Quatro motivos para verificar o histórico do carro quando optar por um usado

Audi Q5 2018: os detalhes das versões Attraction, Ambiente e Ambition



Fotos - Divulgação e Júlio Max, de Teresina (PI)

Desembarcando às concessionárias da marca no início do mês de agosto, o Audi Q5 foi apresentado à imprensa em suas três versões. A segunda geração do utilitário traz visual mais imponente, com grade Singleframe com moldura mais grossa (que, na versão topo de linha Ambition, é escurecida). Já os faróis, mais afilados, trazem tecnologia Full LED com luzes de setas dinâmica nas versões de topo. A lateral possui vincos mais definidos e sinuosos, principalmente sobre os para-lamas. As lanternas com luzes de seta dinâmicas são de série na versão Ambition. A tampa traseira envolve as colunas traseiras, como é de praxe nos utilitários da Audi. O difusor de ar no para-choque traseiro abriga as saídas de escapamento.



Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 metro de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 ficou ligeiramente maior em relação à geração anterior, mas o peso em ordem de marcha foi reduzido em aproximadamente 50 quilos, com o maior emprego de aços de alta resistência e alumínio na carroceria.


O novo Q5 também se destaca em sua categoria em termos de aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0.30 graças ao teto aerodinamicamente otimizado, reduzindo o nível de ruído a bordo.

O interior oferece espaço para cinco ocupantes, e se destaca pelo painel de linhas horizontais. O ar-condicionado de três zonas, como nos irmãos de plataforma A4 e A5, está disponível nas versões Ambiente e Ambition. O volante com comandos de som e computador de bordo, de três raios é de série para todas as versões.


O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Dependendo da posição do assento, o porta-malas varia de 550 a 610 litros, 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1550 litros. O Q5 conta com abertura e fechamento elétrico, podendo também ser aberto ao se passar o pé por baixo do pra-choque (a partir da versão Ambiente).


O Audi virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, é o quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas com duas opções de visão: clássica, com conta-giros e velocímetro em maior dimensão, ou progressiva, na qual o mapa de GPS ou listas do computador de bordo ganhem destaque.


O sistema multimídia MMI plus com GPS tem tela de 8,3 polegadas ("insensível" ao toque) e botão central rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão, bem como alguns gestos, como para dar zoom. A nova função de controle de voz também reconhece aspectos usados na linguagem coloquial.


Para se conectar à internet, deve-se inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street View, por exemplo, pode ser visualizado em todas as perspectivas, além de importar os resultados de buscas para o veículo - útil para achar pontos de interesse, como postos de combustível, restaurantes, entre outros.



O novo Q5 também incorpora o traffic jam assist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. Já o Active lane assist ajuda a manter o carro na faixa de rodagem. Alertas avisam o motorista quando a distância em relação a outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda o assistente de tráfego reverso, side assist, exit warning assist e pre sense traseiro, disponíveis no pacote Audi Side Assist.



Em todas as versões, o Q5 é equipado com o motor 2.0 TFSI a gasolina, com 1984 cm³. Traz diferenciais como coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, sistema de levantamento de válvulas, válvula de alívio elétrica do turbocompressor e injeção de combustível direta e indireta. Rende 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque entre 1600 e 4500 rpm. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h.


As três versões contam com câmbio automatizado S tronic de sete marchas, com dupla embreagem e trocas por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, que complementa o sistema Start-Stop 2.0.


Há ainda a tração integral permanente quattro com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa quando exigido.


Desde a versão de entrada Attraction, o novo Q5 traz o seletor de modos de condução Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, computador de bordo com display colorido, controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com comandos de som e computador de bordo, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold (dispensa a necessidade de "segurar" o carro no pedal do freio), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, interface para smartphone, Audi connect e GPS.


A versão Ambiente passa a trazer ar-condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros esportivos (com memória para o motorista), quadro de instrumentos virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e recurso hands free, assistente de estacionamento (Parking assist) e chave presencial com ignição por botão.



Por fim, a versão Ambition vem com pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com luzes de seta dinâmicas, assistente de farol alto, além dos frisos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de tráfego reverso e Pre sense traseiro, e Assistance Tour, com controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.


Com suspensão traseira de cinco links e nova direção eletromecânica, o Q5 conta com seis modos de condução: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition.



Os preços do Audi são de R$ 244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na Ambiente e R$ 292.990 na Ambition.


Comentários