Agora híbrido, Honda Civic chega ao Brasil por R$ 244.900

A Honda finalmente apresenta no Brasil a 11ª geração do Civic, que passa a estar disponível em uma única versão, híbrida (e:HEV). Agora oriundo da Tailândia, o sedã médio começa a ser vendido a partir deste mês pelo preço de R$ 244.900. O sistema e:HEV é composto por dois motores elétricos que atuam junto a um motor 2.0 a combustão, de ciclo Atkinson e movido a gasolina.

As novas linhas do Civic trazem a impressão de maior largura e lembram as linhas do irmão maior Accord, que deixou de ser vendido no Brasil. De um modo geral, o novo modelo ficou mais conservador do que a décima geração, lançada no nosso País em 2016. Em termos dimensionais, os maiores destaques vão para a ampliação das distância entre-eixos em 3,5 centímetros e o alargamento da bitola traseira em 1,2 cm. Faróis e lanternas são iluminados por LED. Já as rodas de 17 polegadas, com parte central escurecida, parecem pequenas para o porte do modelo.

Na parte interna, assim como do lado de fora, o estilo valoriza a horizontalidade das formas, trazendo elementos inovadores como os difusores de ar ocultos na dianteira. O console central inclui porta-copos no lado direito e uma área para acomodar um smartphone e recarregar sua bateria por indução. Os bancos dianteiros trazem ajustes elétricos e incorporam a estabilização corporal, que visa dar mais conforto em viagens mais longas.

O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, ficando um pouco menor que na geração anterior. A sua tampa pode ser destravada por comando na chave ou pelo botão presente no forro de porta do motorista, e se eleva de maneira controlada até o ponto máximo de abertura. Este movimento é possível por conta da adoção de um sistema de molas de torção que trabalha em conjunto com um amortecedor do tipo mola a gás. Enquanto o primeiro sistema realiza a abertura, o segundo cadencia a velocidade do movimento da tampa.

A carroceria do Civic Híbrido teve aplicação de aços de alta resistência para elevar o nível de rigidez torcional e a segurança em colisões, além de soldagem a laser para junção do teto aos painéis laterais. Outros aspectos refinados foram os conjuntos de direção e suspensão; além disso, o sedã teve redução dos níveis de ruído, vibração e aspereza.

O sistema de propulsão híbrido e:HEV conta com dois motores elétricos: um deles rende o equivalente a 184 cv e 32,1 kgfm, que trabalha em conjunto com o motor 2.0 a gasolina de 143 cavalos a 6000 rpm e 19,1 kgfm de torque a 4500 rpm. O segundo motor elétrico gera energia para a IPU (Intelligent Power Unit), conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o consumo de combustível do Civic é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.

O novo motor 2.0 de ciclo Atkinson possui injeção direta de combustível, pelo qual ocorrem múltiplos pulsos na câmara de combustão (“multistage injection”), o que permite a ampliação da faixa de atuação estequiométrica, com ganho de eficiência. A alta taxa de compressão, de 13,9:1, eleva o motor a combustão do Civic Híbrido à eficiência térmica na ordem de 41% (em média, outros motores a gasolina chegam a 30% de eficiência).

O sistema e:HEV tem três modos de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (motores elétricos e a combustão operando juntos) e Engine Drive, onde só o motor a combustão está em operação. Os modos se alternam automaticamente de acordo com a topografia, a demanda de acelerador, o nível de energia nas baterias e outros fatores. Na grande maioria das situações, o Civic Híbrido é movido pelo motor elétrico (EV Drive). O modo Hybrid Drive é ativado nos momentos em que o pedal do acelerador é mais demandado. Em ambas as situações, o motor a combustão é ativado para girar o motor gerador, suprindo a maior demanda de energia elétrica. A gestão da energia, feita pela PCU (Power Control Unit), gerencia a alta voltagem gerada pela bateria de íons de lítio da IPU.

Já o Engine Drive, modo em que a tração é feita prioritariamente pelo motor 2.0 a combustão, é ativado em situações de velocidades mais elevadas e constantes - condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica. Quando o motorista demanda a força total, diferente de outros híbridos, o e:HEV trabalha no modo Hybrid, com o motor a combustão podendo tracionar, mas trabalhando majoritariamente em conjunto com o gerador para produzir eletricidade para o motor elétrico tracionar também. A capacidade de alternar a tração do carro entre os motores a gasolina e elétrico, de modo que ambos trabalhem de maneira mais eficiente, é o principal diferencial do sistema híbrido e:HEV.

Qualquer que seja o modo de operação atuante, as frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente nas situações de congestionamentos. A presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo da alavanca de câmbio, possibilita a seleção entre os modos “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador fica mais direta, para uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegia a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como as respostas do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes assumam um balanceamento entre performance e eficiência.

Fazem parte do pacote de itens de série: chave presencial com comando para partida remota do motor, central multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas, comandos de voz e espelhamento de tela através do Android Auto e Apple CarPlay; ar-condicionado digital de suas zonas com saídas de ar traseiras, quadro de instrumentos digital com tela de 10,2 polegadas, banco traseiro com encosto rebatível, duas entradas USB iluminadas para os ocupantes traseiros, teto solar e sensor de chuva.

No sistema multimídia, funções como os menus de telefone, GPS e controle do sistema de áudio, controlador de forma touchscreen, são complementados por comandos físicos das funções “Home”, “Voltar” e “Volume”.

O quadro de instrumentos digital com tela colorida de 10,2 polegadas é configurável e prioriza informações como velocidade, nível de energia armazenado/regenerado e dos dispositivos de gerenciamento do estado geral de funcionamento do veículo. Também é possível visualizar a representação gráfica do fluxo de energia do powertrain em tempo real.

