Audi Q5 Security, com blindagem nível III-A, chega por R$ 370.990


A Audi lança no Brasil o Q5 Security, primeiro utilitário da marca a ser vendido em versão blindada de fábrica. Visualmente, praticamente não há diferenças em relação ao Q5 já comercializado, mas o projeto desta nova geração do modelo já previa a acomodação da blindagem, que em seu caso é de classe III-A da ABNT NBR 15000 (é o maior grau de proteção disponível para uso civil no Brasil). O Q5 Security resiste a disparos de armas de fogo como a Magnum 357, 9 milímetros (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e até de calibre .44.


A célula de segurança do Q5 blindado incorpora toda a área de passageiros, inclusive o porta-malas, já que este pode ser acessado por uma portinhola atrás do apoio de braço traseiro. Portas, tampa do porta-malas, teto e laterais, bem como a parede corta-fogo do compartimento do motor, são feitas de aço de alta resistência. As janelas do automóvel utilizam vidros à prova de balas com multicamadas.


Para receber a blindagem, a Audi equipou o Q5 Security com o mesmo conjunto de freios do esportivo SQ5, com discos dianteiros de 350 milímetros de diâmetro. Além disso, o modelo possui o controle de estabilidade especificamente ajustado para o peso extra, não tem teto solar, utiliza chapas de aço em sua estrutura (e não mantas) e o porta-malas tem abertura motorizada e pistões reforçados.


Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1.66 m de altura, o Q5 Security mantém o motor 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque entre 1600 e 4500 rpm. O câmbio é o automatizado de dupla embreagem S tronic de sete marchas, e a tração, integral quattro. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.


A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores foi ajustada para o peso maior (em ordem de marcha, são 2295 quilos, ou 500 kg a mais do que a versão sem blindagem do Q5). As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 quilômetros a uma velocidade de até 80 km/h.  


O Q5 Security vem de fábrica com seletor de modos de condução Audi Drive Select, ar-condicionado digital automático, bancos dianteiros elétricos com ajuste lombar, quadro de instrumentos digital configurável Virtual Cockpit com tela de 12,3 polegadas, controlador de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante multifuncional, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold (dispensa manter o pé no freio em paradas), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, além de sistema multimídia MMI Plus com tela de 8,3 polegadas, botão rotativo com touchpad, interface para smartphones e GPS.


Há ainda vidros escurecidos na traseira para maior privacidade, três zonas de ar-condicionado e sistema de som 3D Bang&Olufsen. O interior oferece espaço para cinco ocupantes, sendo que o banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. O porta-malas possui 550 litros e, com o banco traseiro todo rebatido, o volume aumenta para 1550 litros.


Como opcional, o Q5 Security traz o sistema de alarme com intercomunicador e o pacote Audi Side Assist, que reúne assistente de tráfego reverso, o Exit Warning Assist (que alerta o motorista sobre risco de impacto ao abrir a porta), o Pre Sense traseiro (que, em iminência de colisão em marcha-a-ré, protege os ocupantes) e câmeras de visão em 360 graus.

O Q5 Security conta com 6 modos: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. O modelo é produzido na planta de San José Chiapa (México) e conta com garantia total da Audi. Seu preço é de R$ 370.990.

Comentários