Suzuki Vitara renovado chega ao Brasil partindo de R$ 83 990



Com 28 anos de história, a quarta geração do Suzuki Vitara estreia no mercado brasileiro substituindo o modelo Grand que estava disponível no mercado desde o retorno das operações da marca japonesa no País em 2008, e trazendo uma proposta nova, com dimensões externas e motores mais compactos, sem deixar de lado a aptidão para terrenos fora-de-estrada com a tração 4x4. Serão ao todo seis versões: 4Sport 1.4 Turbo automático, 4Sport 1.4 All Grip (com tração nas 4 rodas), 4You 1.6 automático, 4You 1.6 automático All Grip, 4All 1.6 manual e 4All 1.6 automático.



O motor 1.4 Turbo rende 146 cavalos e 23,5 kgfm de torque, trazendo injeção direta de combustível e start-stop, que desliga em paradas superiores a 3 segundos para economizar combustível, religando assim que se tira o pé do freio. A relação peso-potência é de aproximados 8 quilos por cavalo. Aliado a ele está o câmbio automático de 6 marchas com paddle-shifters para trocas sequenciais. Todas as versões receberam o selo de eficiência energética do CONPET: o Vitara 4Sport tem consumo médio de 12,8 km/l (12,0 km/l na cidade e 13,67 km/l na estrada). Já as versões 4You e 4All trazem o motor 1.6 de 126 cavalos e 16,7 kgfm de torque, sendo que o 4All de entrada conta com câmbio manual de 5 marchas.



As linhas do Vitara foram modernizadas e estão mais aerodinâmicas (Cx de 0,33), mas o conjunto ficou desarmônico - para quebrar a sisudez, há 22 opções de combinações em dois tons para carroceria e teto. As linhas do capô se prolongam para os para-lamas dianteiros, os faróis trazem contorno em vermelho (que se somam aos faróis de neblina e luzes diurnas de LED), e há detalhes como barras de teto na cor prata, maçanetas na cor do veículo, retrovisores com acabamento acetinado e piscas incorporados, além das rodas Black Diamond de 17 polegadas com pneus 215/55 na versão topo-de-linha.


O interior também foi inteiramente reformulado, trazendo na versão 4Sport detalhes em vermelho nos aros das saídas redondas de ar, nas costuras dos bancos (revestidos em ultrasuede), do volante e no quadro de instrumentos, além de pedaleiras em alumínio e um charmoso relógio analógico entre os difusores centrais de ar.



Entre os equipamentos, destaque para: ar-condicionado digital e automático, sete airbags, computador de bordo de 12 funções, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, volante revestido em couro com comandos de áudio, controlador e limitador de velocidade, chave presencial com botão de partida, direção elétrica, Hill Hold (assistente de partida em ladeiras) e Hill Descent, que controla a velocidade em declives acentuados com pisos de baixa aderência, além do sistema multimídia com tela de 10 polegadas, com hotspot Wi-Fi, espelhamento da tela de celulares pela função Easy Connect (compatível com CarPlay, Android Auto e Mirror Link), 16GB de memória interna, resolução de tela de 1024 x 600 pixels, três entradas USB, equalizador gráfico de 10 bandas, cinco saídas RCA, potência de 22 Watts e permite conectar acessórios como Digital Voice Recorder, câmera frontal, TV Digital, entre outros.


O porta-malas conta com capacidade de 375 litros e traz tampas e laterais removíveis, que podem aumentar a capacidade, ou guardar objetos de diferentes tamanhos. Além disso, ganchos auxiliam na fixação das bagagens.


O seletor de tração All Grip, disponível nas versões 4You e 4Sport, traz quatro modos de condução, sendo responsável por interpretar o movimento do motorista ao volante, combinado com o escorregamento dos pneus no solo. Desta forma, modula a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Se necessário, este sistema aplica frenagem de forma individual em qualquer uma das rodas para garantir aderência e tração. O All Grip também atua em conjunto com os sistemas de motor, transmissão, controle de tração e controle de estabilidade. Confira os modos:

  • AUTO: muda automaticamente de tração dianteira para integral, de acordo com as necessidades do terreno;
  • SPORT: altera o ponto de troca das marchas e as características de torque do motor. O sistema ainda transfere torque para o eixo traseiro para proporcionar melhor desempenho em curvas.
  • SNOW/MUD: otimiza o desempenho em pisos de baixa aderência como neve, lama ou outras superfícies escorregadias. Este modo também controla a tendência ao sobre-esterço e sub-esterço.
  • LOCK (4WD): para uso off-road em piso de baixa aderência e uso de toda a força para superar pisos escorregadios e irregulares, graças ao torque constante enviado a todas as rodas (na proporção 50%/50% para cada eixo) e ao uso combinado do controle de tração.

Em termos de segurança, o Vitara conta com cintos de segurança com pré-tensionamento e limitador de força, pedais e colunas de direção colapsáveis, airbags frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista, além de freios ABS com EBD, assistente de frenagem de pânico (Brake Assist) e BOS (Brake Override System). Todas as versões trazem suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.


O novo Vitara será oferecido nas cores Azul Atlantis, Laranja Horizon, Vermelho Bright, Bege Savana, Branco Cool, Prata Silk, Cinza Galatic e Preto Cosmic. Para o teto, as opções são: Prata, Branco, Vermelho, Grafite Fosco e Preto.

Tabela de consumo (INMETRO)

Vitara 4Sport: 12,0 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada
Vitara 4Sport e 4You All Grip: 11,5 km/l cidade e 12,9 km/l estrada
Vitara 4All manual: 12,2 km/l na cidade e 13,0 km/l na estrada
Vitara 4All automático e 4You: 11,6 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada

Tabela de preços

Vitara 4All manual: R$ 83 990
Vitara 4All automático: R$ 89 990
Vitara 4You: R$ 94 990 
Vitara 4You All Grip: R$ 99 990
Vitara 4Sport: R$ 107 990
Vitara 4Sport All Grip: R$ 112 990



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