Fiat Pulse 2022: enfim, aventureiro chega em 5 versões a partir de R$ 79.990

Entre a primeira revelação do Fiat Pulse e seu lançamento oficial, os brasileiros aguardaram nada menos do que 5 meses e 15 dias. A marca adotou uma estratégia ousada ao revelar o seu SUV compacto no dia da votação final do reality show Big Brother Brasil 21, em 04 de maio. A imprensa especializada já esperava que o modelo chegasse às concessionárias apenas alguns meses depois, porém a escassez de semicondutores para a produção de veículos acabou atrasando a apresentação do Pulse, que teve seus detalhes revelados a conta-gotas.

No início de março de 2021, a Fiat começou a divulgar informações do "Progetto 363", em uma websérie de vídeos. Os internautas podiam escolher que aspectos do veículo desejavam conhecer. Inicialmente foram revelados aspectos do design do modelo; depois, vieram detalhes da segurança, da motorização e da conectividade. O SUV Fiat foi revelado no dia 04 de maio, mas sem nome: a marca encorajou o público a escolher o batismo do modelo entre Tuo, Revo ou Pulse. No dia 02 de junho, foi revelado que o novo carro se chamaria Pulse, após a participação de mais de 380 mil votantes que palpitaram sobre o nome do modelo.

O mês de julho estava acabando quando a Fiat começou a revelar detalhes do interior do Pulse, e, em agosto, a montadora confirmou detalhes mais aprofundados dos itens de conectividade do utilitário. Por fim, no começo de outubro, foram divulgados os números de potência, torque, consumo de combustível e aceleração do Pulse nas versões que adotam o novo motor 1.0 Turbo Flex.

Agora, finalmente o Fiat Pulse começa a chegar às concessionárias e está disponível para pré-venda a partir de hoje. O Pulse terá nada menos do que cinco versões: 1.3 manual, 1.3 Drive automática, Drive Turbo 200 Flex automática, Impetus Turbo 200 Flex automática e Audace Turbo 200 Flex automática. A sigla "TF200" designa o novo motor 1.0 Turbo, que terá 125/130 cavalos (com gasolina e etanol, respectivamente) e 20,4 kgfm de torque. Já as versões 1.3 aproveitam o propulsor Firefly de 98/107 cavalos, um pouco menos potente do que o utilizado no Argo desde 2017.

Logo de cara, a frente do Pulse revela uma personalidade própria e distanciada do Argo. Os faróis, de LED em todas as versões, são visualmente conectados por um friso horizontal, pomposamente batizado wide blade. A grade superior, com barras, é escura e deixa bem evidentes o logo da marca e a Fiat Flag, que traz as cores da bandeira da Itália. Os alojamentos para as luzes de neblina (também de LED, mas presentes só na versão topo-de-linha) são arrojados e a abertura de ar do para-choque está envolvida por espessas molduras plásticas, com detalhe prateado na parte inferior.

Visto de lateral, o Pulse conta com racks longitudinais de teto deste a versão básica, além de rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/60 ou de 17 polegadas com pneus 205/50 na versão completa Impetus - as versões Drive 1.0 Turbo e Audace podem receber rodas da mesma medida como opcional. A versão Impetus traz sempre a pintura da carroceria em dois tons: teto, aerofólio, colunas e capas dos retrovisores podem ser pintados em uma cor contrastante em relação ao restante da carroceria. O formato das portas é idêntico ao das aberturas do Argo, mas os para-lamas foram modificados e passaram a ter molduras mais robustas.

O vidro traseiro foi ligeiramente encurtado em suas bordas em relação ao Argo. O Pulse conta com lanternas de novo formato e tampa traseira redesenhada, passando a abrigar a placa do veículo. Por fim, o para-choque possui estilo mais agressivo, inclusive com emulação de duas saídas de escape traseiras.

Apesar de ter uma carroceria hatchback, o Pulse é considerado pela Fiat como um SUV compacto, classificando-o como pertencente ao segmento "B-SUV" - a mesma categoria de Kicks, Creta, Duster e Renegade. Fato é que, pelo seu porte, mecânica e posicionamento de preços, esta novidade vai concorrer para valer com Volkswagen Nivus e CAOA Chery Tiggo 3x. De 2012 até 2021, o segmento B-SUV aumentou de 2,8% para 22,8% sua participação de mercado.

