BYD Yuan Plus: SUV elétrico se destaca pela eficiência e relação custo-benefício


Texto e Fotos | Júlio Max, de Teresina - Piauí

Até a década passada, a eletrificação dos automóveis muitas vezes ocorreu a partir de veículos que originalmente foram concebidos para serem movidos por motores a combustão. Mais recentemente, as marcas trabalham em modelos que, desde o primeiro rascunho, são pensados para serem 100% elétricos, o que os permite serem mais eficientes. É o caso do BYD Yuan Plus, que vem se destacando no Brasil por ser um dos preferidos dos consumidores: conforme levantamento do site especializado Use Elétrico, entre os modelos exclusivamente recarregáveis na tomada (excluindo híbridos), atualmente ele é o segundo mais vendido do País no acumulado até junho de 2023 (atrás somente do Volvo XC40, que possui uma gama maior de versões). Depois de dirigirmos (e nos surpreendermos) com o Han, o Auto REALIDADE agora experimenta o Yuan Plus por três dias - e contamos como é a experiência de conviver com este SUV!


O Yuan Plus está disponível no mercado brasileiro desde dezembro de 2022, e já é um dos modelos mais comercializados da BYD em território nacional (o primeiro lugar é do Song Plus DM-i, que é o único modelo híbrido plug-in da marca oferecido em nosso País). O Yuan foi apresentado inicialmente na China, no Salão do Automóvel de Guangzhou, em novembro de 2021, e é chamado de Atto 3 na maioria dos mercados internacionais, como na Europa. Yuan, assim como Han, Tan e Song, é o nome de uma das dinastias chinesas - o batismo do modelo mais compacto se refere ao período entre os anos de 1271 e 1368.



O Yuan Plus EV incorpora o estilo “Dragon Face”, com autoria de Wolfgang Egger, que desde 2017 é diretor de design da BYD e já foi responsável pelo estilo de modelos da Alfa Romeo, Seat, Lancia e Audi. As linhas são bonitas ao vivo, e a cor da carroceria (exclusiva para o Yuan) também é interessante. A dianteira traz faróis de LED discretamente interligados por uma assinatura luminosa logo abaixo da barra prateada dianteira, que traz o logo da BYD, assim como no sedan executivo Han. Já o para-choque dianteiro incorpora passagens de ar para as caixas de roda. As luzes de posição na parte superior se convertem nas luzes de pisca. O coeficiente aerodinâmico (Cx) da carroceria é de 0,29. Em termos de design externo e interno, o Yuan Plus é mais jovial e ousado do que o Song Plus - que foi lançado um pouco antes na China, em setembro de 2020, ainda que os dois modelos tenham desembarcado no Brasil quase simultaneamente. Vale dizer que o modelo híbrido plug-in é bem maior do que o elétrico, tendo 25 centímetros a mais de comprimento e 6,5 cm adicionais na altura - com porte equivalente ao do GWM Haval H6.


As rodas de 18 polegadas trazem bordas diamantadas e são calçadas com pneus Atlas Batman A51 de perfil 215/55, cuja calibração deve ser feita com 36 psi. Na lateral, outro detalhe marcante está nas colunas traseiras: o aplique prateado traz texturas em relevo que lembram escamas. Os retrovisores externos possuem piscas de LED e, mais abaixo, luzes de cortesia que acendem ao abrir uma das portas dianteiras ou, com o carro travado, pela aproximação da chave. Já as maçanetas dianteiras contam com botões para travamento ou destravamento das portas pela presença da chave (para abrir, basta apertar e segurar). A cor prata também está nas molduras das janelas, nas barras de teto e nos frisos dos para-lamas dianteiros, que levam o nome do carro. A parte de trás da capota acomoda a antena do tipo "barbatana de tubarão".


A portinhola para carregamento do veículo fica alojada no para-lama dianteiro direito, com proteção emborrachada para as entradas AC (Tipo 2) e DC (CCS 2). Com o veículo destravado, basta aperta-la pela extremidade traseira, logo abaixo do friso prateado "BYD Design", para a abertura. O local também conta com iluminação na parte superior.


