Fiat Strada 2024 estreia motor 1.0 Turbo; versões Ranch e Ultra estão de cara nova

Picape mais vendida do Brasil, a Fiat Strada chega à sua linha 2024 com mudanças importantes. Desde a apresentação da segunda geração, em junho de 2020, a marca já havia feito mudanças na gama de versões da utilitária (saiu a Endurance Cabine Dupla, entrou a Ranch) e também adicionou, no fim de 2021, o câmbio automático CVT aliado ao motor 1.3 Firefly. Agora, a Strada entra para a era dos motores Turbo, aproveitando-se do conjunto mecânico já aplicado a versões dos Fiat Pulse e Fastback nos últimos anos. 

Para marcar esta nova fase, as versões Ultra e Ranch trazem visual frontal inédito. Na dianteira, a grade superior abandona as barras horizontais e possui novo formato, trazendo filete cinza na parte superior e uma barra vermelha mais abaixo na versão Ultra. O para-choque também é exclusivo, com entrada central de ar ao mesmo estilo da grade logo acima, além do elemento central em cinza-fosco e dos alojamentos mais agressivos para os faróis de neblina (que, assim como os fachos baixo e alto da iluminação principal, são de LED). Na versão Ranch, os detalhes da grade são cromados e as molduras do para-choque são prateadas.

Na lateral, a Strada Ultra traz estribos laterais e as rodas de liga leve de 16 polegadas com bordas diamantadas e parte central em cinza, calçadas com pneus Dunlop Enasave EC300+ de perfil 205/55. Já as capas dos retrovisores recebem a cor cinza anodizada. Atrás, os logotipos "Strada", "Ultra" (ao estilo da versão homônima da Toro) e "Turbo 200", todos escurecidos, identificam a versão top.

A Strada Ranch, por sua vez, traz rodas com desenho exclusivo, também de 16 polegadas, com maior área de diamantação e pneus Goodyear Wrangler Territory AT (All Terrain) 205/55. Esta versão também possui estribos laterais, mas as capas dos retrovisores são na cor da carroceria e os emblemas "Strada" e "Ranch" na traseira são cromados. Nas duas versões, os apliques plásticos dos para-lamas dianteiros passam a trazer a inscrição "Turbo".

Na parte interna, as versões Ranch e Ultra da Strada passam a ter volante semelhante ao da Fiat Toro - com aletas para trocas de marcha e aro revestido de couro que traz costuras aparentes, além de botões para operação de som, computador de bordo, telefone e modo Sport (com botão vermelho nas versões turbinadas), porém ainda desacompanhado do controlador de velocidade de cruzeiro. Nas demais versões, o volante passa a ser semelhante ao adotado no Pulse e Argo. Em opções mais completas, finalmente a picape passa a contar com insertos de couro nas portas dianteiras. As versões Ranch e Ultra trazem decorações internas distintas (a primeira alternativa conta com detalhes em marrom no painel e nos revestimentos, enquanto a segunda opção segue o estilo "all-black" com costuras vermelhas), mas ambas trazem estampas nos bancos dianteiros com o nome de cada versão e forro de teto preto. 

Com o reposicionamento do comando do acendimento da luz de neblina para a haste de seta e a nova localização do botão Sport, a parte superior do painel concentra os comandos para luz da caçamba, pisca-alerta, ativação do Traction Control + e on/off dos sensores de ré.

Como é de praxe nos carros turbinados da Fiat, a tela do computador de bordo passa a ter um visor dos percentuais de uso de potência e do turbocompressor. Cada versão também exibe o emblema de seu logotipo (Ranch ou Ultra) na animação de ignição.

O motor 1.0 Turbo Flex, de três cilindros e 12 válvulas, rende 125 cavalos com gasolina, 130 cv com etanol e torque de 20,4 kgfm, independente do combustível, a partir de 1750 rpm. As duas versões com este motor possuem o câmbio automático CVT com emulação de 7 marchas e trocas sequenciais pelas aletas junto ao volante ou por trilho próprio. Com este conjunto, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com etanol e 9,8 segundos com gasolina. A capa do motor é a mesma de Pulse e Fastback turbinados e, assim como a dupla de SUVs, a Strada também possui bateria de 60 Ampères.

A versão de entrada Endurance agora passa a ter de fábrica o motor 1.3 Firefly aspirado em substituição ao 1.4 Fire. O propulsor rende 98 cavalos e 13,1 kgfm de torque com gasolina ou 107 cv e 13,7 kgfm com etanol. Já a versão Ranch deixa de existir com motor 1.3 e câmbio automático CVT.

Nas versões com carroceria de Cabine Plus (simples), a capacidade de carga e o volume da caçamba é de 720 kg e 1.354 litros, respectivamente. Já as de cabine dupla oferecem 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg.

A Strada também estreia a série Edizione 25, limitada a 1025 unidades, que comemora os vinte e cinco anos do lançamento da picape da Fiat no Brasil, ocorrido em outubro de 1998. Com carroceria na cor Cinza Strato (indisponível para as demais versões) e teto e capas dos retrovisores na cor preta, esta edição especial possui bagageiro na caçamba com fechadura (Fiat Box), para-barros, pedaleiras esportivas, rodas de liga leve com bordas escurecidas, plaqueta com o número de série, além de soleiras e logotipos alusivos aos 25 anos do modelo na parte externa e interna. O preço da Strada Edizione 25 é de R$ 135.990.

