Hyundai divulga calendário de etapas da Copa HB20 em 2019


O calendário preliminar da Copa HB20, também conhecida como HB20 Motorsport, foi anunciado esta semana pela Hyundai. Serão oito etapas, começando por Goiânia (GO) em 24 de março, e encerrando na cidade de São Paulo (SP), em 8 de dezembro. Em cada etapa serão realizadas duas corridas, o que totalizará 16 provas na temporada. A marca acredita que cada competição deverá reunir cerca de 20 carros.



O calendário prevê que a Copa HB20 passe por ainda Campo Grande (MS) em abril, Londrina (PR) em junho, Curvelo (MG) no mês de julho, Santa Cruz do Sul (RS) em agosto, e Tarumã (RS) e Curitiba (PR), ambas no mês de outubro. As datas agora seguem para validação da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA.

O investimento previsto para os pilotos, por carro inscrito, será de R$ 200 mil, mas inclui um pacote de serviços que inclui aluguel e preparação esportiva do carro, suporte de pista com mecânicos e telemetristas, um jogo de pneus, combustível e transporte.


O conjunto mecânico dos carros da Copa HB20 é baseado na versão R spec, com motor 1.6 movido a etanol aditivado, injeção ProTune PR4 e câmbio manual de seis marchas. A potência de roda é de 160 cavalos (originalmente são 128 cv), permitindo ao hatch alcançar 200 km/h. O HB20 também traz telemetria incorporada, suspensão de competição e os equipamentos de segurança homologados pela FIA/CBA.

No Brasil, como parte da estratégia da competição monomarca, a gestão da Copa HB20 será feita pela H Racing, empresa criada em parceria com o executivo Daniel Kelemen, concessionário Hyundai e presidente da associação dos concessionários da marca - ABRAHY. A H Racing terá a responsabilidade de preparar e manter os veículos de competição, assim como prestar todos os serviços dedicados aos pilotos, como a logística de transporte dos carros, o fornecimento de pneus, combustível e demais equipamentos para cada etapa.


A Hyundai contará também com a parceria da +Brasil, do empresário Carlos Col, para a organização das corridas, garantindo atrações paralelas, divulgação, transmissão de TV ao vivo e via livestreaming nas redes sociais.

A categoria tem o reconhecimento da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, que introduzirá a Copa HB20 no calendário de competições oficiais da associação em 2019. Também está incluída no “Capacete de Ouro”, premiação do automobilismo brasileiro que, há mais de 20 anos, homenageia os destaques dos principais torneios nacionais. Os competidores da Copa HB20 irão pontuar no ranking do “Capacete de Ouro” e a categoria também terá uma premiação dedicada entre seus participantes.

Calendário 2019 (Sujeito ainda à homologação da CBA)
• 1ª etapa: 24/03, em Goiânia (GO)
• 2ª etapa: 14/04, em Campo Grande (MS)
• 3ª etapa: 02/06, em Londrina (PR)
• 4ª etapa: 14/07, em Curvelo (MG)
• 5ª etapa: 18/08, em Santa Cruz do Sul (RS)
• 6ª etapa: 06/10, em Tarumã (RS)
• 7ª etapa: 27/10, em Curitiba (PR)
• 8ª etapa: 08/12, em São Paulo (SP)

Comentários