As luzes de seta traseiras são dinâmicas e as lanternas são interligadas por uma barra de luz em LED. Logo acima há uma barra prateada e a inscrição Build Your Dreams. A tampa traz aerofólio traseiro pronunciado e o logo "EV" no canto inferior esquerdo, além do nome do modelo no canto inferior direito. Ao ser aberta, a tampa leva consigo a câmera de ré e a iluminação da placa - que fica alojada no para-choque, junto com dois refletores horizontais, iluminação de neblina e molduras em preto-brilhante.


O Yuan Plus EV possui 4,455 metros de comprimento, 1,875 m de largura, 1,615 metro de altura e distância entre-eixos de 2,72 metros. Sua altura em relação ao solo é de 17,5 centímetros. O SUV é concebido sobre a plataforma e-Platform 3.0 - a mesma do sedã Seal e do hatchback Dolphin.


O interior do Yuan Plus EV traz uma composição variada de cores (cinza-claro, azul-escuro, vermelho e preto convivem na cabine) e detalhes criativos, como a tela do quadro de instrumentos fixada à coluna de direção e as cordas que funcionam como divisórias dos nichos das portas, que, ao serem dedilhadas, emitem sons como os de um violão ou guitarra (curiosamente, as notas das portas dianteiras são diferentes das emitidas atrás). Também chamam atenção as maçanetas internas em formato de concha, que devem ser levemente giradas para trás para abrir as portas. Luzes ambiente estão presentes abaixo da tela do sistema multimídia e nas portas dianteiras e traseiras, podendo haver seleção de tonalidades acendimento somente na dianteira ou apenas atrás, bem como seleção aleatória de cores ou ajuste ao ritmo da música selecionada em termos de brilho, coloração e frequência.


Com material sintético azul, base achatada e costuras aparentes, o volante traz no raio esquerdo os botões para acionamento das câmeras de visão em 360 graus, rotação elétrica da tela do sistema multimídia, acionamento da assistência de permanência em faixa e controle da velocidade e da distância do veículo à frente quando o piloto automático adaptativo estiver em ação. Já o lado direito concentra os comandos de voz (que podem ser ditos em português), acesso ao menu do Bluetooth, volume de som, alternância entre faixas/estações e operação do computador de bordo. A coluna de direção regula manualmente em altura e profundidade. 


A tela colorida do quadro de instrumentos possui 5,0 polegadas (assim como no BYD Dolphin) e exibe as informações em inglês. Por conta do tamanho reduzido na comparação com os monitores de Song Plus, Han e Tan, o layout dos instrumentos é diferenciado, mas os grafismos são muito parecidos. Na parte central-superior, o velocímetro assume papel de destaque na tela. A lateral esquerda mostra a quantidade de potência (em kW) consumida, acompanhada do gráfico que registra se o carro está gastando mais energia (Power, em vermelho), sendo conduzido de forma econômica (Eco) ou se está regenerando energia (Charge, em verde). Já o lado oposto mostra a barra de energia restante, acompanhada do percentual de autonomia. O canto superior da tela também mostra relógio e temperatura externa; abaixo, são mostrados o modo de regeneração de energia, a indicação OK (de veículo pronto para partir), a posição do câmbio, o modo de condução do veículo e o hodômetro total (ou os registros de Trip A/B).


A parte central da tela também exibe:
  • Menu de informações: permite ver o consumo médio cumulativo e o consumo dos últimos 50 quilômetros (ambos em kWh/100 km), a pressão e temperatura de cada um dos pneus, além do tempo de viagem e da velocidade média. Também é possível deixar a tela sem informações abaixo do velocímetro, para evitar distrações;
  • Cronômetro de aceleração (só pode ser ativado com o modo de condução Sport): dentro de 60 segundos, permite realizar o "launch control", que otimiza o carro para aceleração e, ao final, exibe os tempos de aceleração de 0 a 50 km/h e de 0 a 100 km/h mais recentes;
  • Ao ativar o piloto automático adaptativo, é possível ver gráficos relacionados ao reconhecimento de faixas e veículos à frente, além de ajustar (em quatro níveis) a distância em relação ao automóvel adiante, exibindo ícone de faixa verde quando o carro está em posicionamento adequado e na cor vermelha quando é necessária alguma correção;
  • Também há indicador individual de portas abertas, que também exibe porta-malas ou capô abertos, e aviso de cintos de segurança desafivelados nos bancos dianteiros e traseiros que detecta o peso dos ocupantes, emitindo alerta sonoro no caso dos cintos (inclusive os de trás) não estarem afivelados. Caso um celular esteja sobre a superfície do carregador por indução ao desligar o veículo, uma mensagem é exibida para que o ocupante lembre de buscar o telefone. Em caso de janela esquecida aberta ao desligar, também é exibido um alerta. Toda vez que o carro é desligado, aparece um relatório que exibe distância percorrida, tempo de viagem e consumo de energia.

