Volkswagen apresenta a T6, herdeira da Kombi


Não foram poucos os brasileiros que ficaram saudosos da Volkswagen Kombi quando seu fim de linha foi decretado no final de 2013, com direito a uma série de despedida tão graciosa quanto cara, a Last Edition. Até hoje, nenhum utilitário combina tanta capacidade de carga coberta - ou espaço para nove pessoas - na faixa dos R$ 50 mil. Mas a versatilidade tinha um custo: um projeto praticamente igual à T2 dos anos 1970, sem concessão para confortos (nunca teve opção de ar-condicionado, sequer de direção hidráulica) nem itens de segurança (a engenharia não obteve êxito em adaptar airbags frontais e freios antitravamento na "Velha Senhora"). Enquanto no Brasil ela parou no tempo, na Europa ela evoluiu (O.K., no fim dos anos 1990, tivemos as T4 importadas, comercializadas como Caravelle e Eurovan), e é apresentada agora a T6 [não confundir com este T6], em quatro opções, que exploram as diversas facetas das multivans.


Em comum com a pioneira, a T6 tem apenas o esquema de cores "saia-e-blusa", um charme dos anos 1950 e 1960. O design tem similaridades com a nova Caddy e adota linhas retas, como é praxe nos atuais Volkswagen. Para marcar o lançamento, será oferecida a série especial "Generation Six" (acima), baseada na versão Multivan Comfortline, com mais itens: vidros laterais traseiros escurecidos, faróis e lanternas com iluminação em LEDs, rodas aro 18'' "Disc", quatro combinações de pintura em duas tons (sendo a cor superior sempre branca), bancos aquecíveis revestidos em Alcantara com duas tonalidades, e equipamentos como sensores de estacionamento na frente e atrás, retrovisores rebatíveis eletricamente, ar-condicionado Climatronic, ACC (controlador de velocidade adaptativo, que mantém a distância do veículo à frente) e o sistema Composition Media.


A Caravelle tem oito assentos e semelhanças internas com o Golf VII: volante, quadro de instrumentos, central multimídia e comandos do ar-condicionado lembram o hatchback que, ainda este ano, será fabricado no Brasil. A gama de motores da T6, todos movidos a diesel e com 1968 cm³ ("EA288 Nutz"), entrega 84, 102, 150 ou 204 cavalos de potência, trazendo o recurso Start/Stop de série (para poupar combustível, o motor é desligado em paradas, religando assim que é acelerado) e atendem às normas de emissão Euro-5 e Euro-6. Em relação ao VW T5, lançado em 2003 e que somou 2 milhões de unidades produzidas, a economia de combustível chega a 15%.


A Multivan é uma versão mais luxuosa, reconhecível externamente pelos filetes cromados na grade do para-choque e na tampa traseira, faróis na parte inferior do para-choque, rodas maiores e portas corrediças nas duas laterais. Apesar de levar 7 pessoas, oferece a possibilidade dos bancos centrais ficarem de frente para os assentos da terceira fileira, o que estimula a conversa "olho no olho". Seu acabamento adota molduras em preto-brilhante e revestimentos em couro; na versão Business, vem de série o Front Assist, que, por meio de radar, identifica obstáculos à frente criticamente próximos e avisa o condutor de forma audível e visual, além de pulsar o pedal do freio - e nas versões dotadas do ACC (Adaptative Cruise Control) e câmbio DSG, o Multivan é capaz de frear sozinho em iminência de colisão, a até 30 km/h. Há ainda recursos como o Light Assist (acendimento dinâmico dos faróis), Driver Alert System (monitor de atenção do motorista, que recomenda paradas ao demonstrar sinais de cansaço), desembaçador dianteiro e tração integral 4MOTION com Hill Descent Assist (controle da velocidade em descidas).


A Transporter Kasten é a versão furgão, que traz porta traseira bipartida, facilitando o acesso às cargas em comparação com a tampa inteiriça das outras versões. Trata-se da versão mais em conta, que na Alemanha será vendida por 23 035 euros, na versão 2.0 TDI de 84 cv. Esta versão traz o "Automatic Post-Collision Braking", recurso que freia automaticamente em caso de colisão, evitando acidentes subsequentes.


E para reforçar a ligação com o passado, há a versão Transporter Kombi, uma versão simplificada para o transporte de passageiros. Mais antenada, a T6 traz opções de central multimídia Composition Media, Discover Media e Discover Media Plus, com Bluetooth, entradas USB e para cartões SD, CD Player e GPS com serviços Car-Net's Guide & Inform.

Comentários

  1. E NO BRASIL? QUANDO? E O PREÇO, COM CERTEZA UMA FACADA... COMO SEMPRE E GARANTO QUE NÃO SERÁ COMO DA EUROPA...

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