As novidades aguardadas para o ano de 2023!

Texto e edição de imagens | Júlio Max
Fotos | Divulgação 

O ano de 2023 será badalado de lançamentos automotivos no Brasil em praticamente todos os segmentos existentes. Desde a classe dos hatches de entrada até o nicho de SUVs elétricos de grande porte, passando pela categoria dos sedãs médios e das picapes, estarão disponíveis novidades dos mais variados tipos. Quem sabe, um destes carros pode até ir parar na sua garagem...?

Audi 

Cada vez mais focada nos modelos eletrificados, a Audi deverá oferecer em nosso País o Q4, uma opção mais em conta e mais compacta em relação à linha e-tron atualmente oferecida. Flagrado em testes no Brasil em 2022, o Q4 e-tron utiliza a mesma plataforma modular MEB também aproveitada pelo Volkswagen ID.4 - outro elétrico que está sendo considerado para comercialização no nosso mercado. Com 4,59 metros de comprimento, o modelo da Audi possui as carrocerias SUV (foto acima), que pode receber cargas de até 125 kW em corrente DC, e Sportback (SUV-Coupé com capacidade de ser carregado em estações de até 270 kW, em corrente contínua).

Já a linha de utilitários elétricos e-tron, que agora se chama Q8 e-tron para melhor estabelecer uma hierarquia entre os modelos elétricos da marca, passou por uma repaginação para proporcionar maior autonomia. As novidades chegam acompanhadas de discretos retoques visuais. As versões comercializadas no Brasil devem permanecer as mesmas, sendo que o e-tron S Sportback, modelo com três motores elétricos, agora atende pelo nome SQ8 e-tron quattro Sportback (foto acima). Com 370 kW de potência (equivalentes a 503 cavalos), ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, atinge os 210 km/h e tem autonomia de 513 quilômetros, conforme o ciclo de rodagem WLTP. O Q8 e-tron é também o primeiro carro da Audi a adotar o novo estilo das quatro argolas, sem cromados e menos tridimensional.

A Audi também deverá disponibilizar em breve no Brasil o RS3, que possui as opções de carroceria Sportback e Sedan. Os modelos suprem a atual falta de representantes da sigla Renn Sport no Brasil: apenas o sedã RS5 Sportback, a station wagon RS6 Avant e o sedã elétrico RS e-tron GT estão atualmente em catálogo. A dupla traz o motor 2.5 TFSI de cinco cilindros com 400 horsepower. Ainda este ano, a linha A3 vai passar por uma leve reestilização de meio-ciclo de geração na Europa. As novidades deverão chegar ao Brasil logo em seguida, já que os modelos são importados da Hungria.

BMW 

A terceira geração do X1 começa a ser fabricada em Araquari (Santa Catarina). O iX1, elétrico, também será vendido (porém virá importado). O novo SUV, cuja geração é conhecida pelo código U11 e é baseada na plataforma de veículos compactos UKL2, ficou ligeiramente maior em todas as dimensões externas: comprimento (4,50 metros), distância entre-eixos (2,69 m), largura (1,845 m) e altura (1,64 m). Entre as novidades do modelo estão a presença de telas maiores para o quadro de instrumentos (10,25 polegadas) e para o sistema multimídia (10,7 polegadas).

O sedã de luxo Série 7, agora em sua sétima geração, chega ao Brasil na sua variação elétrica (i7). A frente do novo Série 7 traz conjunto óptico dividido em duas partes. Acima estão as luzes de condução diurna de LED, que opcionalmente podem ser de cristais Swarovski. Mais abaixo estão os faróis principais "Matrix". No i7, a grade frontal possui bordas iluminadas. Na traseira, as lanternas foram remodeladas e divididas em duas seções uniformes. Nas laterais, o sedã se destaca pelas maçanetas embutidas na carroceria, como no elétrico iX, e pelas rodas redesenhadas de 20 polegadas. O painel é dominado por duas telas, uma de 12,3 polegadas, que exibe as informações do quadro de instrumentos, e outra de 14,9 polegadas para o sistema multimídia, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sedã traz revestimentos em couro Merino da cabine, sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins e cristais nos comandos elétricos dos bancos, na alavanca de câmbio e em controles físicos da central multimídia.

O novo M2, de visual polêmico, também está confirmado para este ano. O superesportivo remonta a uma linhagem de esportivos compactos iniciada em 1973 com a chegada do BMW 2002 turbo. A nova geração traz motor 3.0 Biturbo de seis cilindros em linha com 460 cavalos aliado ao câmbio automático Steptronic de 8  marchas com Drivelogic. A tração é enviada para as rodas traseiras. O conjunto acelera o coupé de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A distribuição de peso da carroceria é de 50:50 entre os dois eixos.

