Volkswagen Jetta GLI, de 230 cavalos, chega ao Brasil neste mês


Pouco antes da estreia no Brasil (que ocorre na próxima semana), a Volkswagen antecipa detalhes do Jetta GLI, versão esportiva que conserva a nomenclatura pela qual é conhecida em outros mercados, como o norte-americano. Ele é o décimo-terceiro de 20 lançamentos previstos até 2020 pela VW para o mercado brasileiro (este número inclui carros totalmente novos e a chegada de novas versões).




A nomenclatura GLI nasceu na década de 1980, nos Estados Unidos, trazendo o apelo dos modelos GTI (hatchbacks) para o sedã Jetta. A sigla significa Gran Luxury Injection (GLI) e faz o consumidor brasileiro relembrar os Volkswagen GT, GTS e GTI fabricados nas décadas de 1980 e 1990.


O Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e a velocidade máxima é de 250 km/h. São 230 cavalos no mesmo motor 2.0 Turbo com injeção direta de combustível do Golf GTI, com câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, de seis marchas. A direção, assim como o GTI, tem assistência progressiva para fazer curvas com menor movimentação do volante, e a suspensão é independente nas quatro rodas (nos demais Jetta, a suspensão traseira possui eixo de torção).


O visual recebe mais agressividade com os para-choques redesenhados, grade com aberturas em formato de colmeia, friso horizontal vermelho que interliga os faróis (Full LED), além do difusor e aerofólio na traseira. Por dentro, a forração do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos são escuros.


Entre os itens de série, destaque para: quadro de instrumentos digital configurável (Active Info Display), volante revestido de couro com shift paddles (aletas para trocas sequenciais de marcha - que o Jetta R-Line não tem), bancos de couro (os dianteiros contam com regulagem elétrica e sistema de aquecimento – e para o motorista, há três posições de memória), seleção do perfil de condução, iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades e o sistema multimídia Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas, que traz GPS e espelhamento de tela de smartphones por meio do Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink. 


Há ainda o manual cognitivo, que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. O sistema de som da Beats também é de série, com 300 watts, amplificador digital de 8 canais, 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer.


O Jetta recentemente obteve cinco estrelas de segurança para passageiros em testes realizados pelo National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA (órgão de segurança nos Estados Unidos). O Jetta GLI conta com controlador automático de velocidade adaptativo, Front Assist com função de frenagem automática de emergência, Frenagem Pós-Colisão, Função de Frenagem de Manobra (em marcha-a-ré), regulagem automática do farol alto, seis airbags e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis.

O preço do Jetta GLI ainda não foi revelado, mas o sedã esportivo terá as três primeiras revisões gratuitas.

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