Com 4,10 metros de comprimento, 1,77 m de largura (desconsiderando retrovisores), 1,58 metro de altura, distância entre-eixos de 2,53 metros, altura em relação ao solo de 19,6 centímetros e tanque de combustível com capacidade de 47 litros, o Pulse é 9,7 centímetros mais comprido, 2,5 cm mais largo, 1,1 cm mais alto e com distância entre-eixos 1,1 cm esticada em comparação com o Argo Trekking. O Pulse ainda leva vantagem em relação ao hatch aventureiro no vão-livre do solo, em 1,1 cm, mas o tanque de combustível ficou um litro menor.

O painel tem estilo inédito em relação ao Argo, mas a disposição de alguns elementos é semelhante. A tela do sistema multimídia, por exemplo, também é "flutuante" (fixada ao painel apenas em sua base) e fica acima das saídas de ar. No Pulse, a tela possui 8,4 ou 10,1 polegadas, a depender da versão, e incorpora as funcionalidades do Fiat Connect Me, opcional em todas as versões, exceto na básica Drive 1.3 manual, que não dispõe deste conjunto de funcionalidades. Segundo a Fiat, existem 18 porta-objetos espalhados pela cabine, que totalizam 25 litros de espaço para guardar trecos.

Ao ligar a ignição, a tela colorida de 7 polegadas do quadro de instrumentos (disponível somente no Pulse Impetus) exibe o nome do carro literalmente pulsando - um mote que guiou o lançamento do modelo. Em termos de hardware, esta é a mesma instrumentação das versões Endurance, Freedom e Volcano da Fiat Toro 2022. Mas o software dos instrumentos do Pulse teve várias modificações, como os grafismos do conta-giros e os ícones que exibem o veículo.

Nas demais versões, o Pulse conta com um quadro de instrumentos mais humilde. Ele traz velocímetro e conta-giros analógicos, e uma tela de 3,5 polegadas para o computador de bordo, ladeada pelas informações de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. É basicamente a mesma instrumentação do Argo, mas com grafismos exclusivos para o novo carro.

O volante do Pulse é praticamente o mesmo do Argo, mas teve o miolo central modificado, assumindo um estilo assemelhado ao do Jeep Compass. Ele pode ser revestido de plástico ou de couro com costuras aparentes, a depender da versão. Abaixo dos comandos do controlador de velocidade de cruzeiro (tradicional, sem regulagem de distância do veículo à frente) e do lado do botão para limitador de velocidade, foi adicionado o botão Sport, em vermelho nas versões com motor 1.0 Turbo. Há aletas junto à direção para trocas sequenciais de marcha.

No início do console central há dois porta-objetos e duas entradas USB, uma do tipo A e outra do tipo C. Mais abaixo há uma superfície que possui um carregador de bateria de celular sem fio de 15W. A alavanca de câmbio é compartilhada com Argo e Cronos, mas a máscara que informa as posições de marcha foi atualizada.

No console entre os bancos dianteiros, totalmente redesenhado em relação ao Argo, existe um apoio de braço semelhante ao presente na nova Fiat Toro, com porta-objetos embutido, além de dois porta-copos (entre eles, uma "garra" plástica, útil para acomodar um celular) e mais dois porta-trecos abertos. À esquerda do console dianteiro fica a alavanca de freio de mão.

As hastes de luzes e dos limpadores são iguais às do Argo. Também foi reaproveitado deste hatch o botão de partida do motor na parte direita da coluna de direção, mas sua moldura plástica foi redesenhada.

Os bancos dianteiros do Pulse receberam novos apoios de cabeça e trazem as etiquetas Fiat Flag. Eles são revestidos de couro preto com costuras aparentes.

Para os ocupantes traseiros, o Pulse reserva uma área extra para a acomodação das pernas do ocupante central do banco de trás com a diminuição da altura do túnel do assoalho, algo que foi possível através das modificações executadas na plataforma MLA. Ao final do console central está disponível uma entrada USB para carregamento de aparelhos eletrônicos e porta-objetos. No verso do banco do passageiro dianteiro há um porta-revista.

Os forros de porta foram redesenhados e contam com texturas tridimensionais, mas os botões de controle dos espelhos externos, vidros e bloqueio das janelas traseiras são os mesmos do Argo.

