Carro do Ano Auto REALIDADE 2018: estes são os vencedores!


O Volkswagen Virtus é o campeão da principal categoria da votação Carro do Ano 2018 Auto REALIDADE. Eleito com a maior vantagem entre todos os segmentos da enquete - com expressivos 64% dos votos dos seguidores em nossos stories do Instagram - o sedã da Volks superou rivais diretos como Fiat Cronos (o vice-colocado, com 17% dos votos) e Toyota Yaris (que obteve 10% das preferências). Fabricado no Brasil, o CAOA Chery Tiggo 2 ainda conquistou 7% dos votos, e o Ford Ka reestilizado, 2%.


Montado sobre a plataforma modular MQB e disponível em versões com motor 1.6 MSI de 117 cavalos ou 1.0 TSI de 128 cv, o Virtus conta com uma série de atributos: 5 estrelas de segurança para adultos e crianças nos testes do Latin NCAP, porta-malas de 521 litros, distância entre-eixos de 2,65 metros e espaço de sobra para os ocupantes, direção elétrica precisa, rodar confortável, câmbio automático de 6 marchas e uma lista interessante de itens de série e opcionais. 


No segmento de SUVs nacionais, o Honda HR-V é o campeão de preferência entre o público que acompanha o Auto REALIDADE. Com 40% dos votos, o utilitário da marca japonesa superou o Jeep Renegade (também reestilizado em 2018, e que conquistou 29% dos votos) e o novo Citroën C4 Cactus (24%), bem como a versão Storm 4x4 do Ford EcoSport (7%).

Na reestilização da linha 2019, o Honda HR-V ficou mais cômodo de guiar no dia-a-dia, graças a melhorias onde não se vê, como no conjunto de suspensão, calibração do câmbio automático CVT e aprimoramentos no isolamento acústico. O HR-V também teve mudanças visuais, com novo estilo dos faróis, grade, para-choque, lanternas e rodas. Por dentro, os bancos dianteiros redesenhados acomodam melhor os passageiros e há itens práticos, como direção ajustável em altura e profundidade com comandos de som e cruise-control, vidros elétricos acionados por um toque e freio de estacionamento elétrico com Brake Hold, que dispensa o pé no freio em paradas. 


A Picape do Ano, na votação promovida pelo Auto REALIDADE, é a Volkswagen Amarok V6. O motor 3.0 Turbodiesel de 225 cavalos e 56,1 kgfm de torque, capaz de levar a picape de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, fez a picape literalmente arrancar na preferência dos nossos seguidores, conquistando nada menos que 58% dos votos! Em segundo lugar veio a Toyota Hilux, reestilizada para a linha 2019, com 12% da preferência do nosso público. A Nissan Frontier, que passa a ser fabricada na Argentina e ganhou itens de comodidade e segurança, conquistou 11% dos votos. Na sequência, vieram a série "all black" Midnight da Chevrolet S10 e o Fiat Toro Ranch, versão baseada na Volcano com mais acessórios de fábrica.

A Amarok V6 ainda guarda uma força extra na função overboost, que disponibiliza mais 20 cavalos e quase 4 kgfm quando o acelerador é totalmente pressionado em velocidades entre 50 e 120 km/h, por até 10 segundos. Disponível nas versões Highline e Extreme, a picape da Volkswagen vem bem equipada, trazendo sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, freios a disco nas 4 rodas, central multimídia com espelhamento de tela de smartphones e instrumentos off-road, ar-condicionado digital de 2 zonas, bancos dianteiros elétricos com ajustes lombares e câmbio automático de 8 marchas, entre muitos outros. 


O segmento SUV Premium do Ano foi o mais concorrido de 2018. E o vencedor é... o Volvo XC40! O utilitário da marca sueca conquistou o público com seu design robusto, bom acabamento interno, motor 2.0 Turbo de 190 cavalos aliado ao câmbio automático de 8 marchas e diversos auxílios de condução e segurança, inclusive o Pilot Assist, que acelera, freia e corrige a rotação do volante em estradas bem demarcadas a até 130 km/h. Traz também frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa não-sinalizada, sistema de proteção em saída de estrada, além de assentos desenvolvidos para minimizar lesões na coluna cervical.

Os demais representantes do segmento seguiram de perto o XC40 na preferência dos seguidores do Auto REALIDADE: o Jaguar E-Pace chegou a liderar a pesquisa no início da apuração, mas na contagem total obteve 24% dos votos. Empatados, estiveram os alemães Volkswagen Tiguan Allspace e BMW X2, com 21% cada. Cercado de modelos de alto nível, o Eclipse Cross obteve 1% dos votos como consolação.


Num segmento com tantas opções interessantes, a eleição do Ford Mustang GT como o Esportivo do Ano pelo público do Auto REALIDADE, com 55% dos votos totais, foi bem expressiva. Depois de anos de espera, finalmente a Ford do Brasil iniciou a importação oficial do cupê que carrega uma história como poucas no segmento automotivo. Além do visual invocado e diversos equipamentos de série, o Mustang traz um motor 5.0 V8 de 466 cavalos e torque de 56,7 kgfm. A despeito dos 1783 quilos, o pony-car surpreende no desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, segundo a marca. 

O BMW M2 Competition, reestilizado e com 410 cavalos (40 cv a mais que o modelo vendido anteriormente), foi bem e conquistou 19% dos votos. Na sequência, vieram Audi RS3, de 400 cavalos (12%), Volkswagen Golf GTI, 230 cv (8%) e Honda Civic Si Coupé, de 208 cv (6%), sendo este último a única opção entre os finalistas dotado de câmbio manual.

Sobre a eleição Carro do Ano 2018 - Auto REALIDADE

Em consonância com as atuais formas de interação com os internautas, em 2018 o Auto REALIDADE realizou uma enquete através de postagens nos Stories em seu perfil do Instagram para que os seguidores da página escolhessem, em cada uma das categorias, seu lançamento preferido do ano. A votação esteve aberta entre os dias 27 e 30 de dezembro de 2018. Foram definidas 5 categorias - em cada uma delas, estiveram aptos a ingressar somente os automóveis que foram lançados ou reestilizados ao longo do ano. Esta eleição reforça o compromisso do Auto REALIDADE em não aceitar influência de qualquer montadora ou concessionária para a realização dessa pesquisa junto ao seu público.

Comentários