Garagem Show Cars: Saveiro, Fusca, Chevette e Voyage reunidos!


Cada um dos quatro carros nestas imagens já foi tema de matéria no Auto REALIDADE, mas esta é a primeira vez em que eles estão todos reunidos. Admirados por onde passam, estes clássicos são os atuais integrantes da Garagem Show Cars.

Começando a falar pelo membro mais velho desta turma, o Volkswagen Fusca 1300 L de 1981 passou por uma restauração concluída há pouco mais de um ano - fizemos uma sessão de fotos com ele em maio de 2021. O besouro ganhou alguns upgrades desde então: bancos de couro, iluminação dianteira de LED, películas térmicas e aparelho de som mais moderno. 

Dos quatro carros, o Fusca é o mais indicado caso a intenção seja rodar sem pressa, por conta de seus níveis de potência e torque mais contidos. No comboio durante esta sessão de fotos, os outros três carros conseguiram andar praticamente juntos... e o besouro ficava para trás. Ele é o único a ter pedais presos ao assoalho, cuja movimentação é diferente dos demais modelos. O volante é do mesmo tipo presente no Voyage, e, por conta de suas rodas menores na comparação com os demais carros aqui reunidos, sua direção não chega a ser tão pesada, mesmo sem dispor de assistência. A alavanca de câmbio, comprida, fica ao alcance da mão direita, e os engates são secos. Um ventilador instalado abaixo do painel ajuda a refrescar a cabine.


O Chevrolet Chevette SL 1.6 1990 foi adquirido em outubro, já em estado de conservação admirável, conservando o manual do proprietário com a capa da antiga concessionária Colina Veículos, de Piracicaba (SP) e os adesivos de fábrica. A carburação do motor foi revisada recentemente. 

No Chevette, há um bom nível de conforto ao começar a rodar, mesmo que as rodas muito grandes deixem a direção mais pesada nas manobras (em movimento, ela é bem mais agradável, e o material do volante agrada ao tato). Os engates de câmbio se destacam, com o posicionamento da alavanca em posição inclinada, que permite uma boa operação. Nenhum dos carros pode ser considerado silencioso para os padrões atuais, mas o Chevette é o mais quieto.


Já o Volkswagen Voyage CL 1.8 1991 é a aquisição mais recente deste grupo, celebrada em novembro. Este carro recebeu um aparelho de rádio com mais recursos e já está com novo conjunto de rodas e pneus, detalhamento da carroceria e modificações no conjunto de suspensão.

Na condução, o Voyage é o que mais traz confortos na condução. O ar-condicionado dá conta de refrigerar a cabine e a operação de transmissão é bastante agradável, com embreagem e alavanca sendo facilmente operadas. Com sua boa disposição de torque em baixas rotações, o Voyage é um carro mais indicado para pegar a estrada.


E a Volkswagen Saveiro GTi 1994/95, incorporada à garagem em setembro, é um projeto que incorpora na picape toda a roupagem característica do hatch esportivo que marcou época. Desde a nossa matéria, ela recebeu alavanca de câmbio de engate rápido (Quick Shift), aparelho de rádio Evolve (com Bluetooth e duas entradas USB-A) e a injeção eletrônica programável Fueltech FT400, com tela colorida e interface mais moderna em relação à FT300. 

Dos quatro carros, a Saveiro é o projeto mais orientado para performance. O cheiro de álcool pode ser sentido de longe (todos os outros são movidos a gasolina), o assoalho dianteiro esquenta depois de alguns quilômetros e a direção é mais pesada que a do Voyage. Mas só ela brinda o motorista com o barulho inconfundível da turbina nas acelerações e aliviadas...


Contracenando com os modelos "quadrados" da Volkswagen, também participou desta sessão de fotos o Gol GL 1.9 Turbo 1990 "Freeza". Confira abaixo mais imagens dos carros da Garagem Show Cars!

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