Audi A4 Avant chega em nova geração ao Brasil


Prometida desde o lançamento do A4 Sedan em abril, finalmente chega ao País a Audi A4 Avant, que será comercializada na versão única Ambiente, com o motor 2.0 TFSI ultra de 190 cavalos. A station wagon, que será uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo entre os dias 10 e 20 de novembro, começa a chegar às concessionárias da marca no Brasil, ao preço de R$ 187.990.


A Avant é a mais recente representante de uma linhagem que iniciou com a perua 80, há mais de 20 anos, e que conta com quatro gerações da A4. Nesta geração, o modelo tem 4,73 metros de comprimento, 1,43 m de altura, 1,84 m de largura e distância entre-eixos de 2,82 m. O porta-malas leva 505 litros (15 L a mais que a geração anterior) e a capacidade máxima é de 1510 litros com o banco traseiro rebatido. Os encostos são divididos na proporção 40:20:40 e podem ser dobrados por meio de uma alavanca na lateral do compartimento de bagagens. Outro destaque é que a tampa abre e fecha eletricamente.


O design segue as feições de seu irmão sedan, com formas mais angulosas nos faróis e lanternas, grade dianteira e entradas de ar laterais na cor cinza fosca com apliques de alumínio, difusor traseiro com barra cromada, frisos cromados em torno das janelas laterais, retrovisores montados nas portas dianteiras e rodas de liga leve de 18 polegadas de série. As dimensões do A4 Avant aumentaram, mas seu peso foi significativamente reduzido – em até 120 quilos, dependendo da versão e motorização. 


A parte frontal do painel apresenta diversas saídas de ar e uma grande superfície de material macio ao toque. As cores e o acabamento foram aprimorados, bem como o nível de ruído interno foi reduzido. O Audi Cockpit Virtual, quadro de instrumentos digital com 12,3 polegadas, mostra as informações mais importantes: conta-giros e velocímetro podem diminuir, abrindo espaço para mapas de GPS.


O Cockpit Virtual se combina as funções da central MMI, que exibe GPS e possui interface para smartphones (iOS e Android), além da conexão Bluetooth para chamadas telefônicas e streaming de áudio. Como opcionais, estão disponíveis o sistema Bang & Olufsen com efeito tridimensional de 755 Watts de potência e 19 alto-falantes, além do Head-up Display (projeção da velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista).


O motor 2.0 TFSI ultra, com 1984 cm³ de cilindrada, conta com coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, sistema de levantamento de válvulas, válvula de alívio elétrica do turbocompressor e injeção direta e indireta de combustível. Com isso, o propulsor entrega 190 cavalos e torque de 32,6 kgfm entre 1450 e 4200 rpm. A Avant acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega à velocidade máxima de 238 km/h.


No A4 Avant, o câmbio é o automatizado S tronic de sete marchas, com dupla embreagem e função roda-livre. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira. Seu tanque de combustível tem capacidade de 54 litros.


A suspensão conta com eixos de cinco braços e a direção é eletromecânica. O motorista pode escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é item de série, bem como ar-condicionado automático, sistema start-stop (desliga o motor em paradas de trânsito para poupar combustível), retrovisores eletricamente rebatíveis, sensor de ré, sistema MMI com GPS, Bluetooth e integração com smartphones, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista, limpador de faróis e bancos de couro.


Opcionalmente, a perua pode contar com teto solar panorâmico e kit S Line (nas imagens), além dos pacotes Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side Assist e a câmera de ré. Já o segundo reúne o Head-up Display e o equipamento de som Bang & Olufsen com 19 alto-falantes.


Comentários