Detalhes do Audi TT RS, a versão mais esportiva do cupê


A terceira unidade do TT RS que chegou a Teresina (PI) já não está em nosso Estado, mas por estar exposto no showroom da concessionária Audi Center Teresina ao invés de praticamente destinado a um cliente, foi possível para o Auto REALIDADE fazer imagens do mais apimentado dos TT e analisar alguns detalhes do cupê esportivo.




Com a carroceria nesta cor preta, alguns detalhes ficam mais discretos, como as aberturas mais agressivas dos para-choques e as peças em fibra de carbono aparente (como as capas dos retrovisores), mas para os iniciados é fácil perceber que se trata do TT RS. As rodas de 19 polegadas com pneus 245/35 transparecem os grandes discos de freio de aço, com pinças vermelhas. Como nos mais recentes RS, a identificação "quattro" alusiva à tração nas quatro rodas é grafada na base do para-choque. Atrás, o destaque é o aerofólio fixo (nas outras versões ele é acionado eletronicamente e fica embutido à carroceria quando não está em uso). Os faróis são completamente de LED (diodos emissores de luz) e trazem assistente de luz alta, enquanto as lanternas adotam LEDs orgânicos.


O interior é familiar para quem já conhece o TT: as diferenças fundamentais estão no acabamento interno e em alguns recursos. O volante tem abas revestidas de Alcantara e conta com dois botões extras: o seletor de modos de condução Drive Select à esquerda e o botão da ignição do motor à direita, como no superesportivo R8. O espaço em que nos outros TT fica o botão de partida também foi aproveitado para fazer a alteração da intensidade do som do escape.



O câmbio automatizado de dupla embreagem (banhadas a óleo) e 7 marchas (S tronic) tem modo sequencial, acionado por uma posição delimitada à direita no trilho da alavanca, ou nas aletas junto ao volante. A principal vantagem do esquema da dupla embreagem é a passagem ágil de marchas. Ainda para auxiliar na tocada esportiva, a suspensão é independente nas 4 rodas (esquema McPherson na frente e multi-link atrás).



As saídas de som são assinadas pela Bang & Olufsen. Os bancos são revestidos de couro Napa Fina e possuem ajustes elétricos, inclusive regulagem lombar em 4 vias. Em termos de acabamento, destaque para o forro de teto preto em tecido e a boa área emborrachada no painel, bem como a presença de peças em fibra de carbono aparente, como o console central e os puxadores de porta.



O motor 2.5 TFSI de 5 cilindros (com 2480 cm³) possui cárter e bloco concebidos em ligas de alumínio, o que reduz seu peso em 18 quilos em relação à geração anterior deste propulsor de cinco cilindros; outras modificações fizeram, no total, o novo 2.5 ficar 26 kg mais leve que o anterior. Com 400 cavalos entre 5850 e 7000 rpm, além de torque de 48,9 kgfm entre 1700 e 5850 rpm, o TT RS Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. E ainda traz o desligamento e religamento automático do motor em paradas (Start-Stop), no intuito de gastar menos combustível.


Sem equipamentos opcionais, o TT RS vem bem completo. Traz retrovisor interno anti-ofuscante automático, retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis, ar-condicionado automático com controles integrados nas saídas de ar, chave presencial com partida por botão, rádio MMI Plus com GPS, touchpad, Bluetooth e interface para smartphone, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensor de pressão dos pneus, controlador e limitador de velocidade de cruzeiro, câmera de ré, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold (ao apertar esse botão, não há necessidade de manter o pé no freio em paradas), sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, além de sensor de afivelamento dos cintos.


Para os padrões de carros exclusivos, o TT RS (que custa R$ 424.990) tem uma paleta reduzida de cores externas. Há os tons sólidos Amarelo Vegas e Cinza Nardo, além das pinturas metálicas Branco Geleira, Preto Mito (carro das imagens) e Vermelho Catalunha, além da cor perolizada Cinza Daytona. Em compensação, é possível escolher entre três opções de acabamento dos bancos: marrom com costura marrom (carro das imagens), bancos pretos com costuras em cinza e ainda bancos pretos com costuras vermelhas. 


Como se tratava de um carro destinado à venda, não foi possível acelerá-lo - mas se serve de consolo, a cidade de Teresina irá sediar, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, o Audi Sport Experience, road show onde convidados poderão acelerar seis dos modelos que compõem a linha esportiva da marca alemã, e o TT RS está entre os modelos que poderão ser guiados. Quem acredita sempre alcança...


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