A haste de luzes concentra as posições desligado, de acendimento automático (incorpora a função de comutação automática do facho dos faróis, caso esta função esteja ativada no sistema multimídia), luzes de posição acesas ou faróis baixos acesos, sendo que há um comando secundário para o acendimento da luz de neblina traseira. Ao regular a posição do acendimento dos faróis, um aviso pop-up surge na tela do quadro de instrumentos. A altura do facho dos faróis é regulada pelo sistema multimídia, assim como o temporizador do acendimento das luzes ao destravar o carro e após o seu desligamento. Um botão na ponta desta haste permite alternar entre trip A, B ou hodômetro. Ao dar um leve toque na seta, sem aciona-la até o clique, as luzes piscam três vezes. O tique do pisca é um dos barulhos internos que podem ser modificados no pacote de sons (Padrão, mais tradicional, e Marca, que soa mais futurista).


Já a haste dos limpadores dianteiros concentra as posições de funcionamento somente enquanto a alavanca estiver deslocada, além do ajuste de intermitência variável regulada em quatro níveis (não há sensor de chuva, porém) e dos acionamentos contínuo lento ou contínuo rápido. Girando a ponta da haste é possível ajustar o funcionamento do limpador traseiro. Da mesma forma que no seletor de luzes, aparece na tela dos instrumentos a notificação do modo selecionado de operação do limpador. 


A tela do sistema multimídia DiLink é um pouco menor do que nos modelos maiores da BYD (possui 12,8 polegadas, ante 15,6 polegadas), mas as principais funcionalidades estão mantidas, como a rotação elétrica (que permite que o monitor fique na horizontal ou na vertical, seguida da rotação do software) e o sistema operacional baseado em Android, que permite instalações de aplicativos e atualizações. Quando o Yuan Plus chegou ao Brasil, somente comandos de voz em inglês eram entendidos, e não havia o espelhamento de tela de smartphones. Meses depois, o SUV passou a ter a possibilidade de utilização do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o assistente de voz passou a reconhecer comandos em português, que podem ser utilizados para acionar variadas funções (como para ajustar ar-condicionado, abrir e fechar janelas, teto solar e persiana, abrir aplicativos, ajustar som e girar a tela do sistema multimídia).


Diversas configurações do veículo podem ser acessadas pelo aparelho, e é possível até mesmo fazer capturas de tela. Entre os apps disponíveis, estão: Navegação GPS (inclusive com carregadores e rotas possíveis com a carga do veículo), Spotify, rádio AM e FM, reprodutor de áudio e vídeo (as imagens só são exibidas com o câmbio na posição Parking), além de jogos e aplicativos de filmes e TV ao vivo, entre outros. O aparelho dispõe de 128 GigaBytes de memória para armazenamento interno - e esta capacidade pode ser ampliada através de um cartão de memória SD.


As câmeras externas de visão em 360 graus, que complementam a atuação dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (ativos a até 10 km/h), podem ser conferidas pela central multimídia, com opções de imagem do veículo em 3D rotacionável (sempre na cor prata), "carroceria transparente" (que permite ver o que está por baixo do veículo), acionamento com o carro em movimento (abaixo de 10 km/h, com exibição até 30 km/h) e também múltiplas visões em duas dimensões. A depender da marcha engatada, aparecem diferentes indicações das linhas de guia, que acompanham o movimento do volante. Se uma das portas dianteiras for aberta, parte da visão em torno do veículo é removida para não apresentar falsas informações ao motorista.