A lista de novidades da marca bávara para o Brasil também inclui o X7 reestilizado. O SUV de grande porte teve suas principais modificações concentradas na parte dianteira, com conjunto ótico desmembrado em duas partes, grade dianteira ampliada e para-choque com linhas mais angulosas. No interior, as telas do quadro de instrumentos e do sistema multimídia passam a estar integradas.

BYD

A marca cujas iniciais são referência à frase "Build Your Dreams" estabeleceu uma linhagem de quatro automóveis de passeio ao longo do ano de 2022 (fora os modelos corporativos), e, em 2023, também passa a atuar em segmentos mais populares. O hatchback Dolphin e o sedã Qin Plus, ambos elétricos, deverão ser os próximos lançamentos da marca para o Brasil.

CAOA Chery 

É certa a vinda da linha Omoda de utilitários, com design mais ousado. O primeiro desta linhagem será o Omoda 5, cujo nome junta o "O" (simbologia de algo completamente novo, conforme sugerido pela Chery) com a palavra "moda", que possui o mesmo significado que conhecemos. No Brasil, o modelo deverá ser vendido com conjunto mecânico híbrido, aliando o motor 1.6 Turbo de quatro cilindros a um propulsor elétrico. Em termos de dimensões, o Omoda 5 é maior do que o Tiggo 5x e menor que o Tiggo 7.

Ao longo do ano de 2023, os modelos da marca lançados antes da eletrificação da gama de modelos, como o primeiro Tiggo 8 e as versões de entrada do Arrizo 6 e do Tiggo 5x, deixarão de ser oferecidos.

Citroën

Depois de anos sem novidades, a Citroën está desenvolvendo novos produtos a partir da plataforma EMP2 do Citroën C3. E, em 2023, novos produtos estão a caminho. O primeiro deles é um crossover derivado do próprio C3, flagrado na Índia, com visual externo mais parrudo (seguindo a temática de linhas retas já incorporada pelo hatch) e traseira alongada, permitindo carregar sete passageiros - na medida para rivalizar com a Spin. A minivan da Chevrolet, aliás, já roda com camuflagem pelo Brasil, indicando que novidades estão a caminho. 

O segundo fruto é um sedan compacto premium, que será bem diferente do C3 em termos de estilo e deverá ter porte semelhante ao do Volkswagen Virtus. Este modelo já roda em testes no Brasil, mas há poucos indicativos de que seu lançamento ocorra ainda este ano e de como será sua verdadeira aparência.

Por fim, também são fortes os rumores de que o C3 terá a sua versão elétrica em breve. A plataforma EMP2 já foi concebida para atender tanto a veículos com motor a combustão quanto aos recarregáveis na tomada (os Peugeot e-208 GT e e-2008 GT são exemplos disso). Há, inclusive, a possibilidade de que o C3 elétrico venha a ser montado em Porto Real (RJ), onde são fabricadas as demais versões. Mercadologicamente, o C3 elétrico (que poderá se chamar Ë-C3) estaria acima dos subcompactos Renault Kwid E-Tech e JAC E-JS1, mas abaixo do e-208 GT.

Chevrolet

A nova geração da Montana finalmente chega às concessionárias a partir de fevereiro deste ano. A picape, que foi apresentada em dezembro e teve seu lote de pré-venda aberto ao público em geral, retoma o nome da utilitária derivada do Corsa (entre 2003 e 2010) e do Agile (entre 2010 e 2021). Ela estreia com motor 1.2 Turbo de 132 cavalos e opção de câmbio manual ou automático, a depender da versão. A pré-venda das versões LTZ e Premier iniciou no mês passado, mas ainda estão por vir mais duas opções: a 1.2 Turbo com câmbio manual de 6 velocidades e a LT, opção mais acessível com a transmissão automática de 6 marchas.

Outra novidade já confirmada é a picape grande Silverado, que chega ao segundo semestre de 2023 importada dos Estados Unidos. Ainda não se sabe em que versão virá a grandalhona (há várias dimensões de carroceria, como 1500, 2500 e 3500, fora as opções que abrangem desde o trabalho pesado até versões luxuosas e de apelo off-road), mas a tendência é que, no Brasil, ela traga pacote completo de equipamentos.

A marca também promete uma nova versão da S10 para 2023. Por enquanto, ainda não há pistas sobre as características desta opção adicional da gama. Poderá ser uma versão aventureira mais completa do que a atual Z71 (cujo pacote de equipamentos é baseado na S10 LT), seguindo a esteira do que outras marcas, como Ford (Ranger FX4) e Nissan (Frontier PRO-4X), já fizeram. A nova geração da S10, no entanto, ficará para mais tarde.

