Volkswagen apresenta adesivo comemorativo de 20 anos de seus carros Flex-Fuel

A partir deste mês de agosto, os carros da Volkswagen produzidos no Brasil receberão um adesivo no vidro traseiro que celebra as duas décadas de produção dos motores Total Flex. Com os dizeres "Total Flex 20 Anos. Abasteça consciente", o selo vai acompanhar os exemplares de Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross e Saveiro produzidos até dezembro de 2023.

O QR Code que acompanha o adesivo leva ao aplicativo Abasteça Consciente, que incentiva a escolha do etanol no abastecimento. No aplicativo, é possível fazer as contas para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina. A ferramenta também mostra qual será a emissão de dióxido de carbono de acordo com o combustível escolhido, fazendo com que a escolha do combustível também leve em consideração o que é menos danoso ao meio ambiente.

Foi em março de 2003 que a marca alemã mostrou ao público o Gol Power 1.6 Total Flex, primeiro modelo nacional de produção em série capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Hoje, além de toda a sua gama de veículos nacionais com propulsores flex-fuel, a Volkswagen também oferece o Taos, fabricado na Argentina, com motor flex.

A investigação da possibilidade de usar misturas de álcool e gasolina começou em 1992, juntamente com o desenvolvimento do sistema de injeção eletrônica de combustível com controle digital. Já no início dos anos 2000, a decisão da Volkswagen em implementar o Total Flex foi embasada pela existência de infraestrutura estabelecida para o etanol, pelo interesse do consumidor e pela consagração da tecnologia de injeção eletrônica digital dos motores.

A Volkswagen lançou a primeira versão de um carro Flex sem o “tanquinho” de partida a frio no Polo E-Flex, em 2009. Desde o lançamento do primeiro modelo Total Flex, a Volkswagen do Brasil já comercializou mais de 8 milhões de veículos que rodam com gasolina e/ou etanol.

Comentários