Desembarcando às concessionárias da marca no início do mês de agosto, o Audi Q5 foi apresentado à imprensa em suas três versões. A segunda geração do utilitário traz visual mais imponente, com grade Singleframe com moldura mais grossa (que, na versão topo de linha Ambition, é escurecida). Já os faróis, mais afilados, trazem tecnologia Full LED com luzes de setas dinâmica nas versões de topo. A lateral possui vincos mais definidos e sinuosos, principalmente sobre os para-lamas. As lanternas com luzes de seta dinâmicas são de série na versão Ambition. A tampa traseira envolve as colunas traseiras, como é de praxe nos utilitários da Audi. O difusor de ar no para-choque traseiro abriga as saídas de escapamento.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUP0Ga950deMOUGnMQCaW_3uVh5brgky9TezMLFZiQkVR4vytVQ93h60SNoJJmRL8hJzEGn5cKJ20mRhtYJxupEoutKbFM0nipBR4OaP5zkiLOe0gPaMcAarR2oovPQ6C1VkKyHHtipgM/s640/Audi+Q5++%252830%2529.jpg)
Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 metro de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 ficou ligeiramente maior em relação à geração anterior, mas o peso em ordem de marcha foi reduzido em aproximadamente 50 quilos, com o maior emprego de aços de alta resistência e alumínio na carroceria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXp_lTtYGtj8osJ3xLGDu2JuFdDq0Flno7W0hJJpb8EPJOleprTFv30H82x6h39oXO-hcRkW3txMV6fNf8BH5oWUJ9QjFlqk426lhLksYPV_g_hYr1XdtGV10d2LppH5t8VRRN3nl8idA/s640/Audi+Q5++%252842%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXp_lTtYGtj8osJ3xLGDu2JuFdDq0Flno7W0hJJpb8EPJOleprTFv30H82x6h39oXO-hcRkW3txMV6fNf8BH5oWUJ9QjFlqk426lhLksYPV_g_hYr1XdtGV10d2LppH5t8VRRN3nl8idA/s640/Audi+Q5++%252842%2529.jpg)
O novo Q5 também se destaca em sua categoria em termos de aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0.30 graças ao teto aerodinamicamente otimizado, reduzindo o nível de ruído a bordo.
O interior oferece espaço para cinco ocupantes, e se destaca pelo painel de linhas horizontais. O ar-condicionado de três zonas, como nos irmãos de plataforma A4 e A5, está disponível nas versões Ambiente e Ambition. O volante com comandos de som e computador de bordo, de três raios é de série para todas as versões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiJ98c84CIOxYo2f8dBLeYBc0eOPw5tmwdOkWg2_QCZ6fkwf0Cxi68r4dzX5ZOs7zGT3MZlzV7oUNVY-gfRjbKZQKYOJqnMwANs2_TdMnutw826KPVQC1ET3pDtzAcRIAafWDsKieXqBk/s640/Audi+Q5++%252879%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiJ98c84CIOxYo2f8dBLeYBc0eOPw5tmwdOkWg2_QCZ6fkwf0Cxi68r4dzX5ZOs7zGT3MZlzV7oUNVY-gfRjbKZQKYOJqnMwANs2_TdMnutw826KPVQC1ET3pDtzAcRIAafWDsKieXqBk/s640/Audi+Q5++%252879%2529.jpg)
O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Dependendo da posição do assento, o porta-malas varia de 550 a 610 litros, 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1550 litros. O Q5 conta com abertura e fechamento elétrico, podendo também ser aberto ao se passar o pé por baixo do pra-choque (a partir da versão Ambiente).