No final do ano passado, a Chevrolet havia prometido uma "ofensiva" de SUVs elétricos, que contaria com os modelos Bolt EUV, Equinox EV e Blazer EV. Porém, somente o Bolt EUV deverá ganhar as ruas do nosso País este ano, enquanto os demais modelos vão ficar para 2024. Mais parruda, a carroceria do Bolt EUV é exclusiva na comparação com o monovolume Bolt EV já comercializado no Brasil, e está ampliada em todas as direções: altura, largura, comprimento e distância entre-eixos. Já o interior reaproveita equipamentos e o painel do modelo EV (apenas o volante do EUV é exclusivo). O motor elétrico e o conjunto de baterias são igualmente compartilhados entre os modelos.

A minivan Spin circula camuflada em testes, com mais disfarces na parte dianteira. O monovolume terá modificações visuais (com linhas dianteiras inspiradas na Montana), complementos na lista de itens de segurança e motor Turbo - mais eficiente do que o antiquado 1.8 aspirado, que já atingiu seu limite evolutivo em termos de eficiência nos gastos de combustível. A plataforma da minivan (GSV/Gamma II) continua a mesma, e a lateral irá conservar os formatos de portas e janelas.

Exeed

A divisão de luxo da Chery se estabelecerá no Brasil de forma independente em relação ao grupo CAOA, já possui suas redes sociais brasileiras, mas até agora não confirmou produtos para nosso mercado. A tendência é que a marca invista inicialmente no setor dos SUVs premium, a começar pelo modelo TXL (foto acima).

Fiat

Depois do Pulse Abarth, o Fastback Abarth será o próximo modelo com a grife do escorpião. Em relação à versão Limited Edition, motor (1.3 Turbo de 185 cavalos) e câmbio (automático com conversor de torque e 6 marchas) serão mantidos, mas haverá modificações no conjunto de suspensão, na calibração da direção, no conjunto de freios, no escape e no visual, que passa a ser mais chamativo e esportivo. 

Outra novidade nervosa cotada para ser vendida no Brasil neste ano é o 500 Abarth, já apresentado ao mercado europeu em novembro de 2022. Com sua performance entregue de forma instantânea, o Abarth 500e chega a ser mais veloz nas acelerações e tempos de volta em comparação com o Abarth 695. A força entregue é de 113,7 kW (equivalentes a 155 HP) e 24 kgfm de torque. Assim, o hot-hatch acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. É possível escolher entre os modos de condução Turismo (limita a força máxima e é indicado para passeios), Scorpion Street (libera toda a força do carro e torna a frenagem regenerativa mais intensa) e Scorpion Track (o modo de maior performance).

O Argo CVT já está pronto - só está aguardando o momento oportuno para chegar ao mercado. Seu irmão sedã, o Cronos, já havia recebido a opção da transmissão automática CVT aliada ao motor 1.3 Firefly aspirado, porém o hatch ainda não havia estreado este câmbio para que mais exemplares do Pulse (que dá mais lucro para a Fiat) pudessem ser produzidas com esta transmissão. Quando o Argo com câmbio automático estrear, ele deverá estar presente nas versões 1.3 Drive e 1.3 Trekking. Assim como no Cronos, uma plaqueta com a identificação "AT" permite reconhecer o modelo com este tipo de transmissão.

No início deste ano, o Ducato finalmente passa pela reestilização que recebeu em outros países em 2021 (quando recebemos a terceira geração do utilitário no Brasil, em janeiro de 2018, ele tinha a cara do Ducato europeu de 2006). Descompassos à parte, o modelo (que possui carrocerias furgão, chassi ou para transportar passageiros) passa a trazer faróis mais retilíneos, novo capô e para-choque dianteiro redesenhado, com grade dianteira trapezoidal. O novo Ducato abandona o logo da marca com escudo cromado e fundo vermelho para adotar o nome "Fiat" em maiúsculas.

Para tentar conter o esperado sucesso da Chevrolet Montana, a Strada será equipada com o motor 1.0 Turbo Flex já utilizado em versões do Pulse e do Fastback. Como este ainda é o terceiro ano de mercado da picape, a novidade técnica dificilmente virá acompanhada de modificações mais profundas no visual.

Por fim, a Fiat já confirmou que, no segundo semestre de 2023, chega ao mercado a sua picape média, baseada na Peugeot Landtrek. Ainda são mistério o nome da picape e as modificações pelas quais ela vai passar, mas, a julgar pela camuflagem relativamente leve utilizada nos protótipos de teste, poderemos esperar por algo similar a um "rebadge", assim como o furgão Scudo é basicamente um Peugeot Expert ou um Citroën Jumpy com o logo da Fiat. Com dimensões parelhas às da Toyota Hilux e construída sobre chassi, a Landtrek é parente da Kaicene F70, picape da Changan. Para o Brasil, é certo que a picape terá o motor Turbo Diesel.

