Citroën C3: enfim, hatch com jeito de SUV chega ao Brasil, partindo de R$ 68.990


Demorou, mas o novo Citroën C3 finalmente chegou. O modelo de entrada da marca no Brasil começou a ser desenvolvido antes da fusão entre os grupos PSA (que inclui Peugeot e Citroën) e FCA (Fiat, Chrysler, Jeep...), que formou o conglomerado Stellantis. A união entre as marcas fez com que o C3 fosse refinado em termos técnicos tanto pelas equipes de Porto Real (RJ), onde é fabricado, quanto de Betim (MG), lar da Fiat. Afinal, no meio do desenvolvimento do modelo, optou-se por equipar as suas versões de entrada com o motor 1.0 Firefly que atualmente equipa versões dos Fiat Argo e Cronos.

O visual externo e interno do C3 já havia sido revelado em setembro do ano passado e seu lançamento estava previsto para o primeiro trimestre de 2022, conforme a própria Citroën. A produção teve início em março deste ano. Mas a falta de componentes na indústria automotiva postergou o lançamento do "hatch com atitude SUV" por meses a fio, até se chegar ao ultimato de apresentar o modelo para todo o Brasil neste dia 30 de agosto, com disponibilidade imediata das versões mais completas nas lojas. O grande atrativo está no preço da versão Live 1.0, que é parelho ao das opções mais equipadas dos subcompactos Renault Kwid e Fiat Mobi.


O novo Citroën C3 é o primeiro produto do projeto “C-Cubed”, que prevê o lançamento de uma família de três veículos até 2024. A marca tem a ambição de alcançar 4% de participação do mercado brasileiro nos próximos dois anos. Para ganhar mercado, a Citroën pretende contar com mais de 180 concessionárias em todo o Brasil até o fim de 2022, abrangendo 80% do território nacional, nas palavras da marca. O C3 2023 busca sua fatia de participação de mercado no segmento dos hatches compactos, que representou 30% do mercado total no Brasil em 2020. As duas gerações anteriores do C3 vendidas no Brasil (lançadas em 2003 e 2012) eram alinhadas com o modelo homônimo vendido na Europa, trazendo relativamente poucas diferenças. Já o modelo apresentado agora teve o projeto desenvolvido simultaneamente no nosso País e na Índia, sendo completamente diferente do C3 vendido na Europa hoje.


Os faróis do C3 2023 são visualmente desmembrados em dois setores: a parte superior, com as luzes de posição e de seta, é mais fina, enquanto mais abaixo estão os faróis baixos e altos. Mas, curiosamente, há uma único conjunto de luzes de cada lado: o para-choque dianteiro é que avança por cima de parte das lentes. A partir da versão Feel, as luzes diurnas do modelo são de LED. Barras delgadas fazem a ligação entre os faróis e o emblema da Citroën. O capô é elevado e conta com vincos fortes nas laterais. O para-choque dianteiro possui um octógono em destaque, que envolve a grade frontal e o alojamento para a placa de licenciamento. Além disso, existem duas molduras hexagonais para as luzes de neblina.

Na lateral do C3, o teto possui barras transversais e antena na parte frontal. As portas dianteiras possuem recorte nitidamente reto na parte superior. As colunas dianteiras e traseiras terão molduras em preto, que ajudam a delimitar a área do teto que pode ser pintada em cor contrastante em relação à carroceria. Neste esquema de pintura em dois tons, as capas dos retrovisores e as molduras laterais e dos faróis de neblina também podem receber cores contrastantes. O novo C3 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem e será oferecido em cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring (este último tom só está disponível da versão Feel 1.0 em diante). O teto está disponível em duas cores, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera. 

Os para-lamas e a parte inferior da carroceria possuem molduras em plástico preto. Os retrovisores são compartilhados com o Peugeot 208, seu irmão de plataforma. A tampa do tanque de combustível fica à esquerda e a saída de escape é direcionada para o lado direito, assim como no 208. A porta do motorista conta com uma fechadura, desmembrada da maçaneta. O teto traz relevos aerodinâmicos e abriga a antena de teto na parte dianteira.

