Mitsubishi celebra 100 anos de seu primeiro carro, o Model A


Em agosto de 1917, no estaleiro Kobe, da Mitsubishi Shipbuilding Co, iniciava-se a tímida produção do Model A, um carro projetado para transportar passageiros e produzido inteiramente no Japão. O motor 2.8 foi construído em ferro fundido. Tinha 4 cilindros, movido a gasolina, rendendo 35 cavalos e atingia a velocidade máxima de 97 km/h. Curiosamente, o interior foi projetado por construtores com experiência em carruagens, que utilizaram cipreste branco no acabamento.

O Model A era equipado com faróis com lâmpadas a gás e usava uma buzina de acionamento manual movida a ar. Sua estrutura era formada por painéis de aço envernizado montados em molduras de madeira. O seu interior continha materiais luxuosos para a época, como lã de fabricação inglesa.

O Model A foi produzido até 1921 e, como era de praxe na indústria japonesa, foi baseado em outro automóvel do Ocidente - no caso o Fiat Type 3. A produção foi interrompida por conta dos altos custos - tudo era feito à mão. Hoje, uma réplica repousa no Mitsubishi Auto Gallery (é o modelo das imagens), com distância entre-eixos ligeiramente encurtada e motor de 977 cm³. 

Comentários