Ford

O ano de 2023 será bem movimentado para a marca do oval azul: ao todo, foram prometidos dez lançamentos ao longo dos próximos doze meses. A nova geração da picape média Ranger será a principal novidade da Ford para o ano que está começando. Fabricada na Argentina e flagrada em testes há tempos, a nova Ranger começa a ser produzida dentro de poucos meses. Trata-se de sua remodelação mais profunda desde 2012. Sua plataforma "T6.2" é uma evolução em relação ao modelo anterior. 

Outra novidade já confirmada é a picape de grande porte F-150, que virá importada ainda no começo de 2023. Existem diversas versões e tipos de carroceria deste produto nos Estados Unidos. Para o Brasil, virá a F-150 de cabine dupla. A versão exposta na edição passada da Agrishow (Lariat FX4, na foto acima) tem boas chances de ser a escolhida para o nosso mercado.

O Equator Sport roda camuflado em testes e sepultará o mal-sucedido Territory, que, dentro da linha Ford, só não vendeu menos do que o Mustang ao longo do ano de 2022. Derivado do Equator, um utilitário com três fileiras de bancos, o Equator Sport traz cinco lugares e é 27 centímetros mais curto, mas mantém o visual ousado e o interior mais moderno. Por ora, o nome "Equator Sport" é utilizado apenas para o mercado chinês; para os mercados de exportação, seu batismo é Territory.

A Maverick Hybrid já está confirmada para ser vendida no Brasil no primeiro trimestre de 2023. Tudo indica que ela será a primeira picape híbrida do País. A versão Hybrid da Maverick, que não é recarregável na tomada, possui um motor 2.5 Duratec de quatro cilindros a gasolina com ciclo Atkinson, que sozinho rende 194 cavalos e 21,4 kgfm de torque. Ele opera junto com o propulsor elétrico síncrono, que fornece 23,9 kgfm. Nela, o câmbio é o e-CVT, que mantém o seletor giratório no console dianteiro, e a tração é dianteira. 

No lugar do conta-giros, a picape traz um indicador de consumo de energia elétrica com uma faixa verde que indica que está havendo recarga. A promessa é de que a autonomia supere os 800 quilômetros. A Maverick híbrida não conta com o pacote FX4 da versão com motor 2.0 EcoBoost a gasolina, mas conserva o padrão de equipamentos conhecido da versão Lariat.

2023 também será (finalmente) o ano do início da importação do Mustang Mach-E, SUV elétrico que acumulou tantos pedidos na América do Norte que teve as vendas temporariamente suspensas. O modelo é oferecido em diversas versões no mercado norte-americano e pode ser conduzido com tração apenas nas rodas traseiras ou integral. Segundo a Ford, o modelo acelera de 0 a 60 mph (96 km/h) em 4,8 segundos. Entre outros destaques, o Mustang Mach-E Premium conta com teto panorâmico de vidro, rodas de 19 polegadas, câmeras de visão em 360 graus em torno da carroceria, sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e o assistente de condução autônoma BlueCruise, que permite que o motorista tire as mãos do volante e o carro freie, acelere e faça curvas sozinho, mas o condutor deve permanecer fazendo contato visual com a câmera infravermelha deste assistente.


Na linha Transit, três novidades estão confirmadas para este ano. Primeiramente, chegam as novas versões com câmbio automático (no primeiro semestre de 2023). A transmissão estará disponível para os modelos Minibus, para 15 ou 18 passageiros, e Furgão Longo (sem vidros laterais e traseiros), com capacidade volumétrica de carga de 12,4 m³. 


Em seguida, a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg ou 4.700 kg de Peso Bruto Total e capacidade de carga de até 2.600 quilos. Por fim, a van elétrica E-Transit será oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga. Conforme a Ford, sua autonomia é de 317 quilômetros (no ciclo de rodagem WLTP).

Quando a Ford anunciou seus dez lançamentos para o Brasil, em dezembro, sete modelos foram revelados em imagens descobertas (nova Ranger, Maverick Hybrid, Mustang Mach-E, F-150, Transit automática, Transit Chassi e E-Transit), deixando outros três veículos em mistério. O modelo ao centro é o novo Territory. À esquerda aparece o Bronco Sport: ele pode estrear no Brasil a motorização 1.5 ou passar a ser oferecido na versão Heritage Edition, apresentada há alguns meses nos Estados Unidos. Por fim, o veículo da direita, evidentemente uma picape, tem boas chances de ser a Ranger Raptor (ela, porém, deverá chegar depois das demais versões). A nova geração do Mustang, que começa a ser produzida nos Estados Unidos em meados deste ano, só chega ao Brasil em 2024.