O ar-condicionado digital conta com modo automático de funcionamento e filtro PM2.5. A tela aparenta exibir zonas de temperatura diferentes para motorista e passageiro dianteiro, mas são itens redundantes: o ajuste é sempre sincronizado, entre 18 e 32º C (de um em um grau Celsius). A velocidade do vento pode ser ajustada em sete níveis e há botões para acionamento dos desembaçadores dianteiro e traseiro (o aquecimento do vidro traseiro também afeta os retrovisores externos) e para o modo Max, com temperatura mínima e ventilação máxima.


A junção do painel com o console dianteiro é marcada pela presença das saídas centrais de ar-condicionado, com botões de direcionamento e vedação nas laterais. O console, aliás, possui dois níveis. Na parte superior estão o nicho com carregador de celular por indução (sem fio), a alavanca de transmissão de formato futurista (operada ao estilo shift-by-wire, com botão dedicado à posição Parking na parte inferior) e um console de botões semelhante ao dos outros modelos da BYD: do lado esquerdo estão pisca-alerta, botões de acionamento dos sensores de estacionamento, do monitoramento de veículos em pontos cegos, do Auto Hold e dos modos de regeneração de energia (Standard e High, com memorização nas próximas ignições do tipo de regeneração selecionado). Ao centro ficam o botão de partida do motor, o comando do freio de estacionamento elétrico e o botão de acionamento do modo Neve (para pisos escorregadios). À direita ficam o botão de volume e liga/desliga do sistema multimídia, os comandos simplificados do ar-condicionado (modo automático, on/off e desembaçador dianteiro) e a seleção do modo de condução (Sport, Eco e Normal, que também possuem memorização).


O console também traz dois porta-copos levemente emborrachados (sendo que há uma pequena elevação do fundo removível, que pode se encaixar em qualquer um dos lados) e um apoio de braço dianteiro que pode ser aberto (basta puxar para cima, pois não há trava) e revelar mais um grande porta-objetos, que chega a se infiltrar sob o porta-copos e possui superfície para carregamento da bateria da chave.


Já a parte inferior do console abriga uma entrada USB-A com função de dados, uma USB-C para carregamento de dispositivos eletrônicos (ambas iluminadas), uma entrada para cartão de memória SD e uma tomada de 12 Volts/120 Watts com tampa. O fundo deste porta-objetos é em plástico rígido, com texturas ao mesmo estilo do fundo dos nichos logo acima. Um detalhe interessante é que o Yuan Plus possui um foco de iluminação deste porta-objetos, na parte superior. A ergonomia para alcançar estas entradas, porém, deixa a desejar. Mesmo com o carro parado, o motorista precisa ter certo contorcionismo para utilizar a entrada USB-A, por exemplo.


O porta-luvas conta com tampa amortecida e iluminação, mas dispensa nichos para objetos pequenos e sua parte interna é confeccionada em plástico rígido.


Com boa área e angulação, o apoio para o pé do motorista possui superfície emborrachada, assim como os pedais. Os tapetes são de carpete, com duas presilhas na peça do motorista.


O sistema de som conta com 8 alto-falantes e otimização de áudio através de software com a grife Dirac, ainda que os falantes não sejam assinados. A qualidade de som agrada, principalmente no modo de reprodução Sala Hi-Fi, porém notamos leves rangidos em volume alto. As luzes internas coloridas (presentes logo abaixo da tela e nas portas dianteiras e traseiras) podem se acender conforme o ritmo da música e com seleção de cores automática ou determinada pela tela. Também há iluminação para os pés dos ocupantes dianteiros, porém estas luzes são sempre na tonalidade azul-ciano que está presente em outros botões pela cabine.


O retrovisor interno do SUV tem lente fotocrômica automática. O console de teto incorpora duas luzes de leitura (que acendem ao tocar na lente) e os comandos sensíveis ao toque para operação elétrica da persiana e da abertura da parte frontal do teto solar panorâmico, que dispõe de função anti-esmagamento e desliza para fora da capota, com defletor de vento na dianteira que levanta assim que o vidro é aberto. Tanto teto quanto persianas podem ser operadas com um-toque (e pela voz). Há três alças de teto para os passageiros e os dois para-sóis trazem espelhos com tampas corrediças, iluminação na parte superior e porta-documentos.


