Chevrolet Camaro SS 2019: os detalhes do muscle-car americano


Texto e fotos | Júlio Max, de Teresina - PI
Colaborou nesta matéria | Raphael Ferry

Aclamado no mundo inteiro como um dos muscle cars mais queridos, o Chevrolet Camaro está atualmente em sua sexta geração com várias incertezas sobre seu futuro pairando no ar. A tendência das montadoras de abandonarem a produção dos motores V8 e investirem em veículos elétricos é inexorável, e, portanto, modelos como Mustang, Challenger e Camaro podem não durar muito mais tempo do jeito que os conhecemos agora. E, até por isso, é importante aproveitar o momento em que estes modelos entregam ronco instigante, visual arrebatador e diversão ao dirigir.

Este é um Camaro SS V8 2018/2019, disponível em estoque na @pedroveiculosthe. Este exemplar pertence à sexta geração do cupê esportivo, safra que chegou ao Brasil em outubro de 2016 e foi reestilizada em 2019, incorporando diversos avanços em termos de mecânica, segurança e comodidade.


Com o carro na cor metálica Preto Ouro Negro, é inegável o caráter "badass" do Camaro. Desde o carro-conceito que arrasou o público no Salão de Detroit de 2006, a General Motors buscou inspirações na primeira geração do Camaro (de 1966), em um movimento "vanguardista retrô" iniciado pelo Ford Mustang a partir do modelo 2005 e seguido depois pelo Dodge Challenger. Na parte frontal, o Camaro 2019 adotou uma frente com um detalhe bastante simbólico: a gravatinha da Chevrolet, que normalmente não teria outra utilidade a não ser estética para o veículo, ficava entre as duas grades principais e era vazada, dando sua contribuição na circulação de ar para o radiador. A partir da linha 2020, porém, o Camaro foi submetido a um discreto face-lift e acabou perdendo essa característica curiosa. 


No Brasil, o Camaro sempre foi vendido na versão SS V8, com carroceria cupê ou, a partir de junho de 2014, conversível. Nos Estados Unidos, esta versão (conhecida lá como 2SS, já que também existe o 1SS) só está abaixo do modelo ZL1. Entre os destaques visuais do Camaro 2019 estão as rodas de liga leve de 20 polegadas com pneus Goodyear Eagle F1 Run Flat 245/40 na frente e 275/35 atrás. 


Na traseira, as lanternas são translúcidas: ficam vermelhas quando acesas e perdem a cor quando apagadas. Também há duas saídas de escape e para as duas câmeras de ré: a do para-choque, convencional, replica as imagens para a tela do sistema multimídia com linhas de guia que acompanham o movimento do volante, enquanto a câmera no ponto central do aerofólio traseiro transmite imagens para o retrovisor interno. O espelho virtual permite dar zoom na imagem, ajustar a inclinação vertical e regular o brilho do que se vê na parte traseira.


Internamente, o Camaro 2019 passou a trazer como principal novidade o sistema multimídia MyLink com tela de 8 polegadas de maior definição, GPS nativo, microfone extra para os comandos de voz, integração com os comandos do ar-condicionado e atualização do software via Wi-Fi. Pela central multimídia é possível até mesmo escolher a cor das luzes de LED (no porta-copos, puxadores de porta e moldura da tela da central multimídia) que decoram a cabine. Há 24 opções de cores e 8 combinações de tons em degradê.


O quadro de instrumentos possui conta-giros e velocímetro analógicos, e entre eles reside a tela do computador de bordo, que exibe na parte superior quatro mostradores: temperatura do óleo, temperatura do líquido do motor, nível de combustível e tensão da bateria. Ao centro, há várias informações e funções selecionáveis no computador de bordo, entre elas: controle de largada, velocímetro digital, consumo, média de consumo e autonomia, pressão do óleo e dos pneus, temperatura do fluido de transmissão, visor de força G (lateral ou em 360 graus), horímetro do motor e cronômetro, inclusive com a possibilidade de medir o tempo de aceleração. As funções citadas são selecionadas pelos botões no raio direito do volante, revestido de couro e com aquecimento e ajuste manual em altura e profundidade.


Entre os equipamentos de série, estão: ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos (com duas memórias para o motorista e uma posição extra para facilitar a saída do veículo), além de 3 níveis de aquecimento e de resfriamento (com opção da temperatura dos bancos ser associada à temperatura selecionada no ar-condicionado), teto solar elétrico e som Bose com 3 "twiddlers", 4 woofers, 2 alto-falantes e amplificador. Para evitar distrações, é possível projetar informações relevantes no para-brisa através do Head-Up Display, como velocímetro instantâneo, bússola, fonte de áudio e música, conta-giros e mostrador de força G.


No console dianteiro, o Camaro conta com o seletor de modos de condução (Passeio, Esporte, Circuito e Neve/Gelo), além do botão que desativa/ativa o controle de estabilidade e ainda o acionamento do freio de estacionamento elétrico.


A chave, presencial e idêntica a de outros modelos da Chevrolet com a mesma funcionalidade, conta com a opção da partida remota do motor para acionar o ar-condicionado à distância, em complemento ao botão de partida interno.


O motor 6.2 V8 LT1 aspirado com injeção direta de combustível conta com o recurso de desativação de cilindros caso o pedal do acelerador não seja tão demandado, fazendo com que o propulsor funcione com apenas 4 cilindros. O rendimento do motor, conhecido pelo código LT1, é de 461 cavalos a 6000 rpm e 62,9 kgfm de torque a 4000 rpm.


Já a tração é traseira e o câmbio é automático de 10 marchas, com aletas junto ao volante e trilho dedicado na alavanca para trocas sequenciais de marcha. Junto com esta transmissão veio a função de controle de largada, para otimização das arrancadas. O pé esquerdo do condutor no freio segura o carro, e o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para acelerar com tudo em linha reta. Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Para ser habilitada, uma sequência de comandos precisam ser acionados por segurança, como permanecer com o volante centralizado.


O Camaro SS acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 290 km/h, ótimos números para um muscle car que registra 1684 quilos na balança.


Em termos de segurança, o Camaro traz alerta de movimentação traseira, monitoramento de veículos em pontos cegos com sensor de aproximação repentina, oito airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro), controles de tração e estabilidade, freios a disco com pinças Brembo, entre outros itens.

Vem conferir a Galeria de Fotos do Chevrolet Camaro SS 2018/2019!



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