Honda apresenta New City ao Brasil nas carrocerias Sedan e Hatch


A Honda finalmente apresenta ao Brasil a nova geração do City, que passa a ter duas opções de carroceria: Sedan e Hatchback. É a terceira geração do City com carroceria três-volumes desde sua chegada ao nosso mercado, em meados de 2009, e a primeira vez em que o modelo conta com uma variante de carroceria hatchback com quatro portas. Apesar de estarem sendo revelados agora, o City Sedan entra em fase de pré-venda a partir de 23 de novembro, e as vendas regulares, junto com a chegada dos primeiros exemplares às concessionárias, ficou para janeiro de 2022. Já o City Hatchback só terá seus preços revelados em janeiro (época em que inicia sua pré-venda), e sua comercialização regular está programada para março de 2022.

O City Sedan será comercializado no Brasil em três versões: EX, EXL e Touring. Já o Hatchback terá apenas as versões EXL e Touring. A dupla possui vincos bem definidos ao longo da carroceria e, na versão Touring de ambos, os faróis possuem luzes de seta, fachos baixo e alto, luzes diurnas e faróis de neblina em LED. As demais versões contam com luzes de condução diurna de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.


As rodas são de liga leve, com 16 polegadas e calçadas com pneus 185/55 em todas as versões. Elas mesclam faces diamantadas e pintura interna na cor preta.


Os retrovisores externos, antes eram fixados próximos à base da coluna A, passaram a ter base nas portas, visando melhorar o campo de visão. Eles também contam com luzes de seta embutidas e rebatimento elétrico (automático a partir da versão EXL).


O City sedã está 5,3 centímetros mais largo, 9,4 cm mais comprido e 8 milímetros mais baixo. Ele passa a ter 4,55 metros de comprimento, 1,48 m de altura e 1,75 metro de altura. A distância entre-eixos permaneceu em 2,60 metros. O hatch, que aproveita exatamente a mesma distância entre os eixos do sedã, possui 4,34 m de comprimento, 1,50 m de altura e 1,75 m de largura. O sedã mantém um dos maiores porta-malas do segmento, com 519 litros, enquanto o hatch está um pouco abaixo da média do segmento e leva 268 litros no compartimento de bagagem.


Para ampliar o espaço interno, os bancos dianteiros têm encostos para as costas mais finos e correm em trilhos mais espaçados entre si. O City Hatchback, visando conquistar o público órfão do Fit, conta com a modularidade de bancos batizada pela Honda de Magic Seat, com quatro posicionamentos dos bancos (Utility, Long, Tall e Refresh), que permite acomodar objetos de diferentes dimensões dentro da cabine. No modo Utility, com o rebatimento do banco traseiro por inteiro, o volume disponível é de 1168 litros, superando os 1045 litros disponíveis no Fit na mesma condição.


O interior do City passa a trazer bancos com melhores suportes corporais, que minimizam a necessidade de esforçar o corpo para a retomada de um posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.


No City sedã, a versão EX vem de fábrica com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), acendimento automático dos faróis, chave presencial com destravamento do veículo por aproximação, botão interno para partida do motor, ar-condicionado digital com saídas de ar traseiras (no EX ele não possui modo automático de funcionamento, disponível a partir da versão EXL), freios ABS com EBD e auxiliar de frenagem de pânico, controles de tração e estabilidade, sinalização luminosa de frenagem de emergência, assistente de partida em aclives, alerta do não-uso dos cintos dianteiros e traseiros, alerta de pressão baixa dos pneus, fixações para cadeirinhas infantis, cintos dianteiros com pré-tensionadores, vidros elétricos com função um-toque para cima e recurso anti-esmagamento, desligamento dos faróis após 15 segundos, banco traseiro bipartido, porta-revista atrás do encosto do passageiro dianteiro, tapetes em carpete, travas elétricas com travamento do veículo em movimento, alavanca de seta que, ao ser acionada levemente, acende o pisca 3 vezes; volante ajustável manualmente em altura e profundidade, bancos em tecido, controlador de velocidade de cruzeiro, central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas com comandos de voz e entrada USB, espelhamento de tela de smartphone sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, som com 4 alto-falantes (de 20 Watts cada), controles de som no volante e câmera de ré com linhas de guia e três modos de visualização.