Great Wall

A estreia da marca no Brasil se dará com o utilitário Haval H6 GT (modelo SUV-Coupé), em março deste ano. O modelo passou por modificações especialmente para o mercado nacional, e virá com conjunto mecânico híbrido plug-in compatível com carregadores rápidos. O H6 GT combina o motor 1.5 Turbo com injeção direta de gasolina a dois motores elétricos síncronos, resultando em uma força combinada de 393 cavalos e 77,7 kgfm de torque, permitindo ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. O SUV-Coupé possui dianteira totalmente diferente do Haval H6, que chega ao nosso País na sequência.

Em seguida, chega o Haval H6 SUV, já apresentado a parte da imprensa especializada. Ambos deverão entrar no período de pré-venda a partir de fevereiro deste ano e oferecerem 5 anos de garantia. O H6 SUV terá versões mais em conta, incluindo uma alternativa híbrida com apenas um motor elétrico, enquanto sua versão Premium terá o mesmo conjunto mecânico do H6 GT. Além das concessionárias já credenciadas, a Great Wall vai estabelecer showrooms de seus modelos em shoppings centers. 

Honda 

A marca japonesa confirmou quatro lançamentos para este ano. O novo Civic híbrido, que inicialmente estava previsto para o último trimestre de 2022, acabou tendo sua estreia adiada, mas a décima-primeira geração do sedã virá importado da Tailândia já em janeiro. Segundo a Honda, o motor 2.0 aspirado a gasolina com injeção direta de combustível e ciclo de funcionamento Atkinson recebeu melhorias técnicas que lhe garantem o índice de eficiência térmica de 41%. Este propulsor trabalha junto com outros dois motores elétricos e uma bateria de íon-lítio. O câmbio é o automático continuamente variável e-CVT.

Outro modelo confirmado é o Civic Type R, que chega ao Brasil ainda no primeiro semestre, travando uma batalha de alto nível com o Toyota Corolla GR Hatch, também confirmado para o mercado nacional. O modelo da Honda, que virá importado do Japão, cravou em março deste ano o recorde de tempo de volta (2min23s12) entre carros com tração dianteira no autódromo de Suzuka. Esta é a sexta geração do Type R (o primeiro modelo estreou em 1997), que traz o motor 2.0 Turbo de 4 cilindros com rendimento de 320 cavalos. O câmbio é manual, de seis marchas.

O ZR-V virá no segundo semestre do ano, ocupando o nicho de mercado acima do HR-V e querendo briga com o Toyota Corolla Cross. Ele utiliza a mesma plataforma da 11ª geração do Civic, tem porte maior do que o do HR-V e é menor que o CR-V, com 4,57 metros de comprimento, 1,84 m de largura e distância entre-eixos de 2,65 metros. O ZR-V, cujo nome significa Z Runabout Vehicle (uma referência à "geração Z" da sociedade), virá importado do México.

O CR-V chega no segundo semestre de 2023 em nova geração e, pela primeira vez, com conjunto mecânico híbrido. Baseado na plataforma modular Honda Architecture (a mesma do novo Civic e do ZR-V), o SUV também foi totalmente reformulado em relação à sua geração anterior e conta com o conjunto mecânico híbrido e:HEV, composto pelo mesmo motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros e ciclo Atkinson do Civic e:HEV aliado ao conjunto mecânico elétrico e à transmissão e-CVT. No Brasil, seu principal rival será o Toyota RAV4, que também é híbrido.

Hyundai

A CAOA, que continua a ter a representação da Hyundai no Brasil, ainda se mostra vacilante quanto à introdução de novos modelos em nosso mercado. O Tucson de terceira geração, que conhecemos desde 2016 passará por sua primeira reestilização, que outros mercados pelo mundo receberam em 2018. Serão mudanças tímidas, que envolvem o design dos para-choques, da grade dianteira e das rodas. Internamente, o painel passa por um redesenho para acomodar a tela do sistema multimídia na parte superior, saltada. Vale dizer que, desde 2020, outros países já contam com a quarta geração do Tucson, completamente remodelada.  

Circula camuflado em testes o Kona, outro velho conhecido em mercados internacionais. No Brasil, são grandes as possibilidades deste crossover ser importado somente em sua versão elétrica. Vale dizer que o Kona recentemente mudou de geração na Europa e, portanto, pode ser outra "novidade defasada" para nosso mercado.

Com Creta e linha HB20 reestilizadas há pouco tempo, a divisão HMB de modelos fabricados em Piracicaba (SP) não deverá ter grandes novidades para 2023 - a não ser a inclusão de novas versões no catálogo. 

Jeep

Na linhagem da Jeep, sente-se a falta de uma versão acima da Longitude e abaixo dos modelos S e Trailhawk no portfólio, com mais equipamentos, porém mantendo o câmbio de seis marchas e a tração dianteira. Esta versão, que deverá se chamar Limited, está pronta para estrear a qualquer momento, mas deverá surgir apenas quando o Renegade precisar de um gás adicional para manter seu ritmo de vendas. Por enquanto, as filas de espera por um Jeep estão significativamente extensas.