A chave presencial do Yuan Plus é idêntica à de outros modelos da BYD, trazendo laterais curvas e quatro botões para travamento e destrancamento do veículo, destravamento da tampa do porta-malas (ao apertar duas vezes) e, ao apertar o botão por dois segundos (ocasião em que os piscas acendem três vezes), a partida remota para operação do ar-condicionado, que pode ficar ligado de 10 a 30 minutos e é ativado no último estado programado, sendo ligado mesmo que o carro tenha sido desligado com o ar-condicionado na posição off. Vale dizer que, ao travar o veículo, os vidros e teto solar esquecidos abertos se fecham, e, ao apertar e segurar o botão de destravamento, as janelas descem até o fim. A chave, porém, não trava automaticamente o veículo quando se distancia dele. O botão lateral libera a haste metálica da chave, que pode ser inserida nas fechaduras caso necessário.


O Yuan Plus EV traz a bateria Blade de 60,48 kWh, que oferece uma autonomia de 294 quilômetros conforme o atual índice do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. O formato "lâmina" foi planejado para maior densidade energética e maior duração da bateria com otimização de espaço. Segundo a BYD, o sistema de gestão térmica, com resfriamento e aquecimento, aumenta sua eficiência térmica em até 20% e reduz a perda de energia. O sistema de bomba de calor pode funcionar a temperaturas de -30º C a 60º C. A bateria Blade é construída em LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) e possui uma vida útil mais longa do que baterias de NCM (Níquel-Cobalto-Manganês). Segundo a marca, com apenas 5 minutos de carga é possível rodar até 150 quilômetros. O modelo pode ser carregado em corrente contínua (DC) e ser carregado de 30 a 80% em apenas 30 minutos com um carregador DC de 80 kW.


Em termos de acabamento, o Yuan Plus agrada ao trazer material sintético nos bancos, volante, apoios de braço, laterais do console dianteiro e partes dos forros de porta, além de materiais macios ao toque na parte superior do painel e das portas dianteiras e traseiras. O forro de teto é moldado em tecido macio (material que, inclusive, está nos para-sóis), há carpete nos fechos dos cintos para reduzir ruídos e os porta-objetos da parte superior do console dianteiro possuem fundos emborrachados. As maçanetas internas e o pomo da alavanca de transmissão também trazem o emborrachamento. Mesmo nos locais em plástico rígido, a montagem e os recortes das peças são precisos.



A porta do motorista concentra os comandos de rebatimento e ajustes elétricos dos retrovisores externos, além dos botões para destravamento e travamento das portas, acionamento dos vidros elétricos (com abertura e fechamento por um-toque, além de acionamento temporizado depois de desligado o veículo, desde que nenhuma porta seja aberta) e bloqueio das janelas traseiras. A parte inferior das portas traz grandes molduras que protegem as soleiras internas da sujeira. 


Na dianteira, o banco do motorista tem ajuste elétrico em distância, altura e inclinação do encosto; para o carona dianteiro, as regulagens (em distância e inclinação) são manuais. Os encostos das costas e da cabeça são integrados, com áreas horizontais vazadas. Já os cintos são reguláveis em altura. Como é padrão nos carros da BYD, é necessário puxar a maçaneta duas vezes para abri-la quando o carro está travado e uma vez quando está destrancado.


Atrás, o espaço para cabeça e pernas é muito bom (mesmo para ocupantes mais altos), e os três apoios de cabeça são manualmente ajustáveis em altura. Os ocupantes dispõem de dois porta-revistas (cada um acompanhado de mais dois nichos menores, para guardar celulares, por exemplo), um apoio de braço central com dois porta-copos emborrachados (e uma tira de tecido para facilitar sua abertura), duas saídas de ar traseiras direcionáveis (também há saídas para os pés dos ocupantes laterais na traseira), duas entradas USB para carregamento de aparelhos (uma do tipo A e outra do tipo C), acompanhadas de um nicho para objetos no fim do console central, além de ganchos fixos junto das alças de teto e fixações Isofix e Top Tether para cadeirinhas infantis. 