O novo C3 traz sempre rodas de 15 polegadas, que podem ser de aço ou de liga leve, sustentadas por quatro parafusos e calçadas com pneus 195/60 nas versões 1.6 ou 195/65 nas versões 1.0. O Citroën possui 3,98 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,54 m, largura de 1,73 metro sem retrovisores (2,01 m com os espelhos), diâmetro de giro de 10,5 metros e porta-malas de 315 litros, um dos maiores do segmento, perdendo para o Renault Sandero por apenas cinco litros.

A traseira do C3 não adere ao atual modismo das lanternas que invadem a tampa do porta-malas. As peças, entretanto, possuem certa ousadia, trazendo lentes volumosas e a assinatura Citroën nas laterais. O para-choque traseiro possui uma área ampla em preto, que integra refletores e o espaço para a placa. Nesta nova geração, o C3 assume um caráter SUV, com a parte inferior da carroceria rodeada por plásticos pretos.

O painel do modelo tem duas opções de cores, a depender da versão: Cinza Steel ou Azul Metálico. O volante de três raios, levemente achatado em sua base, lembra em estilo o do C4 Cactus, mas é um pouco mais simples e só possui botões de atalho do lado direito. As teclas regulam a fonte de áudio (src), volume e permitem atender ou recusar chamadas telefônicas. Na versão Feel Pack automática, o revestimento do aro é de couro, com costuras aparentes.

O quadro de instrumentos do C3 é digital e apresenta barras na parte inferior da tela para indicar o nível de combustível e a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Ao centro, a tela preta com caracteres brancos mostra velocímetro, posição de câmbio e as informações do computador de bordo, alternadas por uma haste na cúpula da instrumentação. Não há conta-giros em nenhuma versão. A haste dos limpadores de para-brisa conta com as posições 0 (desligado), Int (de funcionamento intermitente variável) e nas velocidades 1 e 2, além do modo em que as palhetas varrem o vidro uma vez. Na ponta da haste é possível operar o limpador traseiro (de série a partir da versão Live Pack).

Diferentemente do C4 Cactus e assim como no 208, no C3 a tela sensível ao toque de 10 polegadas do sistema multimídia "Citroën Connect Touchscreen" fica na parte superior central, parcialmente desmembrada do painel. Ela conta com a funcionalidade do espelhamento de conteúdo de celulares sem fio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, além de comandos de voz e Bluetooth. Do lado direito da tela existe um espaço pensado para acomodar um suporte de celular. Também é possível encaixar estes suportes próximo às duas saídas de ar laterais. 

Na parte esquerda da tela ficam os atalhos de volume, do desligamento da tela e de deixar o som no mudo. Há também outros botões de atalho na parte direita, suprindo a falta de botões físicos. O menu principal é organizado em oito submenus: rádio, telefone, Android Auto, Apple CarPlay, mídia USB, áudio Bluetooth, gerir dispositivo e configurações do veículo. A parte superior do monitor indica a mídia, a data e o relógio. A tela também exibe imagens da câmera de ré com linhas de guia.

Logo abaixo desta tela estão as saídas de ar (com quatro molduras cromadas ao centro, assim como no C3 AirCross disponível no exterior) e os comandos do ar-condicionado manual, com quatro velocidades de ventilação e um comando deslizante para alternar entre captação ou vedação do ar externo.

Uma curiosidade é que, ao redor destes botões, estão instaladas abas que ajudam a enrolar o fio do celular, presentes também dentro do porta-luvas. Mais abaixo estão a tomada 12 Volts, a entrada USB e os porta-objetos, que incluem um nicho para acomodar o celular na horizontal e dois porta-copos. Atrás, há duas entradas USB para carregamento rápido. Os comandos dos vidros elétricos traseiros ficam posicionados ao final do console frontal, enquanto os botões dos vidros dianteiros estão instalados nas portas. Todos contam com a função um-toque a partir da versão Feel 1.0.

Em todas as versões, os bancos são de tecido, com cobertura para os trilhos na dianteira e ajuste de altura para o assento do motorista por alavanca. A depender da versão, eles trazem faixas na cor azul-marinho, tonalidade também aplicada à faixa central do painel (a partir da versão Feel), que possui tramas perfuradas do lado do passageiro. Os forros das portas dianteiras possuem cavidades que podem receber garrafas de até 1 litro. 