O Grand Cherokee finalmente estreia em nosso mercado, agora em sua quinta geração, e vai complementar o portfólio de veículos híbridos plug-in da marca, que hoje tem o Compass 4xe como único representante. No Brasil, o SUV de grande porte deverá ser vendido na carroceria "curta" para 5 ocupantes (nos mercados norte-americanos há a carroceria L, com três fileiras de bancos) e na versão Limited, com motor 2.0 a gasolina auxiliado pelo propulsor elétrico que alimenta a bateria de íon-lítio de 17 kWh.

Kia

Já disponibilizado para testes a parte da imprensa especializada, o crossover elétrico EV6 deve começar a ser vendido no Brasil em 2023. Para nosso mercado, o modelo deve ser oferecido na versão GT Line, com um motor elétrico que traciona as rodas traseiras e entrega o equivalente a 229 cavalos e 35,7 kgfm de torque. Com visual ousado e interior dominado pelas duas telas unidas entre si que exibem os instrumentos e as funcionalidades do sistema multimídia, o EV6 está em fase final de homologação para o nosso mercado.

Mercedes-Benz

O BMW M3 não terá mais vida fácil no Brasil com a chegada do sedã esportivo AMG C 63 S E Performance, com motor 2.0 Turbo de quatro cilindros combinado a um propulsor elétrico. É a primeira vez que o sedã mais esportivo da linhagem Classe C é um híbrido plug-in. O rendimento combinado dos propulsores é de 680 cavalos e 104 kgfm de torque. Assim, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos.


O elétrico EQS SUV também está de malas prontas para o nosso mercado. Depois de EQS Sedan, EQA, EQB e EQE, este utilitário assume um papel semelhante ao do modelo GLS dentro da linhagem de modelos totalmente elétricos da Mercedes-Benz. Fabricado nos Estados Unidos e com opção de 5 ou 7 lugares, ele pode rodar até 660 quilômetros com uma carga, conforme o ciclo de rodagem WLTP. Sua carroceria possui 5,12 metros de comprimento por 1,96 m de largura e 1,72 metro de altura.

Nissan

A nova geração do sedan médio Sentra será a primeira novidade da marca para o ano de 2023, e chega no final de janeiro. O modelo retorna ao Brasil depois de dois anos, agora em nova geração. O sedã chegou a ser apresentado em um evento sobre investimentos futuros da Nissan em sua versão SR, com a carroceria na cor laranja contrastando com teto e capas dos retrovisores em preto. Remodelado por completo em relação ao modelo anterior, o Sentra traz faróis mais delgados, com LEDs e projetores, que são integrados à grade dianteira ao estilo "V-Motion" com aberturas hexagonais, que está maior e é circundada por duas molduras: uma cromada e outra na cor preta. As aberturas inferiores dianteiras, aliás, podem se abrir ou fechar conforme a necessidade de admissão de ar para o motor. Os alojamentos para os faróis de neblina também ficaram mais agressivos.

O interior do Sentra também incorporou formas mais fluidas e radicais em relação à geração anterior. O volante passa a ser semelhante ao do Kicks e Versa, com aletas para trocas de marcha sequenciais. O quadro de instrumentos lembra muito o da Frontier, e mescla informações digitais e analógicas. A tela colorida do computador de bordo ficou maior em relação à geração anterior (cresceu de 5 para 7 polegadas). Já a tela sensível ao toque de 8 polegadas do sistema multimídia, antes embutida no centro do painel, passa a ficar saltada e assume posição de destaque.

O Sentra vendido no Brasil conta com o motor 2.0 aspirado com injeção direta de combustível e rendimento de 147 cavalos. O câmbio automático continuamente variável (XTronic CVT) passa a contar com a função D-Step, que acentua a sensação das mudanças de marcha. O sedã também dispõe de direção elétrica de duplo pinhão e suspensão independente nas quatro rodas.

O Versa reestilizado ainda não tem data exata para chegar, mas também está na fila das novidades. Apresentado inicialmente nos Estados Unidos, o sedã será lançado em seguida no México (onde é fabricado) para, por fim, começar a ser vendido no Brasil. O modelo estreia uma nova grade frontal, com aberturas horizontais, e para-choque dianteiro redesenhado. Além disso, o console central com apoio de braço integrado passa a ser similar ao do Kicks nacional e também há a perspectiva de que venham novos equipamentos, a depender da versão.

O crossover elétrico Ariya é outro modelo com boas chances de ser comercializado em nosso País. Sua vinda vem sendo requisitada por concessionários nacionais da marca, mas esbarra na grande demanda que o modelo está tendo em mercados internacionais.