O Audi virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, é o quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas com duas opções de visão: clássica, com conta-giros e velocímetro em maior dimensão, ou progressiva, na qual o mapa de GPS ou listas do computador de bordo ganhem destaque.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVcoE-EfJJ9rxGTCAtyzuPAqMWvWrrUgZ4JEPjDgrk4klPhWyS977gygSAPf1OvZgBSSITZFMcJ9cL69D4ikL8_PXXOJTUIM-arQvFto6dNFD_VUj78AEqkppADD2GgPx3l6egwvvmzJ4/s640/Audi+Q5++%252849%2529.jpg)
O sistema multimídia MMI plus com GPS tem tela de 8,3 polegadas ("insensível" ao toque) e botão central rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão, bem como alguns gestos, como para dar zoom. A nova função de controle de voz também reconhece aspectos usados na linguagem coloquial.
Para se conectar à internet, deve-se inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street View, por exemplo, pode ser visualizado em todas as perspectivas, além de importar os resultados de buscas para o veículo - útil para achar pontos de interesse, como postos de combustível, restaurantes, entre outros.
O novo Q5 também incorpora o traffic jam assist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. Já o Active lane assist ajuda a manter o carro na faixa de rodagem. Alertas avisam o motorista quando a distância em relação a outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda o assistente de tráfego reverso, side assist, exit warning assist e pre sense traseiro, disponíveis no pacote Audi Side Assist.
Em todas as versões, o Q5 é equipado com o motor 2.0 TFSI a gasolina, com 1984 cm³. Traz diferenciais como coletor de exaustão integrado ao cabeçote, modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, sistema de levantamento de válvulas, válvula de alívio elétrica do turbocompressor e injeção de combustível direta e indireta. Rende 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque entre 1600 e 4500 rpm. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlvK9NmWiem88IhSL-lN6RG7-vAvDV3AZUFI1dbwHtwcBCMMh3q6_E2wj92RlSnh3T5zE-eAoaRv0_tDz9jiSMHgT5hbGc8D1yl5AF1BKfvyzKEkLUC9p2lEEBAktQIdqo8zrORB5PRZM/s640/Audi+Q5++%252859%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlvK9NmWiem88IhSL-lN6RG7-vAvDV3AZUFI1dbwHtwcBCMMh3q6_E2wj92RlSnh3T5zE-eAoaRv0_tDz9jiSMHgT5hbGc8D1yl5AF1BKfvyzKEkLUC9p2lEEBAktQIdqo8zrORB5PRZM/s640/Audi+Q5++%252859%2529.jpg)
As três versões contam com câmbio automatizado S tronic de sete marchas, com dupla embreagem e trocas por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, que complementa o sistema Start-Stop 2.0.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh94LZ-HQkii-i2hkm5A90nvjUMxd7etHYwUCjIA0WWcdGRCTVCYAdWHoeN3S0fY_U0tPUuEGctVfXVa1mV8Jhll0GSEhsHHPfysS3HxeZOeIF8LhgOzOPvZvgV02QTJiZ1Q3Ol9DaQWA4/s640/35834462044_70c2c2cd2b_k.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh94LZ-HQkii-i2hkm5A90nvjUMxd7etHYwUCjIA0WWcdGRCTVCYAdWHoeN3S0fY_U0tPUuEGctVfXVa1mV8Jhll0GSEhsHHPfysS3HxeZOeIF8LhgOzOPvZvgV02QTJiZ1Q3Ol9DaQWA4/s640/35834462044_70c2c2cd2b_k.jpg)
Há ainda a tração integral permanente quattro com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa quando exigido.
