elevação entre a janela da porta traseira e o vidro fixo logo atrás. Na parte de trás, destaque para as lanternas delgadas e horizontais que atravessam a tampa do porta-malas. Esta, por sua vez, se estende até a parte de baixo do para-choque. A altura em relação ao solo é de 18,2 centímetros.


O interior traz o mesmo volante dos carros mais recentes da Renault, porém sem botões de atalho. O quadro de instrumentos só acende os números quando a rotação é atingida (repare na foto abaixo que o "2" do conta-giros apareceu com o motor a 2000 rpm). No lado oposto, aparecem a informação da temperatura do motor e o nível de combustível, e ao centro, uma tela digital exibe o velocímetro e informações do computador de bordo. 


O sistema multimídia Media Nav passa a ter moldura mais destacada ao centro do painel e troca os botões "+" e "-" por um giratório para o ajuste de volume. Abaixo da tela sensível ao toque, uma fileira de botões aciona desembaçador, pisca-alerta e trava das portas. O ar-condicionado é analógico.


A minivan terá como opção a chave presencial, com partida do motor por botão. Assim como o Kwid, a Triber traz airbags frontais e laterais junto aos bancos dianteiros. Agrupados na porta do motorista, assim como no Captur, estão os comandos de retrovisores, vidros elétricos e bloqueio das janelas traseiras.


Atrás, estão disponíveis saídas de ar-condicionado (embutidas nas colunas das portas) - o controle da ventilação é feito por um pequeno botão giratório entre os bancos dianteiros. A segunda fileira de bancos é deslizante e bipartida. Atrás, também pode se rebater apenas um ou ambos os assentos.


Na Índia, a Renault Triber terá motor 1.0 SCe de três cilindros (o mesmo do Kwid, mas com rendimento de 72 cavalos e 9,7 kgfm de torque) e opção de câmbio automatizado monoembreagem Easy'R, já abandonado no Brasil. A marca tem planos de comercializar o modelo na América do Sul.

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