As maçanetas internas, prateadas, são idênticas às do 208 e C4 Cactus. O C3 traz forros de porta exclusivos, com curvas descendentes, mas traz apoios de braço ao estilo "quadrado arredondado" assemelhados aos do C4 Cactus. Os forros de porta são inteiramente revestidos em plástico rígido. A alavanca de freio de mão é tradicional, sem ousadias.

O banco traseiro é inteiriço tanto no encosto quanto no assento, trazendo as fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis, além dos obrigatórios cintos de 3 pontos e apoios de cabeça ajustáveis. Os ocupantes de trás não dispõem de porta-revistas ou porta-objetos nos forros de porta.

O porta-malas tem a capacidade de 315 litros pelo padrão de medição VDA. Seu forro traz uma tira para facilitar o acesso ao estepe, que é recomendado para velocidades de até 80 km/h. A "boca" do porta-malas traz uma chapa da carroceria exposta e o compartimento não é iluminado. A abertura do porta-malas é feita pelo botão externo incorporado à tampa traseira, que, quando aberta, leva junto a câmera de ré e a iluminação da placa, em LED.

Do lado esquerdo do painel estão alojados os comandos de ajuste dos retrovisores elétricos, além dos botões de travamento e destravamento das portas, bloqueio dos vidros traseiros e acionamento do modo Eco.

A chave do C3 traz corpo fixo, diferente da imensa maioria dos seus rivais, cuja haste metálica é dobrável (tipo canivete). Ela possui dois botões, para destravar e travar as portas.

O motor 1.0 Firefly aspirado de três cilindros em linha possui pré-aquecimento de etanol, coletor de escape integrado ao cabeçote, correia dentada e taxa de compressão de 13,2:1. Rende 71 cavalos com gasolina ou 75 cv com etanol a 6000 rpm. Já o torque é de 10,0 kgfm a 4250 rpm com gasolina ou 10,7 kgfm a 3250 rpm com etanol. Todas as versões com motor 1.0 trazem câmbio manual de 5 marchas.

Segundo a Citroën, o C3 com motor 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos com etanol no tanque e em 15,0 segundos com gasolina. Com ambos os combustíveis, a velocidade máxima é de 160 km/h. E, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o hatch faz, na cidade, 9,3 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina. Rodando na estrada, os números passam para 10,0 km/l com o combustível derivado da cana-de-açúcar e para 14,1 km/l com o combustível oriundo do petróleo.

Já o motor 1.6 16 válvulas "EC5", aspirado e de quatro cilindros em linha, dispõe de duplo comando de válvulas no cabeçote, com variação de fase na admissão, e taxa de compressão de 11,0:1. Entrega 113 cavalos com gasolina e 120 cv com etanol a 6000 rpm. O torque é de 15,4 kgfm a 4250 rpm com gasolina e 15,7 kgfm a 4500 rpm com etanol. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas com modo sequencial, que é acionado através da posição M (à esquerda do Drive).

A Citroën declara que o C3 1.6 com câmbio manual de 5 marchas cumpre a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 10,0 segundos com etanol e em 10,7 segundos com gasolina. O modelo com câmbio automático de 6 marchas arranca da imobilidade até 100 km/h em 10,4 segundos com álcool e em 11,0 segundos com gasolina. Conforme a marca, a velocidade máxima sempre é de 180 km/h nas versões 1.6 manuais e automáticas, não importando o combustível no tanque.

No ciclo de rodagem do Inmetro, a versão 1.6 manual faz 7,8 km/l de etanol na cidade, 10,9 km/l de gasolina na cidade, 9,0 km/l de etanol na estrada e 12,8 km/l de gasolina na estrada. Já o C3 1.6 automático registra 7,2 km/l de etanol em percurso urbano, 10,3 km/l de gasolina na cidade, 8,5 km/l de etanol na estrada e 12,4 km/l com gasolina em percurso rodoviário.


Produzido em Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na fábrica da PSA, o C3 possui 70% de nacionalização e foi desenvolvido por um time com mais de 100 engenheiros, tendo rodado mais de 1 milhão de quilômetros em testes pelo mundo. O motor 1.0 Firefly é produzido em Betim (MG), enquanto o 1.6 16v é feito em Porto Real. Sua plataforma é a CMP, composta em 86% de aços de alta e ultra-alta resistência.


