Volkswagen Saveiro passa por reestilização na linha 2024: veja o que mudou


Depois de muitas especulações e espera, a Volkswagen finalmente apresenta a Saveiro 2024, reestilizada, que chega a rede de concessionárias da marca em todo o Brasil a partir do dia 28 de agosto. Desde o lançamento da atual geração, em 2009, esta é a terceira reestilização sobre a picape compacta (as outras duas intervenções estéticas ocorreram em 2013 e 2016). Desde 1982, quando a derivada do Gol chegou ao mercado brasileiro, ela teve 1,6 milhão de unidades comercializadas. Agora, a picape está disponível em quatro versões: Robust cabine simples, Trendline cabine simples, Robust cabine dupla e Extreme cabine dupla, que substitui a versão topo-de-linha Cross.


As principais modificações para a Saveiro 2024 estão relacionadas com o design externo. Na dianteira, o capô está mais alto e com linhas longitudinais mais marcantes. O para-choque traz novos alojamentos para os faróis de neblina, abertura de ar hexagonal na parte inferior, grade dianteira mais larga com friso cromado e faróis com novo formato, que conta com detalhe cromado que se une visualmente com a barra horizontal ao redor do logotipo da Volks, também atualizado (agora, somente a Amarok ainda utiliza o símbolo antigo da VW). 


Nas laterais, os para-lamas contam com novas molduras plásticas. As versões de entrada recebem novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas. O estilo das rodas de liga leve de 15 polegadas também foi atualizado - na versão Extreme, elas trazem face diamantada e detalhes em preto-brilhante. O aplique plástico lateral incorpora novo visual. 


A tampa da caçamba traz faixa em preto-fosco horizontal (exclusiva da versão Extreme) que une visualmente as lanternas com novo estilo interno, além do nome Saveiro escurecido, que aparece nas versões Trendline e Extreme. Todas as versões passam a ter para-choque traseiro sem pintura, como na Renault Oroch, e sem os refletores. A peça recebe vincos laterais e traz moldura inferior prateada na versão Extreme, que também possui emblemas no capô e nos para-lamas traseiros, além do logo de bússola nas colunas traseiras, inspirada no detalhe presente na Amarok Extreme. São cinco cores disponíveis a carroceria: Cinza Oliver (exclusiva para as versões Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para a Saveiro Extreme), ambas novidades para 2024, além dos tons Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal. 


Na parte interna, pouquíssimas mudanças. A capa do volante foi alterada para receber o novo emblema da Volkswagen, a faixa central do painel passa a emular aço escovado, as combinações de cores dos revestimentos são novas (a versão Extreme traz material sintético preto com detalhes em Cinza Oliver) e o quadro de instrumentos passa a ter grafismos diferenciados, com o nome da picape embutido no conta-giros. Para 2024, todas as versões passam a vir de série com sensores de estacionamento traseiros, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em ladeiras e freio a disco nas quatro rodas. No aspecto mecânico, permanecem intocados em todas as versões o motor 1.6 EA-211 Total Flex, de 116 cavalos e 16,1 kgfm de torque com etanol, e o câmbio manual de cinco marchas. A principal novidade técnica é o fato de que a suspensão dianteira recebeu 1 cm adicional de altura livre do solo, para melhoria do conforto diante das imperfeições do solo e ampliação do ângulo de ataque.


De série, a versão topo-de-linha Extreme conta com sistema multimídia Composition Touch com tela de 6,3 polegadas e espelhamento de smartphones com fio através do Apple CarPlay e Android Auto, som com quatro alto-falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de pressão dos pneus e volante com comandos de som e computador de bordo com aro em couro. No pacote opcional Tech, a picape passa a ter o botão off-road na parte superior do painel, que ativa as funções fora-de-estrada da Saveiro, como o Hill Descent Control, que utiliza informações dos freios ABS para controle em ladeiras na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear. O pacote ainda traz retrovisor interno eletrocrômico, controlador de velocidade de cruzeiro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.


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