O piso na traseira é plano, o que facilita a acomodação de três pessoas e o ato de passar de um lado para o outro do banco. Já o encosto dos bancos é bipartido na proporção 60/40. Os vidros das janelas descem até quase o fim.


O porta-malas tem a capacidade de 312 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento parcial ou total dos encostos do banco traseiro. O habitáculo traz dois nichos laterais com redes para acomodação de objetos, iluminação no canto esquerdo e forro que pode ficar apoiado pelas bordas. Logo abaixo deste forro está o estepe de uso temporário, com roda de ferro de 16 polegadas e pneu 125/90. Tanto a abertura quanto o fechamento do porta-malas ocorrem de forma manual no Yuan Plus, sendo que há uma fenda na lateral direita do forro da tampa para ajudar a fecha-la.


No quesito de segurança, o Yuan Plus vem de série com 6 airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), alarme perimétrico, piloto automático adaptativo (que acompanha o veículo da frente entre 0 e 150 km/h, sendo que é possível estabelecer uma velocidade a ser mantida pelo veículo a partir de 30 km/h), monitoramento de veículos em pontos cegos que emite alerta com o carro parado (funcionando como alerta de desembarque, capaz de detectar bicicletas e motocicletas), reconhecimento de placas de trânsito, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência automática, controles de tração e estabilidade, além do alerta de tráfego cruzado traseiro. Além disso, o SUV obteve as cinco estrelas nos testes de segurança promovidos pelo Euro NCAP, programa independente de avaliação de segurança da Europa.


O SUV da BYD possui motor elétrico síncrono de ímã permanente, com potência equivalente a 204 cavalos e torque de 31,6 kgfm. Segundo a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. Também conforme a montadora, a eficiência do conjunto pode chegar a 97,5%.


O capô traz a manta de isolamento acústico, mas mantém a vareta de sustentação e dispensa a capa para ocultar os componentes mecânicos. Ainda assim, a carenagem plástica frontal é bastante extensa e há cuidados como a bateria envolta em uma capa. Da mesma maneira que em outros carros da marca, é necessário puxar a alavanca de abertura duas vezes para poder liberar o capô, com a vantagem que basta puxar para cima, sem procurar por alguma trava mecânica.


A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, e os freios na frente usam disco ventilados. Atrás, o esquema é independente do tipo multi-link e os freios utilizam discos sólidos. O sistema de freios também conta com a regeneração de energia em dois níveis. 



Com pacote fechado de equipamentos, o Yuan Plus tem preço de R$ 269.990 e conta com cinco opções de cores: Cinza "Climbing Gray", Azul "Surfing Blue", Branco "Skiing White", Verde "Adventuring Green" e Vermelho "Freerunning Red". A garantia para o carro é de cinco anos ou 500 mil quilômetros rodados. São oito anos de cobertura ou 200 mil quilômetros para motor elétrico e motor controller, enquanto a bateria Blade dispõe de garantia de 8 anos sem limite de quilometragem.

Impressões ao dirigir


Para quem já havia guiado o BYD Han, é fácil se acomodar e começar a andar com o Yuan Plus. O console central traz disposição semelhante de comandos nos dois modelos, incluindo aí o botão de partida iluminado, que pisca assim que a porta do motorista é aberta. A alavanca de câmbio tem estilo exclusivo no SUV, mais futurista, mas segue o mesmo princípio de operação, ao modo shift-by-wire: basta pisar no freio e ao mesmo tempo segurar o botão Unlock na lateral esquerda para deslocar a alavanca para a frente ou para trás para chegar às posições Ré e Drive. O modo Parking é acionado ao clicar no botão mais abaixo da alavanca. Ao acelerar, o freio de estacionamento é automaticamente liberado. Se o Yuan Plus for desligado em Drive, o carro se encarrega de colocá-lo em Parking (e, automaticamente, ativar o freio de estacionamento). Por motivos de segurança, se o SUV estiver em Drive e a porta do motorista for aberta, a transmissão passa para a posição P. A partida é feita de forma bastante silenciosa, e, até os 30 km/h, o Yuan Plus emite um ruído (que pode assumir um dos três tons disponíveis para escolha na central multimídia) para alertar pedestres sobre sua movimentação.