O C3 traz suspensão dianteira independente com barra estabilizadora, suspensão traseira com eixo de torção e 18 centímetros de altura mínima do solo. Seu ângulo de ataque é de 23 graus, enquanto o ângulo de saída é de 39°.


Conheça agora os preços, versões, equipamentos de série e opcionais do novo C3:

Citroën C3 Live 1.0 – R$ 68.990 


Traz, como itens de série, airbags frontais, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em ladeiras, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas (com travamento das portas com o veículo em movimento), computador de bordo, tomada de 12 Volts no console dianteiro, luzes de seta embutidas nos retrovisores externos, sinalização de frenagem de emergência, ícone de sugestão de troca de marcha, para-sóis com espelhos, painel com aplique na cor Cinza Steel, preparação para rádio, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e luzes de condução diurna halógenas. Pode receber como opcional a pintura metálica e o Protection Pack, que adiciona frisos nas laterais e protetor de cárter pelo custo de R$ 900.

As cores disponíveis para esta versão são: Preto Perla Nera (metálica, sem custo adicional), Branco Banquise (sólida, R$ 800), Cinza Artense (metálica, R$ 1.300) e Cinza Grafito (metálica, R$ 1.300). Não há opções de carroceria em dois tons para o C3 Live.

Citroën C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990 


Vem de fábrica com a central multimídia Citroën Connect com tela sensível ao toque de 10 polegadas, espelhamento de tela de smartphones sem fio através do Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB dianteira (para carregamento e leitura de dados), sistema de som com alto-falantes dianteiros e traseiros + tweeters dianteiros, volante com comandos de som e Bluetooth, chave com telecomando para abertura e travamento das portas, banco do motorista com ajuste de altura e limpador/desembaçador do vidro traseiro. Também pode receber como opcionais a pintura metálica e o Protection Pack com frisos laterais e protetor de cárter (R$ 900).

A versão Live Pack pode ter a carroceria pintada nas seguintes opções de cor: Preto Perla Nera (metálica, sem custo adicional), Branco Banquise (sólida, R$ 800), Cinza Artense (metálica, R$ 1.300) e Cinza Grafito (metálica, R$ 1.300). Também não há pintura em dois tons para a lataria nesta versão.

Citroën C3 Feel 1.0 – R$ 78.990


Vem de série com vidros traseiros elétricos, função um-toque e recurso anti-esmagamento das janelas, retrovisores externos com ajustes elétricos, alarme perimétrico, duas entradas USB na parte traseira do console para carregamento, luzes diurnas de LED, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza Antra, painel com faixa azul metálica, maçanetas internas prateadas, barras longitudinais no teto, volante com ajuste de altura, chevron da Citroën cromado na dianteira e maçanetas externas na cor da carroceria. Esta versão pode receber pintura da carroceria metálica (R$ 1.300), pintura do teto em tom contrastante (R$ 1.300) e os kits Comfort Pack (com sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré, ao custo de R$ 1.400) e Protection Pack (adiciona frisos laterais e protetor de cárter por R$ 900).

A carroceria pode receber as seguintes cores: Azul Spring (R$ 1.300), Azul Spring com teto branco (R$ 1.300), Azul Spring com teto preto (R$ 1.300), Cinza Grafito (R$ 1.300), Cinza Grafito com teto preto (R$ 1.300), Cinza Artense (R$ 1.300), Cinza Artense com teto preto (R$ 1.300), Branco Banquise com teto preto (R$ 1.300), Preto Perla Nera (sem custo adicional) e Preto Perla Nera com teto branco (R$ 1.300).

Citroën C3 Feel 1.6 16v Manual – R$ 86.990 

Tem exatamente os mesmos equipamentos da versão Feel 1.0, diferenciando-se somente pelo motor 1.6 com rendimento de até 120 cavalos com etanol. Pode receber pintura metálica (R$ 1.300), pintura da carroceria em dois tons (R$ 1.300), Comfort Pack (com sensor de ré e câmera traseira, por R$ 1.400) e Protection Pack (com frisos laterais e protetor de cárter, por R$ 900). As opções de cores para a carroceria são as mesmas da versão Feel 1.0.