Também está confirmado que pelo menos um modelo da Nissan será oferecido com o conjunto híbrido e-Power. A dúvida recai sobre o veículo que seria responsável por inaugurar no Brasil o conceito de motor a combustão que gera energia para o conjunto elétrico. No México, por exemplo, o escolhido foi o Kicks e-Power. No Brasil, um forte candidato é o SUV médio X-Trail, que recentemente estreou nova geração e poderá rivalizar com Toyota RAV4 e Honda CR-V.

Peugeot

Depois do motor 1.0 Firefly aspirado passar a equipar as versões Like e Style do 208, a Stellantis trabalha para substituir o motor 1.6 aspirado das opções mais completas. Em seu lugar, irá estrear o 1.0 Turbo já utilizado em versões do Fastback e do Pulse, aliado ao câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. 

Avalia-se, também, a produção da segunda geração do 2008 em El Palomar, na Argentina, junto com o 208. Os modelos compartilham a plataforma e alguns componentes entre si, mas o 2008 exigiria modificações para a fabricação regional. Há a possibilidade do SUV já chegar ao mercado brasileiro com a reestilização de meio-ciclo de geração, ainda não revelada na Europa, mas que está a caminho (lá, a segunda geração existe desde 2019).

RAM

No ano passado, a marca de picapes grandes da Stellantis teve sucesso com a RAM 3500 e a picape Classic, que chegou nas versões Laramie e Night Edition. Para colocar o público-alvo da Ford F-150 e da Chevrolet Silverado em um dilema, ainda existe uma carta na manga: a RAM 1500 Limited, com visual mais urbano em relação à Rebel vendida no Brasil desde 2021. Está em desenvolvimento uma picape monobloco maior que a Toro que deverá ser o menor modelo do portfólio da RAM, mas este provavelmente será um lançamento para 2024.

Renault

O Mégane E-Tech está confirmado para ser oferecido em nosso País no segundo trimestre de 2023. O crossover com dimensões de carroceria comparáveis às do Captur, contando com distância entre-eixos maior (2,70 metros), apesar do comprimento menor (4,21 m). O estilo de linhas ousadas já incorpora o novo símbolo da Renault e se destaca por detalhes como as maçanetas externas embutidas e o esquema de pintura da carroceria em dois tons. O Mégane E-Tech possui um conjunto elétrico de 60 kWh para autonomia de até 470 km, com motor entregando o equivalente a 218 cv e 30,6 kgfm, força que o leva de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. 

Outras novidades elétricas já confirmadas pela Renault são os comerciais leves Master E-Tech e Kangoo E-Tech. O Master elétrico deveria ter chegado ainda no segundo semestre de 2022, mas só chega ao mercado este ano, com autonomia de 200 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP. A capacidade de carga é de até 13 m³.


Já o Renault Kangoo Van E-Tech pertence à nova e terceira geração do utilitário multiuso, que já estava disponível no Brasil em sua versão Z.E. Maxi de segunda geração. Entre as inovações estão a porta lateral do tipo "Open Sésam", que elimina a coluna central junto da porta dianteira do passageiro e permite um vão interno livre de até três metros. O novo modelo possui uma capacidade de carga de até 4,3 m³ e 800 quilos. Com um motor que rende o equivalente a 120 cavalos, o Kangoo Van E-Tech oferece uma autonomia de até 300 quilômetros no ciclo WLTP.


Além do Kangoo elétrico, também será vendido no Brasil o Kangoo com motor 1.6 a combustão. Apesar dos nomes idênticos, tratam-se de modelos completamente diferentes. O Kangoo elétrico é feito em Maubeuge (França) e se baseia na nova plataforma CMF-CD. Já o Kangoo 1.6 é uma variação do Dacia Dokker, com produção na Argentina. No país dos hermanos, o Kangoo é produzido nas configurações furgão ou para passageiros - no caso desta última, há inclusive uma versão Stepway.


Ainda no segmento de utilitários, a Renault poderá lançar no Brasil o Kwid E-Tech Cargo, já homologado para nosso mercado no ano passado. Este modelo abre mão do banco traseiro para ter uma área de carga de 1100 litros, com carga útil de 325 quilos. Uma parede gradeada divide a área entre a cabine para duas pessoas e o habitáculo de bagagem. Na Europa, o modelo Cargo é mais simples que o E-Tech conhecido no Brasil, e abre mão de central multimídia, das áreas em material sintético nos bancos e da pintura nas maçanetas, nas capas dos retrovisores e nos frisos dos forros de porta. Com essa simplificação, poderá também ter um preço menor por aqui. 

Existem chances de chegar ao mercado em 2023 o novo SUV compacto da marca, desenvolvido com base na plataforma modular CMF, por enquanto sem nome definido. O modelo será rival direto do Fiat Pulse e também contará com motor 1.0 Turbo TCe. O ângulo lateral lembra muito o da atual geração do Dacia Stepway (foto acima), mas frente e traseira serão exclusivos. Seu conjunto óptico dianteiro será desmembrado em duas partes, com luzes de posição na parte superior e a iluminação principal logo abaixo. Já a traseira terá lanternas que se infiltram pela tampa do porta-malas e a placa instalada nesta mesma abertura, acima do para-choque.