A posição de guiar o Yuan Plus é exatamente o que se espera de um SUV de seu tamanho - razoavelmente elevada, condizente com seu porte médio. As regulagens de cintos e volante também colaboram com o bom posicionamento de quem dirige. A visibilidade é, no geral, boa, com retrovisores bem-dimensionados (atrás, o vidro parece pequeno diante da área do espelho interno, mas ainda assim a visão traseira é satisfatória). Esguichos e limpadores funcionaram bem - aliás, o BYD pulveriza a água por todo o vidro dianteiro em forma de gotículas, em um processo muito mais silencioso que o comum, e as palhetas dianteiras ficam abaixo da área transparente do vidro quando recolhidas. 


À noite, é importante destacar a ótima iluminação dos faróis, mesmo no facho baixo de luzes. Além disso, a iluminação interna em tons predominantes de azul-ciano é agradável e está presente nos botões das portas, do volante, do console central e do teto, bem como nas molduras das entradas USB. Ao fechar a porta, estas iluminações se acendem por 10 segundos (e, neste meio-tempo, o botão de partida pisca).


Em termos de direção, o SUV da BYD oferece uma calibração muito cômoda no modo Conforto, cuja assistência se revela imprecisa em um ritmo de condução mais esportivo. Nesta situação, é melhor aderir à calibração Esporte, que torna o volante um pouco mais pesado e firme - ainda assim, exige correções acentuadas em velocidades mais altas. Outro aspecto que seria interessante melhorar no Yuan Plus: quando aberto, o teto solar começa a gerar turbulência significativa a cerca de 70 km/h, tornando-se incômoda aos 80 km/h (mesmo com o defletor de vento na dianteira). Mas é preciso elogiar o diâmetro de giro de 11,1 metros, próximo ao de carros bem mais compactos. Além disso, o aro do volante tem boas abas para as mãos e textura agradável.


A proposta de conforto da direção também se estende ao conjunto de suspensão, que absorve muito bem as irregularidades do piso, mesmo com as rodas de 18 polegadas. Além disso, a altura em relação ao solo faz com que o Yuan Plus consiga superar lombadas e valetas com facilidade. Ao mesmo tempo, o BYD mantém a estabilidade mesmo em desvios rápidos de rota.


Pode-se dizer que a experiência prévia com o luxuoso Han nos "mal-acostumou" em relação a alguns aspectos no Yuan Plus. O Auto Hold, por exemplo, não desativa automaticamente quando o SUV está sendo manobrado. Apesar disso, este sistema (em que não existe a necessidade de manter o pé no freio em paradas, mesmo com o câmbio em Drive) é bastante cômodo, exigindo pouco esforço no pedal do acelerador para voltar a dirigir - além disso, ele dá conta de manter o BYD parado até mesmo em subidas.


Outros sistemas presentes são o piloto automático adaptativo e o assistente de permanência em faixa. O sistema que corrige automaticamente a velocidade, levando em consideração a distância a ser mantida do veículo à frente, é capaz de permanecer totalmente parado atrás de um veículo. Porém, o sistema poderia ter mais suavidade principalmente nas acelerações autônomas, que chegam a assustar quando a velocidade estabelecida é significativamente maior que o ritmo atual do veículo. Já o alerta de saída da pista leva 15 segundos para avisar ao motorista que o volante deve ser segurado (consideravelmente mais do que sistemas semelhantes de outros veículos) e é capaz de contornar até mesmo curvas mais acentuadas.


Testamos a atuação do assistente de partida em ladeiras e do controlador automático de velocidade em descidas (ou Hill Descent Control) em descidas. Na subida, o recurso foi capaz de segurar o carro no lugar por cerca de dois segundos na posição Drive antes de descer. Já o controle em descida determina automaticamente em que velocidade o veículo deve se manter, conforme a inclinação do terreno. Em nosso teste prático, o Yuan Plus se manteve entre 7 e 8 km/h em uma ladeira que, sem a assistência e com transmissão em Drive sem acelerar, acabou superando os 30 km/h no fim da inclinação. Outro item que colabora com a segurança é o detector de pontos cegos, que atua a partir de 30 km/h e acende luzes de alerta nas lentes dos retrovisores quando um veículo se aproxima da região lateral-traseira. Se o motorista der seta neste momento, a luz pisca para indicar que ainda não é o momento adequado para mudar de faixa.


