Maio Amarelo: atitudes prudentes no trânsito devem ser tomadas o ano inteiro


O movimento Maio Amarelo surgiu com o objetivo de promover atitudes de segurança e proteção à vida no trânsito. As ações, fáceis e simples de serem cumpridas, se tornam ainda mais importantes ao se analisar os dados registrados ao longo deste ano: entre janeiro e março de 2023, a cidade de São Paulo registrou o maior número de pessoas mortas no trânsito dos últimos sete anos. Neste período, 209 motoristas, pedestres, motociclistas ou ciclistas perderam a vida em decorrência de acidentes na capital paulista, de acordo com o banco de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), conforme a AutoInsp. Somente no primeiro dia útil de maio de 2023, foram registrados 19 acidentes apenas no período da manhã dentro da Grande São Paulo, com ao menos oito pessoas feridas, como aponta a fintech Klubi. O último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Global Status Report on Road Safety, revelou que o Brasil era o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás somente da China e da Índia (ambas são nações com populações que superam 1 bilhão de habitantes).

A fleettech Cobli traz outros dados preocupantes computados em sua plataforma os dados relacionados ao excessos de velocidade em veículos no Brasil, durante os meses de janeiro a abril de 2023. De acordo com o levantamento, foram identificados aproximadamente 100 mil comportamentos de excesso de velocidade todos os dias. Do total, 43% dos excessos de velocidade foram gravíssimos (caso em que as pessoas estavam dirigindo a pelo menos 51% acima do limite permitido pela via ou pela política da empresa). Entre os dez estados com maior incidência proporcional de excessos de velocidade, em primeiro lugar, aparece o Tocantins, seguido do Mato Grosso e da Bahia.

Com o tema "No trânsito, escolha a vida", a campanha de 2023 do Maio Amarelo se concentra em abordar as escolhas que fazemos durante a condução de veículos automotores. Hoje, existem cada vez mais tecnologias embarcadas nos automóveis para auxiliar os motoristas a evitar acidentes nas vias, ou mitigar as consequências de colisões. Entre os itens atualmente disponíveis, há sistemas de frenagem automática, alertas de colisão, sensores de ponto cego, câmeras, GPS com informações em tempo real sobre acidentes, condições de tráfego e sinalizações, além de lembretes do não-uso dos cintos de segurança.

Dados divulgados esse ano pela Polícia Rodoviária Federal revelam que 77% dos acidentes que ocorreram no primeiro trimestre de 2023 foram causados por más decisões ao volante como, por exemplo, ultrapassagens sem margem de segurança e alta velocidade. “O uso de tecnologia para diminuir acidentes no trânsito é uma das soluções mais promissoras para tornar as vias mais seguras, além, claro, da conscientização dos motoristas. Desde sistemas de monitoramento e controle de tráfego até dispositivos de segurança e assistência ao condutor, as tecnologias estão transformando a maneira como as pessoas se deslocam e podem tornar o trânsito mais seguro”, aponta Thiago Hidalgo, CEO do Consórcio 3C e um dos desenvolvedores do mobizapSP, aplicativo de transporte individual de passageiros da Prefeitura de São Paulo.

De acordo com a Allianz Partners Brasil, que realizou 1,3 milhão de assistências para veículos no ano de 2022, em 51% das vezes o socorro ocorreu em razão de panes (mecânica ou elétrica), enquanto que em cerca de 7,5% houve prestação de serviço relacionada a algum tipo de acidente com os veículos. É importante se atentar a sinais de falhas em importantes componentes do seu veículo.

A bateria, por exemplo, é um item que exige atenção. A parte superior pode conter um indicador de carga visível. A cor verde indica que a bateria está boa para uso, enquanto a preta pode sinalizar que está descarregada ou prestes a acabar. É possível fazer testes periódicos a cada revisão ou manutenção realizada no veículo para se obter um diagnóstico ainda mais preciso. A vida útil de uma bateria varia entre 18 e 36 meses.

Algumas panes ocorrem por causa de fusíveis queimados. Verifique onde fica o quadro de fusíveis do seu veículo para tentar encontrar algum componente que tenha a lanterna interna rompida ou início de derretimento. Recomenda-se que haja alguns fusíveis reservas em caso de emergência. Encaminhe o veículo a um eletricista de confiança para que possa ocorrer a verificação da parte elétrica e a identificação do problema que esteja causando a sobrecarga do fusível.

O uso do aditivo com corretas especificações no líquido de arrefecimento, bem como a verificação da válvula termostática, das mangueiras, da tampa do reservatório e do funcionamento do eletroventilador são cuidados importantes para evitar o superaquecimento do motor.

Quanto aos pneus, a Pirelli recomenda que seja feita a calibragem correta (pneus com a pressão adequada oferecem melhor aderência, reduzem o risco de aquaplanagem e ajudam a consumir menos combustível, sendo sempre importante consultar o manual do proprietário ou a etiqueta fixada no veículo para obter a pressão correta), bem como seja realizado o rodízio dos pneus (para um desgaste mais uniforme, com prolongamento sua vida útil). Também é importante se atentar à profundidade dos sulcos (pneus desgastados têm menos aderência, especialmente na chuva e em pista escorregadia: deve-se substituir os pneus se a profundidade dos sulcos estiver no limite do TWI), além de executar o alinhamento e balanceamento regular, assim como verificar os sistemas de suspensão e freios, a fim de garantir a estabilidade do veículo e a segurança em situações de emergência.

Existem também as dicas de segurança no trânsito que são sempre importantes de serem relembradas. Confira abaixo:

  1. Se consumir bebidas alcoólicas ou drogas, não dirija
  2. Use sempre o cinto de segurança desde a partida com seu automóvel
  3. Atente-se à sinalização e respeite os limites de velocidade da via
  4. Não utilize o celular enquanto estiver conduzindo
  5. Mantenha sempre a atenção aos pedestres, ciclistas e motociclistas
  6. Tenha cuidado redobrado nos cruzamentos
  7. Sinalize antes de realizar uma ação: use e abuse da seta
  8. Mantenha a distância segura do veículo da frente
  9. Dirija com tranquilidade, evite o estresse e faça pausas regulares para descanso

Comentários