Peugeot 308 R HYbrid esbanja potência


A Peugeot radicaliza com o conceito 308 R Hybrid, baseado no aclamado hatchback médio (eleito o Carro do Ano na Europa, em 2014). As linhas são agressivas, com para-choques de aberturas maiores, grade que lembra as bandeiras quadriculadas, aberturas laterais no capô, rodas aro 19'' com pneus 235/35 (que foram alargados em 8 centímetros, em relação ao 308 de passeio), aerofólio com parte central vazada e a mesma combinação de cores azul/preto do conceito Quartz (que divide opiniões).


Seu motor é o conhecido 1.6 THP de quatro cilindros e injeção direta de combusível, recalibrado para gerar 270 cavalos e dotado do sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas. Ligado ao câmbio de seis marchas, está um dos motores elétricos, que fornece 85 kW (há ainda outro motor elétrico conectado ao eixo traseiro, de mesma potência). Ao todo, o conjunto fornece 500 horsepower e 74,4 kgfm de torque, uma força expressiva para um hatch médio - capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 4 segundos cravados e ir de 0 a 1000 metros em 22 segundos.

É possível selecionar quatro modos de condução: o Hot Lap libera toda a potência, o Track limita a força a 400 HP (com o motor elétrico acoplado ao câmbio atuando como boost), o modo Road desativa este motor elétrico frontal e atua com 300 horsepower, e o modo ZEV utiliza o motor elétrico traseiro, com o dianteiro entrando em ação conforme a pressão do pé no acelerador. A relação peso/potência é de 3,1 quilos/HP.


Comentários