Destaques do Auto REALIDADE

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Toyota Hilux quase capota em teste de desvio a 60 km/h


A publicação sueca Teknikens Värld havia revelado em 2007 que a Toyota Hilux poderia ser muito insegura no chamado "teste do alce", que consiste em um desvio de faixa para evitar colisão com um animal, retornando à faixa de origem. Graças à perícia do piloto, a picape não tombou (foto abaixo). Agora, em 2016, a história se repete.


Foram avaliadas as picapes Volkswagen Amarok, Dodge RAM, Isuzu D-MAX (baseada em nossa S10), Ford Ranger, Nissan Navara (Frontier no Brasil) e Mitsubishi L200. Todas as picapes foram aprovadas, realizando o teste entre 64 e 68 km/h. Para simular uma situação real, todas contavam com um lastro de 830 quilos, contando 5 ocupantes e o peso na caçamba. Mas a Hilux, a apenas 60 km/h, demonstrou forte risco de capotamento, mesmo tendo capacidade de carga de 1002 quilos.



Ainda que contasse com a atuação do controle de estabilidade, a partir da segunda curva o piloto Oskar Krüger relatou uma perda de estabilidade muito forte, e quando percebeu que quase iria capotar, fez o movimento contrário com o volante para por as quatro rodas de volta ao chão.

Um dos motivos para o desempenho desastroso no teste é o conjunto de rodas de 18 polegadas com pneus 265/60, que no Brasil equipam a versão SRX topo-de-linha. O teste do alce foi refeito com outra versão que utiliza rodas de 17 polegadas e pneus 265/65. A picape inclinou menos, mas demonstrou maior insegurança em relação a suas concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).

Curta a página do Auto REALIDADE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...