Logan e Sandero 2017 ganham novidades em Paris; Duster recebe câmbio EDC


A Dacia, subsidiária da Renault na Europa, apresenta de forma completa as novidades pelas quais passaram Sandero, Logan, Stepway e Logan MCV, além do Duster. Na linha 2017, a gama passa por significativas atualizações. Logan e Sandero passam a compartilhar a mesma frente, que traz faróis redesenhados com assinatura em LED, grade frontal ampliada com paralelogramos cromados e para-choque com nova grade e insertos cromados ao redor dos faróis de neblina. 

Nas laterais, novos estilos de rodas são a única novidade. Já a traseira dos modelos recebe lanternas com novo estilo interno (com quatro retângulos arredondados) e para-choque levemente redesenhado.


Internamente, a linha ganha novo volante de quatro raios com comandos mais ergonômicos, saídas de ar centrais redondas e, como opcionais, assistente de partida em ladeiras e câmera de ré. O melhor para os europeus é que os preços se mantiveram os mesmos: o Sandero parte de 7.990 euros na versão SCe 75, com o novo motor 1.0 a gasolina. A linha mantém a garantia de 3 anos ou 100 000 quilômetros rodados.


Na Europa, Logan (7.790 euros) e Sandero (7.990 euros) trazem de série: airbags frontais e laterais dianteiros, freios ABS com auxiliar de frenagem de pânico, alerta sonoro e visual de cintos de segurança dianteiros não-afivelados, ar quente (sem recirculação), direção assistida, modo de condução Eco, rodas de 15 polegadas de aço com calotas Groomy, para-choques pintados, luzes de posição em LED, controles de estabilidade e tração, indicador de troca de marcha e kit de reparo de pneu (o estepe comum é opcional em todas as versões).


Na versão Ambiance (8.850 euros para o Logan, 9.050 euros para o Sandero), os modelos trazem 3 apoios de cabeça traseiros, encosto do banco traseiro bipartido (40/60), sistema de som Plug & Music com rádio, entrada USB e Bluetooth, luz no porta-malas, vidros elétricos dianteiros com função um-toque para o motorista, faróis de neblina, travas elétricas, espelho de cortesia e alça de teto para o passageiro frontal, além de banco do motorista, cinto e coluna de direção ajustáveis em altura. São opcionais: ar-condicionado manual, controlador/limitador de velocidade e o sistema multimídia Media Nav Evolution.


E o Laureate (a partir de 9.950 euros para o Logan e 10.150 euros para o Sandero) vem com ar-condicionado, computador de bordo, capas dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria, rodas de 16 polegadas "Oasis", alças de teto para os passageiros e retrovisores elétricos e aquecíveis. 

Como opcionais, há: apoio de braço para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, revestimentos em couro e Media NAV Evolution com tela touchscreen de 7 polegadas, GPS e informações sobre tráfego em tempo real. O Stepway, que parte de 12.600 euros com o motor TCe 90, possui lista de equipamentos similar, além da roupagem aventureira.


Para o Duster, a novidade é a disponibilidade do câmbio EDC automatizado como um opcional por 1.300 euros extras, na versão dCi 110 com tração dianteira. No mais, o utilitário esportivo segue sem muitas novidades, à espera de uma geração nova (possivelmente já em 2017).


Comentários