Citroën C3 Feel Pack 1.6 16v Automático – R$ 93.990 


Seus adicionais são: câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais na própria alavanca, modo de condução Eco, rodas de liga leve de 15 polegadas com detalhes diamantados, câmera de ré, faróis de neblina e aro do volante revestido em couro. Opcionalmente, pode receber pintura metálica (R$ 1.300), pintura da carroceria em dois tons (R$ 1.300) e Protection Pack (frisos laterais e protetor de cárter por R$ 900).

Nesta versão não estão disponíveis as combinações das tonalidades Cinza Grafito e Artense com o teto preto. Portanto, restam as seguintes opções: Azul Spring (R$ 1.300), Azul Spring com teto branco (R$ 1.300), Azul Spring com teto preto (R$ 1.300), Cinza Grafito (R$ 1.300), Cinza Artense (R$ 1.300), Branco Banquise com teto preto (R$ 1.300), Preto Perla Nera (sem custo adicional) e Preto Perla Nera com teto branco (R$ 1.300).

Citroën C3 1.0 First Edition – R$ 83.990 

Neste período de lançamento, estará disponível a série especial First Edition, limitada a 2000 unidades: será possível adquirir a edição limitada com motor 1.0 e câmbio manual ou motor 1.6 e câmbio automático. O First Edition 1.0 tem os mesmos itens de série da versão Feel 1.0, além de faróis de neblina, pintura da carroceria em dois tons, barras de teto na cor cinza Alu Shadow, molduras de proteção laterais (Airbumps laterais), molduras dos faróis de neblina, tapetes exclusivos e emblemas “First Edition” nas laterais e na tampa do porta-malas. Estará disponível nas cores Azul Spring com teto branco ou Cinza Artense com teto preto, ambas sem custo adicional.

Citroën C3 1.6 16v Automático First Edition – R$ 97.990 


Vem com todos os equipamentos da Feel Pack, além da pintura da carroceria em dois tons, barras de teto na cor Alu Shadow, Airbumps laterais, molduras do faróis de neblina, tapetes exclusivos e emblemas “First Edition” nas laterais e na tampa do porta-malas. Pode ser adquirido na tonalidade Azul Spring com teto branco ou Cinza Artense com teto preto, ambas sem custo adicional.


O C3 também terá um lote exclusivo de 100 unidades, com venda exclusivamente online, chamado de Citroën C3 1st Edition NFT. Quem adquirir este modelo irá receber uma arte em NFT (token não fungível) criada pela artista Naíma Almeida. Depois da compra, cada consumidor poderá customizar sua arte a partir de um site. Essa obra será entregue ao cliente na forma de carteira digital, como uma NFT com valor monetário atrelado, e também em forma física, em uma moldura de acrílico. 

O C3 NFT estará disponível somente nas cores Cinza Artense (com teto preto) ou Azul Spring (com teto branco) e é baseado na versão Feel Pack 1.6 automática. Seu preço é o mesmo da série First Edition 1.6 automática: R$ 97.990.


Nas concessionárias da marca, será possível customizar o C3 com mais de 50 acessórios, incluindo frisos laterais, molduras dos faróis de neblina e rodas de liga leve com diferentes opções de cores. Além disso, os pacotes Protection (protetor de cárter + frisos laterais) e Comfort (câmera + sensor de ré) podem ser instalados no C3 em dois momentos: na própria linha de montagem ou pelo concessionário, caso o cliente opte pelos itens após a compra do carro. Também está disponível o aplicativo Cart de débito automático em pedágios, drive-thrus e estacionamentos em todo o País, com 12 meses de isenção na cobrança da mensalidade do Connect Car e acesso a cupons de descontos em diversas categorias, durante o trajeto. 


Segundo a Citroën, as três primeiras revisões das versões 1.0 do C3 custarão R$ 1.436, enquanto nos modelos 1.6 o valor é de R$ 1.579. O kit de reparo de colisão do C3 é até 41% mais acessível que seus principais concorrentes, enquanto a cesta de peças padrão custa até 24% menos dentro do segmento, segundo a marca. 




Comentários