Os detalhes do Mercedes-Benz Classe C, que chega à linha 2019


À primeira vista, é difícil identificar as mudanças pelas quais passou o Mercedes-Benz Classe C em sua linha 2019. Mas, para quem conhece o carro mais a fundo - em especial, seus proprietários - as novidades são suficientes para o sedã médio manter-se atraente no mercado brasileiro. A atualização chega ao nosso mercado cerca de 4 anos após a apresentação da atual geração, e poucos meses após a revelação da reestilização no exterior. Já estão nas concessionárias todas as versões da linha 2019. Em nossa visita à autorizada Newsedan, conferimos as versões C180 Exclusive (branco, nestas imagens), C200 EQ Boost (prata), C300 Sport (cinza) e o C180 Coupé (preto), que passou pelas mesmas novidades da versão Sedan.



Por fora, de fato as novidades são bem discretas. A partir da versão C200, o logotipo da Mercedes deixa de ser vazado: a tampa esconde parte dos sensores que auxiliam no estacionamento. Faróis e lanternas, ambos com LEDs, mantiveram o formato mas ganharam novo estilo interno. As rodas foram redesenhadas, assim como o para-choque dianteiro.


No interior, mesmo na versão básica, impressiona o cuidado com o acabamento interno do modelo, superior aos seus rivais. Materiais emborrachados estão até em lugares onde não se esperaria, como na parte de baixo das portas, nos prolongamentos que chegam ao console e na tampa do porta-luvas. O C180 também traz forro de teto em tecido e farto revestimento de veludo no porta-luvas e no porta-objetos sob o apoio de braço. 


Cada versão possui diferenças na ambientação: a versão Exclusive, por exemplo, traz detalhes que emulam madeira marrom em parte das portas e ao centro do painel, enquanto o C300 traz madeira escura. Vale ainda citar que agora há opção do tom interior cinza escuro para as versões do C 180 e C 200 EQ Boost, além do marrom para o interior do C 300 Sport. Como praticamente todo Mercedes, o Classe C mantém peculiaridades como a alavanca de câmbio junto à coluna de direção (na parte direita) e o acionamento do freio de estacionamento por alavanca à esquerda do painel.


A partir da versão C200 EQ Boost, salta aos olhos o quadro de instrumentos, que passa a ser todo digital, com tela de 12,3 polegadas e resolução de 1920 x 720 pixels. Ele pode assumir três modos de visualização: este mais tradicional com fundo azul, outro com fundo âmbar e o terceiro com instrumentação vermelha, mais esportiva. Na versão C180, a tela é igualmente colorida, mas entre os instrumentos analógicos, de 5,5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels).


O volante, redesenhado e com base achatada nas versões mais esportivas, traz comandos de computador de bordo à esquerda e atalhos para o sistema multimídia à direita. Os pequenos botões pretos interpretam em que direção os dedos se movimentam, e então vão alternando as informações. Vale mencionar que, na versão C300, o ajuste da coluna de direção é elétrico.

A chave assume novo estilo e o botão de partida do motor ganha um destaque a mais com a iluminação.


As versões C180 ajustam a altura do assento e a inclinação do encosto eletricamente, mas a distância dos bancos dianteiros é corrigida manualmente. A partir do C200, os comandos de ajustes elétricos ficam nas portas. Além da memória de posição, há inclusive ajustes elétricos do encosto de cabeça e da região lombar, que mesmo nos carros deste segmento geralmente é manual.


Para um carro que dois anos atrás não trazia câmera de ré nem sensor de estacionamento na versão de entrada, o Classe C evoluiu bastante. Além de vir com sensores dianteiros e traseiros, bem como a câmera traseira, todas as versões incorporam o auxiliar de estacionamento, que detecta uma vaga e, a partir daí, realiza todas as ações para colocar o carro dentro dela. O Classe C liga a seta para o lado que vai dobrar e controla automaticamente o freio e o acelerador - ao motorista, basta ter a atenção de intervir caso ache que o carro possa atingir algum obstáculo não detectado pelos assistentes eletrônicos. É possível inclusive escolher como se vai entrar (exemplo: de frente ou de ré) e para qual lado se vai sair.


As versões 180 mantiveram o motor 1.6 Flex turbinado e com injeção direta de combustível, com 156 cavalos a 5300 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 1200 e 4000 rpm, aliado ao recém-introduzido câmbio automático de 9 marchas, em substituição ao de 7, que visa reduzir o consumo de combustível. Segundo a marca, as versões Avantgarde e Exclusive aceleram de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e alcançam a velocidade máxima de 225 km/h.

Ambos passam a contar com o assistente de frenagem ativo, que atua para evitar colisões com obstáculos à frente.


A principal novidade está na versão C 200 EQ Boost, que adota sistema elétrico de 48 Volts (o padrão nas outras versões são 12 Volts), o que faz dele o chamado "mild hybrid". Em situações momentâneas onde se demanda mais força, o conjunto elétrico garante mais 14 cavalos e 16,3 kgfm de torque ao modelo, que traz o novo motor 1.5 Turbo a gasolina de 183 cavalos (entre 5800 e 6100 rpm) e 28,5 kgfm (de 3000 a 4000 rpm). Há ainda o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado. Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com 0 rpm do motor a combustão, tendo como auxílio somente o motor elétrico, o que economiza combustível.

Esta versão vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge 239 km/h. A bateria maior, que é instalada no porta-malas assim como nas outras versões, representou uma diminuição de 20 litros na capacidade em relação às outras opções, indo de 455 para 435 litros. Todavia, o encosto do banco traseiro é inteiriço. No lugar do estepe, um kit veda-furos garante a rodagem em caráter de urgência.

Também a partir da versão EQ Boost, o Classe C incorpora a tela do sistema multimídia de 10,25 polegadas, que não é touchscreen mas é controlável tanto por botões no raio direito do volante quanto pelos comandos ao centro do console central.

Mesmo na central multimídia Audio 20 do modelo C 180, há duas entradas USB, um leitor de cartão SD, Bluetooth e interface para smartphone, com a utilização do Waze como GPS.


Mas a versão C 300 ganhou um incremento de 13 cavalos em seu motor 2.0 Turbo, passando a render 258 cavalos entre 5800 e 6100 rpm, além de 37,7 kgfm de torque de 1800 a 4000 rpm. A versão mais potente (desconsiderando os modelos da AMG) acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e tem a velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h.

Esta versão conta com grade frontal pontilhada cromada, rodas de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto e console central com aplique em preto-brilhante.


A carroceria Coupé conta com o charme das portas sem moldura e do teto solar panorâmico. O acesso é bom para os ocupantes dianteiros e razoável para as duas pessoas que se sentam atrás. O pacote externo de grade, para-choques e rodas é semelhante ao da versão C 300 Sport.


Tabela de Preços

C 180 Avantgarde - R$ 187 900
C 180 Exclusive - R$ 188 900
C 200 EQ Boost - R$ 228 900
C 300 Sport - R$ 259 900

C 180 Exclusive



C 200 EQ Boost



C 180 Coupé 


C 300 Sport



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