Audi R8 V10 plus, em nova geração, será destaque no Salão de SP


A Audi aguardou o Salão do Automóvel de São Paulo para trazer a nova geração de seu porta-estandarte para o Brasil: o Audi R8 V10 plus Coupé, que preserva a essência da primeira geração (um superesportivo de dois lugares, com motor em posição central-traseira). Agora, o motor 5.2 FSI desenvolve 610 cavalos, força que o leva de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. O fôlego continua até atingir a velocidade máxima de 330 km/h.


Este propulsor está aliado ao câmbio S tronic de sete marchas e à tração integral quattro, com distribuição de torque entre as rodas que se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.



O R8 V10 plus tem peso em ordem de marcha de 1580 quilos - portanto, 50 kg mais leve que seu antecessor. Sua estrutura Audi SpaceFrame (ASF) é feita com diversos materiais, entre eles alumínio e polímeros de fibra de carbono, possibilitando um aumento na rigidez torcional de 40%.


Com 4,42 metros de comprimento, 1,24 m de altura e distância entre-eixos de 2,65 metros, suas dimensões mudaram muito pouco em relação à geração anterior. A largura tem agora 1,94 metro (sem retrovisores), 4 cm a mais que no antecessor. O design é uma evolução do R8 anterior, mas sem radicalizar. Um dos diferenciais está nos faróis a laser, que iluminam duas vezes mais que faróis de LEDs comuns. Cada módulo contém quatro diodos de laser de alta potência, com um diâmetro de 300 micrômetros. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca, justada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5500 Kelvin. Além disso, os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro. O ponto de laser é ativado a partir de 60 km/h para complementar a atuação dos fachos altos de LEDs. Uma câmera com sensores detecta outros motoristas e ajusta os padrões de iluminação para não ofuscá-los.


O interior segue a proposta dos cockpits de modelos de corrida, com instrumentos voltados ao motorista. O Virtual Cockpit substitui o painel de instrumentos analógico e o monitor do sistema multimídia MMI, podendo ser acessado nos modos de visualização clássico ou dinâmico. Entre os recursos multimídia, estão GPS, touchpad, Bluetooth, integração com smartphones e o sistema de som Bang & Olufsen.


Entre os itens de série, estão: ar-condicionado automático, bancos elétricos com ajuste pneumático, aquecíveis e revestimento em couro Napa fina com costuras prateadas, retrovisor interno com função anti-ofuscante automática, volante com base plana, chave presencial com partida por botão, pedaleiras e descansa-pé de alumínio, detalhes em fibra de carbono nas aletas laterais, soleiras das portas, capas dos retrovisores de carbono e detalhes internos; Start-Stop (desligamento do motor em paradas de trânsito para economizar combustível), retrovisores eletricamente rebatíveis, aquecíveis e com função anti-ofuscante, além de rodas de 20 polegadas com pneus 245/30.


No quesito segurança, o R8 é equipado com airbags frontais, laterais e de cortina, alarme, cintos de segurança com sensores de afivelamento, assistente para luz alta, controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, freios de cerâmica na dianteira e na traseira, rodas com parafusos antifurto, monitoramento de pressão dos pneus e o Audi magnetic ride, que ajusta a rigidez da suspensão por meio de campos magnéticos. A lista de opcionais inclui bancos tipo concha e costuras contrastantes dos bancos.


Durante o Salão do Automóvel, a Audi vai exibir uma unidade customizada, o R8 Coupé V10 plus exclusive, com pintura cinza Nardo, aletas laterais na cor amarela Vegas, interior cinza com costuras amarelas contrastantes nos bancos, teto, tapetes e volante, além da parte traseira dos bancos também amarela e das rodas pintadas de preto.


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