Nissan anuncia expansão da quantidade de lojas que venderão o Leaf no Brasil

A Nissan realizou na tarde desta segunda-feira (19/07) um evento virtual para anunciar a segunda fase de sua eletrificação no Brasil. A primeira fase ocorreu em julho de 2019, quando o Leaf começou a ser comercializado em alguns pontos do Brasil (em 7 concessionárias do Brasil em Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo, em duas lojas). Agora, a Nissan pretende ampliar a rede de concessionárias preparadas para vender o Leaf, ajudar a desmistificar o carro elétrico em nosso País e contribuir com a infraestrutura de recarga. A meta é ambiciosa: a Nissan quer vender a mesma quantidade de unidades do Leaf no ano-fiscal 2021 do que a soma de todos os seus rivais elétricos no ano de 2020 - em torno de 500 carros. 

Até setembro, o Nissan Leaf passará a ser vendido em 44 concessionárias no Brasil. A rede de autorizadas começa a ser preparada agora para prestar o atendimento completo, com vendas e serviços de oficina, ou atuação como ponto de vendas. Em setembro, todas as lojas terão completado os treinamentos específicos para atender aos clientes de carros elétricos, recebendo também as adaptações necessárias em suas infraestruturas, bem como ferramentas e equipamentos, para garantir a manutenção necessária para veículos elétricos. A marca também planeja disponibilizar o concierge do Leaf, e deverá em breve anunciar maiores informações.

A Nissan trabalha com o objetivo de ser uma montadora de zero emissão de poluentes (o que não significa que a marca tem prazo para abolir os motores a combustão, já que, paralelamente, a montadora trabalha com alternativas como a célula de combustível movida a etanol). O plano da Nissan, a nível global, é de no ano de 2030 ser neutra em emissões de carbono. A marca também deixa evidente o desejo de contribuir para o objetivo de zero fatalidade no trânsito.

Sem entrar em detalhes sobre os modelos, Airton Cousseau, Presidente da Nissan Mercosul e Diretor Geral da Nissan do Brasil, comenta que a montadora pensa em carros eletrificados (leia-se híbridos) para o Brasil, mas reconhece que a tropicalização dos veículos para nossa gasolina com 27% de etanol é um fator que atrasa a chegada dos automóveis em nosso mercado. Cousseau afirmou durante o evento virtual que a marca planeja vender um híbrido, mas ele não deverá ser fabricado no Brasil, por conta dos baixos volumes de comercialização previstos para o veículo.

Fizemos uma pergunta para a equipe da Nissan, questionando sobre a disponibilidade de vagas com pontos de recarga para veículos elétricos nas concessionárias preparadas para comercializar o Leaf. A marca respondeu que faz parte dos planos expandir a disponibilidade das Wallboxes com 6,6 kWh de potência para todas as quarenta e quatro lojas que irão vender o hatch elétrico no Brasil.

Airton Cousseau comentou que o SUV elétrico Ariya, apresentado mundialmente no ano passado, ainda não tinha sido considerado para o Brasil, mas alguns concessionários já cobraram a comercialização do modelo no nosso País. Se vier, o Ariya chegaria em um futuro de médio a longo prazo. A versão elétrica da NV-200 também não deve ser comercializada no Brasil, embora a van seja utilizada pela Nissan no Brasil para o desenvolvimento da célula de combustível há cerca de cinco anos.

Juntamente com a ampliação da rede para disponibilizar o Nissan Leaf, a empresa também integrou o seu carro elétrico no Showroom Virtual Nissan, disponibilizado recentemente no site da marca. O recurso digital permite a imersão interativa com os produtos Nissan por meio de modelos em três dimensões, fotos e vídeos. 

Confira abaixo todos os Estados e cidades onde o Leaf será vendido:

Amapá
Macapá

Amazonas
Manaus

Bahia
Salvador

Ceará
Fortaleza

Distrito Federal
Brasília

Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim

Mato Grosso
Cuiabá
Rondonópolis
Sinop

Minas Gerais
Belo Horizonte

Goiás
Goiânia

Pará

Ananindeua
Belém
Marabá

Paraná
Curitiba
Foz do Iguaçu

Pernambuco
Recife (2 lojas)

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (3 lojas)

Rio Grande do Sul
Caxias do Sul
Gravataí
Ijuí
Porto Alegre

Santa Catarina
Araranguá
Balneário Camboriú
Florianópolis

São Paulo
Campinas
Cotia
Franca
Guaratinguetá
Indaiatuba
Ribeirão Preto (2 lojas)
Santo André
São José dos Campos
São Paulo (7 lojas)


Comentários