No volante, os comandos à esquerda atuam nos nas informações do lado esquerdo do painel, com o mesmo ocorrendo à direita. O sedã híbrido traz o We Power, que substitui a indicação das rotações por minuto do motor pelo percentual de potência utilizado. Sob condução mais acelerada e com o modo Sport ativo, o Civic Híbrido será tracionado exclusivamente pelo motor elétrico, que direcionará sua força para as rodas simulando trocas de marchas. Nesta condição, a rotação do motor acompanhará as trocas de marchas, com uma sonoridade e dinâmica similar à de carros com transmissão automatizada de dupla embreagem. Nas frenagens e desacelerações, o ponteiro do We Power desce para a área Charge, que indica o status da recuperação de energia. A intensidade de desaceleração pode ser ajustada em quatro níveis por meio de aletas junto ao volante, com indicação do nível também no campo Charge.

O Civic traz o pacote de assistentes de condução Honda Sensing, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem. Ele oferece as seguintes funções:

  • ACC (Controle de cruzeiro adaptativo): Ajuda o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Também há o Low Speed Follow, que permite manter a distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão): Aciona automaticamente os freios ao detectar uma possível colisão frontal, para mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou em sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
  • LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa): Detecta as faixas de rodagem e ajusta automaticamente a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista): Detecta a saída da pista e corrige a direção com o objetivo de evitar acidentes;
  • AHB (Ajuste automático de farol): Realiza a comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

No Civic Híbrido, funções como o controlador de velocidade adaptativo e o assistente de permanência na faixa trazem recursos adicionais. Nas ultrapassagens, por exemplo, informações como ativação da seta e movimentação do volante passam a ser consideradas pelo ACC, tornando a manobra mais natural. Já o LKAS mantém o Civic no centro da faixa mesmo em situações de vento lateral, inclinação da pista e ultrapassagem de veículos longos.

O Civic e:HEV traz, pela primeira vez na Honda, airbags laterais também nas laterais dos bancos traseiros. No total, são oito airbags: dois frontais, dois de cortina e quatro laterais. A lista dos equipamentos de segurança também inclui controles de estabilidade e tração, LaneWatch (uma câmera logo abaixo do retrovisor direito transmite imagens para a tela do sistema multimídia, reduzindo pontos cegos), assistente de partida em ladeiras, acionamento do pisca-alerta em frenagens severas, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré com diferentes ângulos de visão e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

O myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca que estreou no New HR-V, também está presente no novo Civic Híbrido. As principais funções do sistema são:

  • Notificação Automática de colisão - Caso o motorista se envolva em um acidente com deflagração do airbag, o carro enviará uma mensagem à central de relacionamento myHonda Connect, que poderá acionar o suporte médico e os contatos de emergência previamente cadastrados pelo usuário.
  • Detecção remota de falha - Ao haver alguma falha no veículo, situação na qual se acende uma luz-espia no quadro de instrumentos, um breve descritivo da ocasião (e como proceder) estará disponível no aplicativo myHonda Connect.
  • Alarme de segurança - Se o alarme do veículo for disparado, um alerta será enviado para o celular do usuário cadastrado, independente de sua localização.
  • Localização do veículo estacionado - Permite a verificação da localização na qual o veículo se encontra estacionado e, se desejar, estabelecer uma rota até o carro.
  • Painel de informações do veículo - Dá acesso à verificação remota do status das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral do veículo.
  • Rastreamento do veículo em movimento - É possível fazer o acompanhamento da localização do carro em tempo real no mapa.
  • Controle geográfico - O usuário determina, no mapa, uma área de controle. Em seguida, ele seleciona se deverá ser notificado quando o veículo entrar ou sair deste perímetro.
  • Alerta de velocidade - Após determinar uma velocidade máxima, o usuário receberá uma notificação todas as vezes que o veículo rodar além deste limite estabelecido.
  • Assistência 24h - Veículos novos Honda têm dois anos de assistência 24 horas gratuita. Por essa função do aplicativo, será possível solicitar serviços de guincho, chaveiro, carga de bateria, entre outros.
  • Controles remotos - Através de comandos no app, é possível remotamente acionar o ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar/travar portas e acionar buzinas e luzes.
  • Últimas viagens - Dados de todas as viagens serão gravados e armazenados no aplicativo. O usuário poderá, posteriormente, verificar trajetória e estatísticas da viagem, tais como duração e velocidades máxima e média.
  • Manual digital do proprietário - É uma versão digital simplificada do manual do veículo.
  • Assistente de Voz - Por meio do assistente de voz do Google, o usuário poderá realizar comandos remotos e verificar status do carro pelo Painel de Controle.
  • Notificações - Comunicação entre a Honda e o cliente.
  • Agendamento de serviços - Possibilidade de agendar revisões na concessionária de preferência do usuário.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é gratuito: basta baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso aos serviços de diagnóstico, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24 horas, viagens, manual do veículo e agendamento de revisão. 

Já o pacote Plus futuramente será pago e dará acesso a todas as funcionalidades, adicionando notificação automática de colisão, alarme de segurança, rastreamento em tempo real, controles remotos, localização veicular, comandos de voz e painel de controle. Durante o primeiro ano de utilização do Civic, o Pacote Plus será gratuito.

As cores disponíveis para o Civic Híbrido são: Branco Topázio (perolizada), Preto Cristal (perolizada), Cinza Basalto (metálica) e Prata Platinum (metálica). O interior traz acabamento em cinza claro nos bancos e forros de porta quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais tonalidades de carroceria, o acabamento interno será na cor preta.

O Civic Híbrido tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. Já o conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160 mil quilômetros.


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