Toyota

Confirmado para nosso País, o hatchback Corolla GR irá travar uma batalha de alto nível com o Honda Civic Type R. O modelo preparado pela divisão esportiva Gazoo Racing terá motor 1.6 Turbo de três cilindros com 304 cavalos, tração nas quatro rodas e câmbio manual de 6 marchas.

Já o Corolla sedã passará por uma leve reestilização de meio-ciclo de geração. A própria Toyota chegou a confirmar, em comunicado à imprensa, que está executando investimentos na fábrica de Indaiatuba (SP) para viabilizar a produção do modelo com as alterações. Por fora, as mudanças são muito sutis e incluem grade frontal redesenhada e novas rodas. Já a parte interna passa a ter telas maiores para o quadro de instrumentos e o sistema multimídia; além disso, novos itens, como as saídas de ar para o banco traseiro, passam a estar disponíveis. 

Volkswagen 

A linha Polo finalmente passa a ter a versão de entrada Track, cuja pré-venda iniciou em novembro. Produzido em Taubaté (SP), o novo modelo ocupa o lugar que era do Gol na linha de produção. O Polo Track traz o motor 1.0 MPI aspirado de três cilindros, com 75 cavalos com gasolina e 84 cavalos com etanol, e o câmbio manual de 5 marchas. Seu visual possui simplificações em relação ao Polo MPI, com rodas fixadas por apenas quatro parafusos ao invés dos cinco habituais, calotas escurecidas e ausência de pintura nas capas dos retrovisores e maçanetas externas. 

Os faróis Full LED saem e dão lugar a luzes halógenas tradicionais. Além disso, os para-choques trazem estilo diferenciado para esta versão. No interior, os revestimentos dos bancos são específicos do Track e não há opção de central multimídia (o rádio Media Plus, que é oferecido como opcional em um pacote que inclui computador de bordo e volante multifuncional, ocupa seu espaço). O Polo Track, no entanto, mantém direção elétrica, ar-condicionado, travas/vidros dianteiros elétricos, 4 airbags, controles de tração/estabilidade e fixações para cadeirinhas infantis.

O Virtus também está na esteira de novidades prontas para a estreia em nosso País. Nesta reestilização, as novidades incluem o estilo dos faróis, da grade dianteira, dos para-choques, da logotipia e das lanternas. Internamente, o sedã passa pelas mesmas modificações aplicadas ao Polo 2023, recebendo novo volante, faixas mais vastas de revestimento das portas dianteiras e novos itens, como carregador de celular por indução e entradas USB do tipo C. Aliás, o Virtus também vai acompanhar o downgrade técnico do hatch: sai o motor 1.0 "200 TSI", entra o 1.0 "170 TSI", acompanhado da transmissão automática e do conjunto de freios a disco no eixo dianteiro e a tambor atrás. Ao menos por enquanto, não existem sinais de que a Volkswagen oferecerá um Virtus barateado, seguindo a trilha do Polo Track, para suprir os consumidores órfãos do Voyage.

O elétrico ID.4 tem boas chances de ser o primeiro automóvel totalmente elétrico oferecido pela Volkswagen no Brasil. Já exibido em vários eventos pelo País e disponibilizado para test-drive durante o Electric Experience do Motor Park em novembro do ano passado, este modelo possui melhores credenciais para justificar seu (presumido) preço elevado do que o hatch ID.3. Se vier, será um bom rival para o Mégane E-Tech. A "Kombi elétrica" - ou melhor, ID. Buzz - também chegou a ser apresentada em eventos durante o ano passado, inclusive no Rock In Rio, mas sua aceitação ainda está sendo avaliada. Existe a possibilidade de que ela só venha após a chegada de sua configuração para sete ocupantes. 

Polo e Virtus manterão as versões esportivas GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cavalos. A Volkswagen, aliás, já antecipou que o GTS terá iluminação I.Q. Light, com dois canhões de luz aliados a duas molduras de luzes diurnas em LED. O conjunto de luzes matriciais usa informações captadas pela câmera atrás do retrovisor e do sensor embutido no emblema no para-choque dianteiro para oferecer recursos como o Front Lightning Assistant, que ajusta o farol alto de acordo com a detecção de veículos a frente ou no outro sentido, apagando e acendendo os diferentes trechos de LED do IQ. Light para não ofuscar outros motoristas.

O T-Cross passa por sua primeira reestilização desde o lançamento no Brasil, em 2019. O utilitário terá leves novidades no estilo frontal e na traseira. Por dentro, o painel será reformulado para tentar sanar as críticas ao seu acabamento simplório.

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