A modulação do pedal de freio é agradável, assim como a eficiência do conjunto dos freios a disco nas quatro rodas (capazes de frear o carro com até 0,8 g de força, caso o pedal do freio seja acionado junto com o botão de freio de estacionamento) e, no modo High de regeneração de energia, é perceptível que o carro inicia uma desaceleração mais forte ao tirar o pedal do acelerador. O Yuan Plus, porém, não dispõe de um modo de condução "one-pedal", em que a atuação do freio-motor é intensa a ponto do carro parar totalmente ao liberar o pedal do lado direito. Somente em aclives, quando se acelera pouco, o SUV vai diminuindo a velocidade até chegar a 0 km/h. Mas com o câmbio em Drive e em piso relativamente plano, tanto no modo de regeneração Standard quanto no High, e nos modos de frenagem Conforto ou Esporte, o BYD mantém o ritmo constante de cerca de 5 km/h.


Nas arrancadas, o Yuan Plus chega a cantar os pneus, mesmo com os controles eletrônicos ativados. Com o torque entregue de forma instantânea, as ultrapassagens e subidas são encaradas com muita tranquilidade, e, mesmo no modo Eco, o desempenho é satisfatório (vale destacar que sua carroceria, tem peso em ordem de marcha de 1700 quilos, próximo de um SUV médio com motor a combustão). Por motivos de segurança, a velocidade em marcha-a-ré é limitada eletronicamente a 27 km/h. O SUV da BYD chegou a superar o tempo de aceleração declarado pela própria montadora. Confira os resultados dos nossos testes (as acelerações foram registradas pelo software do próprio carro e a retomada teve o registro feito pelo aplicativo GPS Acceleration, sempre em pista sem tráfego de veículos, com ar-condicionado desligado, cronometragem automática, somente o motorista a bordo e uso do modo Sport).

Aceleração de 0 a 50 km/h: 2,7 segundos
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,7 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 2,7 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 3,5 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 4,7 segundos

Condições do teste
Temperatura externa: 28º C
Altitude (estimada): 71 metros
Pressão dos pneus: 35 psi (esquerdo dianteiro)/36 psi (demais pneus)
Nível de energia: 89%
Quilometragem do veículo durante os testes: 5063 km


O consumo de energia do Yuan Plus também foi destaque durante nossa convivência. Para percorrer os 287 quilômetros, utilizamos o SUV entre cerca de 65% até 47% (carregamos o BYD em uma estação de 150 kW, que deu conta de elevar o nível de energia até 100% em 44 minutos) e, em seguida, utilizamos o carro até chegar ao nível de 40%. Com as baterias em 100%, o indicador de autonomia estimada calcula que é possível rodar 480 km. Vale dizer que, durante o carregamento, é possível ligar a ignição e utilizar o ar-condicionado.

Consumo médio de energia: 17,0 kWh/100 km
Distância percorrida: 287,0 km
Velocidade média (estimada): 17 km/h

Para concluir...


Ao alinhar Yuan Plus e Song Plus na mesma faixa de preço (R$ 270 mil), a BYD tem duas opções bastante competitivas no fervilhante segmento de SUVs eletrificados. Enquanto o Song Plus rivaliza diretamente com o GWM Haval H6 e o Toyota RAV4, apostando na combinação entre motor a combustão + elétrico para uma maior autonomia, o Yuan Plus, que disputa mercado com Chevrolet Bolt EUV, Peugeot e-2008 GT e Volvo XC40 Recharge Plus, busca conquistar consumidores que não querem mais gastar com gasolina e fazem questão de um modelo com bom aproveitamento de espaço interno, autonomia elétrica adequada e pacote abrangente de equipamentos de assistências à condução e comodidade, oferecendo uma relação custo-benefício bastante atraente.

Vem conferir a Galeria de Fotos do BYD Yuan Plus!










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