Todas as versões podem receber uma das cinco cores para a carroceria: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional) Vermelho Montecarlo (sólida, + R$ 990), Branco Banchisa (sólida, + R$ 990,00), Prata Bari (metálica + R$ 2.290) e Cinza Silverstone (metálica, + R$ 2.290).

Confira os preços das versões da Strada 2024:

Endurance Cabine Plus 1.3 manual: R$ 100.990

Traz airbags frontais, ar-condicionado, barra de proteção do vidro traseiro, rodas de aço de 15 polegadas com pneus 195/65, alerta de não-uso de cinto de segurança do motorista, apoio de pé para o motorista, apoios de cabeça com regulagem de altura, cintos de segurança retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, console central com porta-objetos e porta-copos, conta-giros, espelho nos dois para-sois, temporizador do acendimento dos faróis ao desligar o veículo (Follow me home), Freios ABS com EBD, ganchos para amarração de carga na caçamba, hodômetro total e parcial, ícone indicador de troca de marcha, luz de iluminação da caçamba, luzes de posição diurnas, para-choque traseiro com estribos antiderrapantes, porta-objetos nas portas, porta-escadas, preparação para Rádio (apenas cabeamento e chicote), protetor de caçamba, tomada 12 Volts, computador de bordo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em ladeiras, volante com regulagem de altura e direção elétrica.

A versão Endurance pode receber o Pack Comfort (R$ 1.750) ou o novo Pack Worker (R$ 4.190), que adiciona itens como alarme, travas e vidros, brake light, fechadura elétrica da tampa da caçamba, comando elétrico da portinhola do tanque do combustível, ajuste de altura do banco do motorista, protetor de cárter e capota marítima.

Freedom Cabine Plus 1.3 manual: R$ 106.990

Adicionalmente, traz alarme antifurto, travas e vidros elétricos, chave com botões para travamento e destravamento do veículo à distância, para-choque dianteiro, maçanetas externas e capas dos retrovisores na cor da carroceria, capota marítima e entrada USB, ajuste do banco do motorista, porta-luvas iluminado, preparação para rádio (inclui alto-falantes e antena), bancos "Tessuto Grigio" com padronagem de tecido diferenciada da versão Endurance, protetor de cárter, retrovisores externos elétricos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus 195/60, monitoramento da pressão dos pneus, terceira luz de freio (brake-light) e visor TFT de 3,5 polegadas para o quadro de instrumentos. Esta versão incorpora novo estilo para as rodas de liga leve (opcionais no Pack Design Tech, por R$ 2.100 adicionais).

Freedom Cabine Dupla 1.3 manual: R$ 112.990

Além das quatro portas, também possui airbags laterais (totalizando 4 bolsas infláveis), alça de teto para o passageiro dianteiro, alerta de uso do cinto de segurança passageiro, apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, fixações Isofix para cadeirinhas infantis, vidros elétricos traseiros, revestimento do vão de carga completo e vidro traseiro térmico. Também pode receber opcionalmente o kit Design Tech por R$ 2.100 adicionais.

Volcano Cabine Dupla 1.3 manual: R$ 114.990

Possui sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas e espelhamento do conteúdo de smartphones sem fio, duas entradas USB, sensores de estacionamento traseiros, barras de teto, santantônio, faróis de LED, sensor de estacionamento traseiro, tapetes, comandos de áudio no volante, faróis de neblina e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/55. Nesta versão é possível adicionar o Pack Volcano Plus MT por R$ 3.500, que inclui o revestimento em couro preto e tecido.

Volcano Cabine Dupla 1.3 CVT: R$ 120.990

Adiciona a transmissão continuamente variável com simulação de 7 marchas, a função Sport, os paddle-shifters para trocas sequenciais de marcha, o volante com aro revestido em couro e o carregador de celular por indução (Wireless Charger). Dispõe também do Pack Volcano Plus por R$ 3.000, que adiciona bancos em couro preto e tecido.

Ranch Cabine Dupla 1.0 Turbo CVT: R$ 132.990

Seus diferenciais são: pneus de uso misto, logotipos Ranch na parte externa e interna, moldura inferior do para-choque na cor cinza, ar-condicionado digital automático, barras de teto longitudinais em cinza, faróis de neblina em LED, painel com detalhes em marrom, apoio de braço integrado ao banco motorista, saídas de ar com molduras em preto-brilhante, bancos em couro com detalhes em marrom, estribos laterais, rodas exclusivas de 16 polegadas e câmera de ré. Não há opcionais de fábrica para esta versão.

Ultra Cabine Dupla 1.0 Turbo CVT: R$ 132.990

Traz bancos de couro preto com detalhes vermelhos, logotipos Ranch e rodas de 16 polegadas com estilo próprio para esta versão. Também não possui opcionais de fábrica.


Comentários