Na versão Impetus, o teto conta com forro preto, mesma cor das alças para os passageiros e botões das luzes, enquanto nas demais versões ele é claro. O console de luzes dianteiras é idêntico ao do Argo, com dois focos de luzes amarelas. Há também iluminação central de teto (presente no Cronos, mas ausente no Argo). Uma novidade do Pulse é a presença do retrovisor interno anti-ofuscante, com botão para inibir seu funcionamento. Em sua moldura também está o botão SOS (em exemplares com o Pack Connect Me), para efetuar chamadas em caso de emergência ou acidente. Os para-sois possuem espelhos, mas só na peça do motorista ele é coberto por uma tampa corrediças e vem acompanhado de uma tira porta-documento.

A chave do Pulse é presencial de série nas versões Audace e Impetus, contando com botões para travamento e destravamento das portas associado ao fechamento e abertura dos vidros elétricos, além de botão para partida remota do motor, comando para destravamento da tampa do porta-malas e botão para acionamento das luzes, facilitando o trabalho de localizar o veículo.

O Pulse conta com vários easter-eggs por sua carroceria, como o mapa da Itália e da América Latina com trilhas off-road. O para-brisa e o vidro traseiro também contam com desenhos.

As versões Drive, Audace e Impetus dispõem do motor 1.0 Turbo 200 Flex, que rende 125 cavalos com gasolina e 130 cv com etanol. O torque é de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis (ou 200 Newtons-Metro, daí o nome do propulsor) e está disponível entre 1750 rpm e 3500 rpm. Este propulsor conta com turbocompressor com wastegate eletrônica, injeção direta de combustível e a variação no comando das válvulas de admissão MultiAir III - tecnologias compartilhadas com o motor 1.3 Turbo Flex que já equipa versões da Fiat Toro e do Jeep Compass.

Além do Turbo 200 Flex, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 98 cavalos com gasolina e 107 cv com etanol a 6250 rpm, com torque de 13,2 kgfm a 4250 rpm com gasolina ou 13,7 kgfm a 4000 rpm com etanol.

O câmbio automático CVT de sete marchas também é novidade. No modo Automático, a transmissão realiza as trocas de acordo com o modo de condução do motorista, que pode selecionar o modo Manual para fazer as trocas sequencialmente por meio da alavanca de câmbio ou nas borboletas atrás do volante. Existe ainda o modo Sport, acionado por um botão vermelho no raio direito do volante. Ele interfere na assistência de direção, na atuação do controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e no tempo de resposta e de troca das marchas. A Fiat assegura que este câmbio conta com um óleo lubrificante que não exige troca ao longo de toda a vida útil do veículo. O câmbio CVT usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo. A versão básica Drive 1.3 pode receber a transmissão automática ou o câmbio manual de cinco marchas. 

Segundo a Stellantis, o conjunto de suspensão do Pulse é inédito e composto pelo eixo dianteiro com arranjo McPherson e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria em relação ao Argo. Na frente, agora há uma travessa plana de maior rigidez, onde ficam conectadas as novas molas e amortecedores, e uma nova barra estabilizadora frontal. Na traseira, o novo eixo de torção tem maior rigidez e os amortecedores e molas foram recalibrados. 

O ângulo de entrada é de 20,5° e o vão livre do solo chega a 22,4 centímetros, com altura mínima do piso de 19,6 cm. O ângulo de saída é de 31,4°. A direção elétrica passa a ter assistência progressiva e linear, e o diâmetro de giro de 10,5 metros (no Argo Trekking 1.8, é de 10,8 m). 

Assim como Strada e Toro, o Pulse dispõe do bloqueio eletrônico do diferencial TC+, evolução do conhecido mecanismo Locker, que bloqueia a roda sem aderência e transferir o torque para a outra roda dianteira. O TC+ incorpora o ABS Off-Road, que realiza travamentos intermitentes quando o carro é freado sobre terra, barro ou areia, o que forma montes de terra que ajudam a frear o veículo.

A fixação do motor e do câmbio se dá por meio de buchas que permitem significativas reduções de vibrações no volante e no trilho do banco. O ar-condicionado utiliza nova caixa de ar e os porta-objetos espalhados pela cabine somam 25,1 litros de volume, o maior índice dentro do segmento. 

O porta-malas dispõe de 370 litros de capacidade, que podem ser ampliados ao rebater o banco traseiro, que é rebatido na proporção 60/40 (a partir da versão Audace, de série, ou da versão Drive Turbo Flex, como opcional).