Desde a versão de entrada Attraction, o novo Q5 traz o seletor de modos de condução Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste elétrico e lombar, computador de bordo com display colorido, controlador de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com comandos de som e computador de bordo, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold (dispensa a necessidade de "segurar" o carro no pedal do freio), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, interface para smartphone, Audi connect e GPS.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihDb9DNnEbY0cyD6GNU43p8j9AlOgkGUAxJUl6mgo9iOxuTUcPre9uBHjtrHd7tgfhSJ9zU2F1ZDknp7px0tsToKBHCGzIIARYs2tw_3410FqWrCr7McXJbVNFlbS6HNcQ9jDg3Vx-ql4/s640/36530556291_7a6e83a5e4_k.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihDb9DNnEbY0cyD6GNU43p8j9AlOgkGUAxJUl6mgo9iOxuTUcPre9uBHjtrHd7tgfhSJ9zU2F1ZDknp7px0tsToKBHCGzIIARYs2tw_3410FqWrCr7McXJbVNFlbS6HNcQ9jDg3Vx-ql4/s640/36530556291_7a6e83a5e4_k.jpg)
A versão Ambiente passa a trazer ar-condicionado digital de três zonas, bancos dianteiros esportivos (com memória para o motorista), quadro de instrumentos virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e recurso hands free, assistente de estacionamento (Parking assist) e chave presencial com ignição por botão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU46b3didspuIe6fbkEWOMf9wLNmpIA3QZWvEXKIRzhbT2GtD41AO2b03rS6rNUjiLZ_M1AbcUjKxmCYjJHdf7OXkEWvorrCd4CMFV3S2aozX7rZJ_Z-LpGCFCQgRPbYuVM9T-uUri1Uw/s640/36531623101_1394c0a0d2_k.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQi-slmOLKwwe8cpukzDeH3W2wRK1KplVkfqgMXnbbSB52c_4r72GF9awoFmkdV73bjmItq757ArGFBNaNBcKfge0TCoNMdW2tHod-KgvXXcIf_4AB6E9NeTkmuWn0rhgHSmGbIBK-UhE/s640/Audi+Q5++%25289%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU46b3didspuIe6fbkEWOMf9wLNmpIA3QZWvEXKIRzhbT2GtD41AO2b03rS6rNUjiLZ_M1AbcUjKxmCYjJHdf7OXkEWvorrCd4CMFV3S2aozX7rZJ_Z-LpGCFCQgRPbYuVM9T-uUri1Uw/s640/36531623101_1394c0a0d2_k.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQi-slmOLKwwe8cpukzDeH3W2wRK1KplVkfqgMXnbbSB52c_4r72GF9awoFmkdV73bjmItq757ArGFBNaNBcKfge0TCoNMdW2tHod-KgvXXcIf_4AB6E9NeTkmuWn0rhgHSmGbIBK-UhE/s640/Audi+Q5++%25289%2529.jpg)
Por fim, a versão Ambition vem com pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com luzes de seta dinâmicas, assistente de farol alto, além dos frisos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de tráfego reverso e Pre sense traseiro, e Assistance Tour, com controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnDEyKyBx6qKYLgwX_I8On17vDc3HOXK-8w8-CorqrwXS0G3Y1X4auqNBsNurHhn1adF1xEwlgwuoNQSQlX1pa3jfa0MH3LT3yvrinJJnYcz3xVY4BCaDb05d0M4Qz1A7VY-pzZSrSamM/s640/Audi+Q5++%252829%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnDEyKyBx6qKYLgwX_I8On17vDc3HOXK-8w8-CorqrwXS0G3Y1X4auqNBsNurHhn1adF1xEwlgwuoNQSQlX1pa3jfa0MH3LT3yvrinJJnYcz3xVY4BCaDb05d0M4Qz1A7VY-pzZSrSamM/s640/Audi+Q5++%252829%2529.jpg)
Com suspensão traseira de cinco links e nova direção eletromecânica, o Q5 conta com seis modos de condução: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGIEGy9vGFCVnPxa4rhmBcrzAhiyNh1vepZRwdC1nOUH4ZBeIcUceO5eV9zkzma9Ar5AAvOAw-VvJhyphenhyphenagSywZwPj9yzGOHIzz7NWTHrdmIlIv51DGUSEdwF4x-d4GjcTb8uZhTUMdFaPU/s640/Audi+Q5++%2528109%2529.jpg)
Os preços do Audi são de R$ 244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na Ambiente e R$ 292.990 na Ambition.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).