Dacia apresenta Jogger, sucessora da Logan MCV

O Grupo Renault apresenta na Europa a Dacia Jogger, sucessora da perua Logan MCV. O novo modelo, que terá pré-venda iniciada no continente europeu a partir de novembro (com entregas previstas para o primeiro quadrimestre de 2022), terá opções de 5 e 7 lugares - a station wagon MCV levava no máximo cinco pessoas. 

A Jogger chega com duas opções de motorização. As versões TCe 110 se utilizam de um motor 1.0 de três cilindros turbinado e com injeção direta de combustível, que rende 110 horsepower e 20,4 kgfm de torque a 2900 rpm. Também estará disponível a opção TCe 100 Bi-Fuel, com possibilidade de se utilizar gasolina (em um tanque de 50 litros) ou gás liquefeito de petróleo (com tanque de 40 litros). Com estas capacidades, a perua tem autonomia de 999 quilômetros. E a Dacia anuncia que, em 2023, a Jogger será o primeiro modelo da marca a ter o conjunto motriz híbrido, composto por um motor 1.6 a gasolina, dois motores elétricos e um câmbio automático, combinadores com uma bateria de 1.2 kWh/230V.

Baseada sobre a plataforma modular CMF-B que também está nos novos Sandero, Stepway e Logan/Taliant, a Jogger possui 4,55 metros de comprimento por 1,78 m de largura e 1,63 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,90 metros e a altura em relação ao solo é de 20 centímetros. Para o lançamento, a Dacia disponibilizará a série limitada Extreme, com visual aventureiro. Disponível em cinco cores (Pearl Black, Slate Grey, Moonstone Grey, Glacier White e Terracotta Brown), ela traz diversos detalhes em preto, como racks de teto, capas dos retrovisores, antena (do tipo barbatana de tubarão) e rodas de liga leve. Além disso, a Jogger Extreme traz skid-plates prateados nos para-choques, faixas nas portas e logos Extreme.

O interior da Jogger acompanha as evoluções pelas quais passou a nova geração do Dacia Sandero. A parte central superior do painel pode receber três modelos de sistema multimídia: Media Control, Media Display e Media Nav. O Media Control traz um dock para acomodação do smartphone, e, através de um app gratuito, é possível ter acesso facilitado a variadas funções, inclusive com reprodução do áudio do celular pelos alto-falantes do carro. Há também Bluetooth e entrada USB. O Media Display traz tela sensível ao toque de 8 polegadas e espelhamento de tela de smartphone com cabo através do Android Auto e Apple CarPlay, além do menu Car, com acesso a funções do veículo. Por fim, o Media Nav incorpora GPS, espelhamento de smartphones sem fio, 6 alto-falantes e duas entradas USB.

Com os sete lugares em uso, o porta-malas conta com a capacidade de 213 litros, que é ampliada para 712 litros com o rebatimento da terceira fileira de bancos (considerando o volume até os encostos de cabeça. Por fim, rebatendo-se a segunda e a terceira fileira de bancos, o volume total é 1819 litros.


Comentários