Renault Mégane R.S. Ultime marca a despedida do hot-hatch

A Renault revela o Mégane R.S. Ultime, série especial que marca a despedida do hatch esportivo no mercado europeu. A primeira versão de maior performance do Mégane veio em 2003. Além de celebrar os 20 anos do modelo, a série Ultime também presta tributo à divisão Renault Sport, materializada em 1976 e que deixa de existir neste ano. A partir de agora, todos os modelos esportivos da Renault passam a ter a marca da Alpine.

Com sua primeira aparição pública no Tokyo Auto Salon, aberto no dia 13 de janeiro de 2023, o Mégane R.S. Ultime terá apenas 1976 unidades fabricadas. O hot-hatch traz adesivos no teto (nos exemplares sem teto solar), no capô, no para-choque traseiro, nos portas e nos para-lamas. A carroceria pode ter uma das seguintes cores: Preto Étoilé, Branco Nacré, Amarelo Sirius ou Laranja Tonic. O adesivo da porta direita direito traz de maneira discreta o ano de criação da Renault Sport: 1976. 

O Mégane R.S. Ultime traz para-lamas mais largos (6 cm na frente e 4,5 cm na traseira), saídas de ar laterais, faróis R.S. Vision, escape com saída central, antena shark e difusor traseiro, além de vários detalhes escurecidos, como logos, maçanetas das portas, molduras dos vidros, rodas (inclusive as capas dos parafusos), molduras dos para-lamas e a lâmina "F1" do para-choque dianteiro.

Na cabine, são de série os bancos tipo concha Recaro revestidos em Alcantara na cor preto titânio, com bordados R.S. A chave-cartão também traz adornos em formato de diamante dos adesivos da carroceria. Além das soleiras das portas, há no console, próximo da alavanca do câmbio, uma placa de metal numerada. Esta placa conta com a assinatura de Laurent Hurgon, piloto de testes do Mégane R.S.

O motor 1.8 turbo de quatro cilindros entrega 300 cavalos e está associado ao câmbio automatizado com dupla embreagem EDC e ao diferencial mecânico Torsen, que permitem ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. O modelo também traz pneus semi-slick Bridgestone Potenza S007, freios Brembo e tração nas quatro rodas 4Control.

Comentários