A partir da versão EXL, estão disponíveis também: sensores de estacionamento traseiros, LaneWatch (câmera na base do retrovisor externo direito, que visa reduzir os pontos cegos), volante, alavanca de câmbio e bancos revestidos em couro preto, quadro de instrumentos com tela digital colorida de 7 polegadas, limpadores de para-brisa com função intermitente conforme a velocidade, porta-revistas atrás dos dois bancos dianteiros, ar-condicionado com modo de funcionamento automático, 8 alto-falantes e função de travamento das portas pela aproximação da chave. 


A versão Touring conta ainda com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor interno fotocrômico, couro na cor preta ou cinza claro (a depender da tonalidade da carroceria), faróis Full LED, partida remota através de comando na chave à distância, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e veículos, assistente de permanência na faixa de rodagem com mitigação de evasão da pista e faróis altos automáticos.


No City Hatchback, a versão EXL conta com bancos de posicionamento modulável (Magic Seat), botão de partida do motor, travamento e destravamento das portas por aproximação da chave, ar-condicionado digital e automático, central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas e espelhamento de tela de smartphones sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré com 3 modos de visão e linhas de guia dinâmicas, sensores de estacionamento traseiros, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), bancos revestidos em couro preto e quadro de instrumentos com tela digital colorida de 7 polegadas configurável. 


A versão Touring traz ainda sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, LaneWatch (câmera embutida no retrovisor direito que transmite imagens do entorno na região, minimizando os pontos cegos), faróis Full LED, partida remota por comando na chave, saídas traseiras de ar-condicionado, som com 8 alto-falantes, duas tomadas de 12 Volts, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e veículos, assistente de permanência na faixa de rodagem com mitigação de evasão da pista e faróis altos automáticos.


Em todas as versões dos City Sedan e Hatchback, o motor é o 1.5 16v Flex quatro-cilindros aspirado DI DOHC i-VTEC, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote. Seu rendimento é de 126 cavalos a 6200 rpm, tanto com etanol como com gasolina, e o torque é de de 15,5 kgfm com gasolina ou 15,8 kgfm com etanol, sempre a 4600 rpm. O câmbio automático CVT, de relação continuamente variável, equipa todas as versões e continua com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante. 


Esta transmissão agora conta com o Step-shift (com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança de marcha) e o EDDB (Early Down-shift During Braking), que atua em situações de descida. Ao notar que o motorista está pisando no freio para conter o ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume automaticamente uma relação que resulta em maior aplicação de freio-motor. 


De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o City sedã tem consumo na cidade de 9,2 km/l de etanol e 13,1 km/l de gasolina, enquanto na estrada as médias são de 10,5 km/l de etanol e 15,2 km/l com gasolina. O City Hatchback registra, em percurso urbano, 9,1 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina, e, no percurso rodoviário, 10,5 km/l com etanol e 14,8 km/l com gasolina. 


No conjunto de suspensão, o City passa a ter amortecedores com stop hidráulico, que conta com uma câmara de desaceleração da haste do amortecedor, que evita o som de pancada seca, quando o carro passa por um buraco. Além disso, a plataforma do modelo conta com maior aplicação de aço de alta resistência. No sedã, ela é cerca de 4,3 kg mais leve do que a geração anterior e tem maior rigidez torcional, atingindo até 20,4% na parte frontal. Já o hatchback tem o índice de rigidez frontal 6% maior do que no sedã. Além disso, esta é a primeira geração do City a receber aplicação de espuma expansiva de poliuretano nas extremidades inferiores das colunas A e B. Outra medida antirruído e vibração é a aplicação de material fonoabsorvente com espessura variável na parte inferior do cofre do motor.


O City sedã terá seis opções de cores para a carroceria: Branco Tafetá (pintura sólida); Azul Cósmico, Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas); e Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas). Exclusivamente na versão Touring, nas cores Branco Topázio, Cinza Barium e Azul Cósmico, o interior será de couro claro. Para as demais cores, os revestimentos são pretos.


O City Hatchback conta com oito cores externas, oferecendo mais duas cores perolizadas: Vermelho Mercúrio e Cinza Grafeno (esta última será aplicada pela primeira vez no Brasil). Para todas as cores de carroceria do hatchback, o interior será sempre preto.


Os preços do City sedã, válidos para todo o Brasil com exceção de Manaus e do Estado de São Paulo, são:
- EX: R$ 108.300
- EXL: R$ 114.700
- Touring: R$ 123.100


Os preços do City hatchback serão divulgados apenas em janeiro, quando se iniciará a etapa de pré-venda do modelo.

A garantia para a linha City é de 3 anos, sem limite de quilometragem.


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