O uso da plataforma MLA elevou o percentual de utilização de materiais mais reforçados na carroceria, que é composta por 87% de aços de alta e ultra-alta resistência. Os airbags laterais são do tipo "Side Head Torax" em todas as versões, protegendo a cabeça e o tórax do motorista e passageiro dianteiro.

Em todas as versões, a inovadora plataforma de serviços conectados Fiat Connect Me é opcional. Através dos assistentes virtuais Google Assistant e Amazon Alexa é possível realizar operações via comando de voz, como travar e destravar as portas, acionar as luzes externas e buzina ou até mesmo dar a partida para o acionamento do ar-condicionado ou aquecedor na cabine do veículo. É possível ainda conferir algumas informações do Pulse, como nível de combustível, hodômetro e prazo até a próxima revisão. Essas funcionalidades podem também ser realizadas e conferidas via celular ou smartwatch. 

O Pulse terá GPS nativo, assim como a nova Fiat Toro, que apresenta informações em tempo real sobre tráfego e radares, baseadas na localização do veículo, contando ainda com visualização em 2D ou 3D e acesso rápido para alteração nas configurações e rotas. Baseado na autonomia do veículo, o sistema calcula a necessidade de abastecer ao longo do trajeto, mapeando e sugerindo os postos de combustível no caminho. Há também a opção de busca por pontos de interesse pela central multimídia, como estacionamentos, bares e pontos turísticos.

O Pulse Impetus possui as seguintes combinações de pintura da carroceria em duas cores: Preto Vulcano sólido com teto Cinza Strato (sem custo adicional), Branco Banchisa sólido com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.000), Vermelho Montecarlo sólido com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.000), Cinza Silverstone metálico com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.000), Azul Amalfi metálico com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.000), Azul Amalfi metálico com teto Cinza Strato (+ R$ 2.000), Prata Bari metálico com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.000), Branco Alaska perolizado com teto Preto Vulcano (+ R$ 2.350) e Cinza Strato com teto Preto Vulcano (+ R$ 1.500). 

Em todas as outras versões, as cores disponíveis são: Preto Vulcano sólido (sem custo adicional), Branco Banchisa sólido (+ R$ 1.000), Vermelho Montecarlo sólido (+ R$ 1.000), Cinza Silverstone metálico (+ R$ 2.000), Azul Amalfi metálico (+ R$ 2.000), Prata Bari metálico (+ R$ 2.000), Branco Alaska perolizado (+ R$ 2.350) e Cinza Strato (+ R$ 1.500). Opcionalmente, todas as versões, com exceção da básica Drive 1.3 manual, possuem pacotes de equipamentos que incluem o teto, aerofólio, colunas e capas dos retrovisores pintados sempre na cor Preto Vulcano.

Confira as versões e preços do Fiat Pulse 2022:

Drive 1.3 Manual - R$ 79.990

A versão de entrada do Pulse vem de fábrica com 4 airbags (dois frontais e dois laterais que protegem tórax e cabeça dos ocupantes dianteiros), controles de tração e estabilidade, destravamento elétrico da portinhola do tanque de combustível, alarme, alerta de não utilização do cinto de segurança para todos os passageiros, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, apoios de cabeça com regulagem de altura, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem manual de altura, barras longitudinais no teto, central multimídia com tela de 8,4 polegadas sensível ao toque com espelhamento de tela de celulares sem fio através do Apple Car Play e Android Auto, comandos de Voz, Bluetooth, MP3, rádio, entrada auxiliar, duas entradas USB frontais (uma do Tipo A, outra do Tipo C), terceira entrada USB Tipo A traseira e som com 4 alto-falantes nas portas; chave canivete com comandos para abertura e fechamento das portas, cintos dianteiros com regulagem de altura, comandos de som e computador de bordo no volante, quadro de instrumentos com tela de 3,5 polegadas com informações de data/hora, distância percorrida, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso, câmbio manual de 5 marchas, desembaçador do vidro traseiro temporizado, direção elétrica, sinalização luminosa de frenagem de emergência, espelho nos dois para-sois, estepe do tipo temporário, faróis em LED com luzes de condução diurna e a funcionalidade follow me home (permanecem acesos segundos após o desligamento do veiculo), freios ABS com EBD, pontos de fixação de cadeirinhas infantis, indicador de troca de marcha, grade dianteira na cor preta, assistente de partida em subidas, Lane Change (um leve toque na haste de seta aciona a luz indicadora de direção 5 vezes, sem acionar a alavanca até o clique), lanternas traseiras em LED, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, maçanetas externas e capas dos retrovisores em plástico preto, controlador de velocidade de cruzeiro, repetidores de seta nas capas dos retrovisores em LED, espelhos externos com regulagem elétrica e função tilt down do lado direito ao engatar a ré, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, TC+ (bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro), travas elétricas com travamento automático das portas a 20 km/h, vidros elétricos nas 4 portas com função um-toque e recurso anti-esmagamento, volante com regulagem de altura e sensor de pressão dos pneus.

