Dia-a-dia com o Jeep Renegade: funcionalidades



Desde a versão de entrada Sport, o Jeep Renegade conta com o prático computador de bordo em seu quadro de instrumentos. A primeira função, de velocímetro digital, é uma das mais práticas no uso cotidiano (embora ela tenha certo "delay" e marque um tanto a mais que a velocidade real, exibida nos radares eletrônicos). A segunda tela traz a autonomia e o consumo instantâneo, além da média estabelecida. Os registros de distância percorrida, tempo e consumo ficam registrados nas Trip A e B.


Em complemento às luzes-espia, a tela mostra que porta está aberta (ou o capô, ou a tampa traseira). Há ainda os gráficos do sensor de estacionamento, e funções como ativar ou desativar limitador de velocidade, assistente de partida em ladeiras e airbag do passageiro. Veja abaixo a sequência de informações disponíveis no computador de bordo, acionados pelas teclas à esquerda no volante:

1 - Velocímetro digital
2 - Info veículo (Pressão dos pneus - opcional que vem junto com os 7 airbags, por R$ 3500 extras - temperatura do líquido do radiador, temperatura do óleo, tensão da bateria)
3 - Economia (Autonomia, consumo instantâneo, consumo médio)
4 - Trip A e B (Distância em km, km/l médio, tempo)
5 - Áudio (nome da estação e da música, caso disponível)
6 - Mensagens
7 - Configurações da tela (informações exibidas nos cantos superior esquerdo, superior direito e centro; pode-se escolher data, hora, áudio, bússola, temperatura externa, título do menu ou nenhum)
8 - Configurações do veículo (Display [ver navegação e telefone], Segurança [Speed limit, Hill Start Assist e Airbag do passageiro] e Segurança/Assistência [volume dos avisos])
Extras: gráficos do sensor de estacionamento traseiro, portas/tampa traseira/capô abertos.

A utilização do cinto de segurança é um ato que dispensa maiores explicações no intuito de proteger a vida, e o Renegade alerta de forma sonora aos ocupantes dos bancos da frente caso o cinto não esteja afivelado na partida. Além disso, caso algum ocupante traseiro desafivele o cinto com o carro ainda em funcionamento, também soa um alerta.



Já a central multimídia Uconnect (opcional que custa R$ 4600), que traz múltiplos recursos em sua tela sensível ao toque de 5 polegadas, que requer com os dedos uma pressão um tanto além do que seria necessário em smartphones, mas também pode ser operada por comandos de voz. A conectividade com dispositivos pode ser feita através de duas entradas USB (uma à frente da alavanca de câmbio, outra "escondida" no porta-objetos debaixo do descanso de braço frontal), uma entrada auxiliar e Bluetooth. O rádio tem a função RDS (exibindo o nome da música, caso esteja disponível) e armazena múltiplas estações. O botão On/Off apenas desliga a tela, mas a central multimídia continua em operação. Pressionando-se o botão "More", há ainda a personalização de funções do veículo, bússola, temperatura externa e outras informações.


O GPS TomTom não é um exemplo de intuitividade, mas conta com mapas que podem ser atualizados a partir de pendrives e diversas opções de personalização de Pontos de Interesse (PI), visualização em duas ou três dimensões, além de planejamento de trajetória e personalização (dá para substituir a setinha pela imagem do Renegade vermelho... ou por Fusca, Mercedes Classe C, Cadillac Eldorado e outros, para nunca enjoar do sistema de navegação).




A câmera de ré possui um bom ângulo de visão e pode ter as linhas de guia habilitadas, que se ajustam à rotação do volante. Uma ajuda que, junto com os sensores de ré, é valiosa para as manobras em espaços estreitos (já que, em nome do design, as janelas laterais traseiras são estreitas).



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