Citroën Aircross Concept é apresentado em Xangai


Homônimo da versão aventureira do C3 Picasso vendida no Brasil, o Citroën Aircross Concept será apresentado no Salão de Xangai (China) como uma nova ideia de utilitário esportivo, aproveitando-se do sucesso alcançado pelo C4 Cactus na Europa. A China é o maior mercado mundial da montadora francesa, com 25% das vendas globais, o que naturalmente reforça a importância de apresentar este conceito em Xangai. Externamente, o Aircross incorpora os Airbumps do Cactus (nos para-choques e laterais há bolsas de ar que protegem o carro de pequenos impactos externos) e se distingue pelas enormes rodas aro 22'' com pneus 275/42, lanternas com iluminação tridimensional, portas que se abrem em sentidos opostos (sem a coluna central entre elas) e uma larga moldura prateada do vidro traseiro.



Internamente, o Aircross se destaca pelas duas telas de 12 polegadas e alta definição (sendo que o monitor do passageiro é deslizante, podendo ficar de frente para ele ou no centro do painel), teto panorâmico que se estende à parte traseira, combinação das cores laranja e branco nos quatro largos bancos individuais, uso de tiras de tecido no lugar das maçanetas internas e webcams espalhadas pela carroceria, que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

 

O conceito da Citroën adota o motor 1.6 THP movido a gasolina (que nele rende 218 cavalos e torque de 28 kgfm) aliado ao conjunto de baterias de íons-lítio, que fornece o equivalente a mais 95 cv/20,4 kgfm e garante autonomia de até 50 quilômetros sem gastar combustível. Resultado: desempenho impressionante (a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,5 segundos) e consumo médio de surpreendentes 70,6 km/l, com emissão de dióxido de carbono restrita a 39 gramas por quilômetro rodado.


Comentários