Esta versão não dispõe de equipamentos opcionais.

Drive 1.3 Automático - R$ 89.990

Além de substituir o câmbio manual de 5 marchas pelo automático CVT de 7 marchas simuladas, esta versão ganha console central com apoio de braço, dois porta-copos, porta-celular e porta-objetos abertos, além de maçanetas externas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, bem como o modo Sport, acionado por um botão no volante.

Para o Pulse Drive 1.3 automático estão disponíveis o Pack Connect Me (R$ 3.150) e o Pack Plus (R$ 4.300). O primeiro pacote inclui as funcionalidades do Fiat Connect Me, incluindo o GPS nativo para o sistema multimídia, e também adiciona retrovisor interno eletrocrômico. Já o segundo kit adiciona câmera traseira com linhas de guia, carregador por indução (wireless) para smartphones, partida do motor por botão na coluna de direção, chave presencial com partida remota do motor por botão na chave e teto bicolor na cor Preto Vulcano.

Drive Turbo 200 Flex Automático - R$ 98.990

Traz exatamente os mesmos equipamentos de série do Pulse Drive 1.3 automático, diferenciando-se somente pela adoção do motor 1.0 Turbo 200 Flex 12v com 130 cavalos.

Mas, no pacote de opcionais, é possível adicionar nesta versão o Pack Plus II (R$ 6.740), que adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível com encosto bipartido (na proporção 60/40), volante revestido em couro com aletas para trocas sequenciais de marcha, partida do motor por botão na coluna de direção e chave presencial com partida remota do motor por botão na chave. Nesta versão, o Pack Fiat Connect Me é um opcional de R$ 3.150 e agrega, além das funcionalidades conectadas, o GPS integrado ao sistema multimídia e o espelho interno anti-ofuscante.

Audace Turbo 200 Flex Automático - R$ 107.990

Esta versão traz, adicionalmente, frenagem autônoma de emergência (capaz de frear o veículo completamente em velocidades de até 50 km/h), alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de permanência na pista, comutação automática de farol alto, banco traseiro com encosto bipartido e assento rebatível, câmera de ré com linhas de guia, partida do motor por botão na coluna de direção, chave presencial com partida remota do motor por botão na chave, aletas junto ao volante para trocas manuais de marcha, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, capas dos retrovisores externos na cor preta, rodas de liga leve de 16 polegadas com face diamantada, volante com revestimento em couro e carregador de bateria de celular por indução.

Para o Pulse Audace existem dois pacotes opcionais. O Pack Connect Me tem custo de R$ 3.650 e adiciona a tela de 10,1 polegadas para o sistema multimídia, além de GPS integrado e conectividades do Fiat Connect Me. Já o Pack Design III agrega rodas de liga leve de 17 polegadas e bancos revestidos em couro, pelo valor de R$ 5.200.

Impetus Turbo 200 Flex Automático - R$ 115.990

A versão mais completa da linha Pulse conta com bancos revestidos em couro, central multimídia com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque (com operação do Apple Car Play e Android Auto sem fio, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio, entrada auxiliar e três entradas USB, sendo duas do Tipo A e uma do Tipo C), quadro de instrumentos com tela digital de 7 polegadas, faróis de neblina com função cornering (a luz esquerda, por exemplo, se acende em curvas para a esquerda de baixa velocidade), luzes de cortesia na parte inferior das capas dos retrovisores externos, GPS integrado, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de liga leve de 17 polegadas com face diamantada, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, tapetes de carpete, carroceria com esquema de pintura em dois tons e volante com regulagem de altura e profundidade.

Apesar de ser a versão mais completa, o pacote de conectividade Fiat Connect Me permanece sendo opcional e tem valor de R$ 2.650.



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