JAC lança T40 no Brasil: partindo de R$ 56 990, seu destaque é o custo-benefício



Após alguns meses de espera, a JAC finalmente apresenta o T40 no mercado brasileiro. As primeiras unidades começam a desembarcar no início de agosto e já serão distribuídas pela rede de concessionários da marca no país. Terceira opção aventureira da JAC (juntando-se aos modelos T5 e T6), o T40 quer atrair consumidores por seu amplo pacote de equipamentos: um dos itens diferenciados é a câmera frontal, que em conjunto com o aplicativo JAC View para celular, grava vídeos com áudio de todos os percursos percorridos pelo T40, o que pode inclusive ajudar a registrar de quem foi a culpa em caso de acidente.




Com linhas traçadas no estúdio da JAC em Turim (Itália), o T40 traz alterações em relação ao chinês S2, como a inclusão de apliques cromados nos para-choques e molduras das janelas, a nova logotipia da marca e a pintura das pinças de freio na cor vermelha. Com 1,57 metro de altura e 1,75 m de largura, o modelo se propõe a levar 5 passageiros e traz porta-malas de 450 litros, maior que o de modelos de porte superior, como o Renault Captur.


Na versão Pack 2, o JAC T40 custa R$ 56 990, trazendo de série: aviso de cinto não-afivelado para os ocupantes da frente, travamento automático das portas a 15 km/h, freios ABS com EBD, BAS (assistente para frenagens de pânico) e BOS (Brake Overide System); controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em ladeiras, monitoramento da pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas de LED, luzes de conversão estática (seguem a direção de esterçamento do volante em baixas velocidades), retrovisor interno anti-ofuscante, indicador de troca de marcha, faróis com função Follow Me Home (permanecem acesos ao retirar a chave do contato), abertura interna da tampa do tanque de combustível, travas elétricas, alarme, controlador de velocidade, retrovisores e faróis com regulagem elétrica, sensor crepuscular, volante revestido em couro, banco do motorista com ajuste de altura, dois pontos de fixação ISOFIX, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55, direção com assistência elétrica e comandos de som no volante.


O modelo das fotos é o Pack 3, que por R$ 58 990 conta ainda com câmera frontal, câmera de ré e central multimídia com tela de 8 polegadas. Nesta versão, o único opcional é a pintura em dois tons, que custa R$ 1990.


O JAC T40 começou a ser idealizado em março de 2011. Uma equipe de engenheiros liderada pelo presidente da empresa no Brasil, Sergio Habib, desembarcava em Turim, na Itália, para encomendar um novo SUV para o mercado brasileiro. Batizado como projeto A30 à época, dois meses depois ficavam prontos os primeiros sketches. O primeiro protótipo em clay (argila) ficaria pronto em setembro de 2011, com análise de propostas que duraria até janeiro de 2012. Neste instante, os representantes da marca no Brasil realizaram o “congelamento do estilo” final do modelo.


Os protóripos pré-série começaram a circular por estradas chinesas em meados de 2014. Com o redirecionamento do futuro da fábrica da JAC Motors no Brasil, que alterou o plano inicialmente previsto, o modelo acabou sendo lançado antes no mercado chinês, o que ocorreu em agosto de 2015, como JAC S2. Logo depois, os testes de durabilidade foram iniciados também em território brasileiro, cumprindo o objetivo previsto pela marca de 1 milhão de quilômetros rodados no país.


O JAC T40 possui altura livre do solo de 18 centímetros. Suas suspensões são do tipo MacPherson na dianteira e de eixo de torção na traseira. Já o motor é igual ao do T5: o 1.5 VVT 16 válvulas JetFlex, com 125 cavalos e 15,5 kgfm de torque com gasolina, e 127 cv/15,7 kgfm com etanol. O câmbio é manual de 5 marchas; uma versão com transmissão automática CVT será apresentada em 2018.


Comentários