Audi RS3 Sedan: 400 HP que não estão pra brincadeiras (ou estão?)


É normal que nunca haja contentamento em aprimorar automóveis, e isto também vale para versões esportivas. O Audi S3 Sedan, mesmo tendo cavalaria significativamente menor em relação ao Mercedes-Benz CLA 45 AMG (286 contra 360/381 cavalos), se bastava de um conjunto bem equilibrado para rivalizar com o sedan alemão. Agora no Salão de Paris, a Audi resolveu apresentar uma versão ainda mais potente, o RS3 Sedan (antes, só o Sportback recebia a honra de utilizar a sigla da divisão mais furiosa da marca).


O motor 2.5 TFSI de cinco cilindros é basicamente o mesmo do S3, porém com peças mais leves e recalibrado para render 400 horsepower e torque de 48,9 kgfm entre 1700 e 5850 rpm. Desta forma, o RS3 Sedan acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge os 250 km/h limitados eletronicamente (opcionalmente, é possível subir a barreira eletrônica para 280 km/h). Tudo isso com o clássico som do 5-cilindros, que pode ser alterado pelo seletor de modos de condução Audi drive select.


Para sleeper, o RS3 Sedan não serve, mas os detalhes esportivos são muito bem-integrados à carroceria, que recentemente recebeu face-lift: suspensão 2,5 centímetros mais baixa, spoiler fixo na tampa do porta-malas, discos de freios dianteiros com 370 milímetros de diâmetro (opcionalmente há freios de carbono-cerâmica, como no R8), rodas de 19 polegadas com pneus 235/35 (255/30 opcionais), para-choques mais aerodinâmicos e componentes com fibra de carbono aparente.


O interior, além da decoração RS (que inclui detalhes vermelhos nos bancos, cintos de segurança, costuras do volante e alavanca de câmbio, além das saídas de ar), traz a tela de instrumentos Virtual Cockpit, de 12,3 polegadas e associada às informações da central multimídia MMI com tela eletricamente retrátil de 7 polegadas, que traz espelhamento de tela de smartphones compatíveis com Android Auto e e Apple CarPlay, hotspot Wi-Fi, carregador indutivo de bateria de celular, mapas do Google com pontos de interesse e, opcionalmente, som Bang & Olufsen, com 14 alto-falantes e 705 Watts. Inicialmente, o RS3 Sedan será vendido na China e nos Estados Unidos, a partir do início de 2017.


Comentários