Fiat 500 2016 se atualiza para manter o carisma


O dia 4 de julho, além de marcar as celebrações da independência dos Estados Unidos, é uma data especial para o Fiat Cinquecento: em quatro de julho do ano de 1957, foi lançado o Nuova 500 (evolução do carrinho que ficou conhecido como Topolino) e, em 2007, chegou ao mercado italiano sua encarnação contemporânea - e que fez sucesso em todo o mundo, tendo mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas.

Praticamente inalterado desde o lançamento da atual geração, o Cinquecento passa por uma reestilização mais abrangente, mas que felizmente não chegou a descaracterizar suas formas e dimensões. De frente, os faróis auxiliares cresceram e o para-choque recebe nova grade, com finas molduras cromadas e aberturas com pequenos pontos cromados. As rodas raiadas (aro 15'' ou 16'') complementam o estilo clássico da lateral, que não foi retocada. Na traseira, o detalhe mais curioso está nas novas lanternas, que são vazadas no centro, região que recebe a cor da carroceria; o para-choque também recebe novas luzes de neblina e ré, interligadas por uma barra cromada. Suas dimensões permanecem compactas: 3,57 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,49 metro de altura e distância entre-eixos de 2,30 metros.



Agora, são três as versões disponíveis: Pop, Popstar e Lounge. A primeira já traz 7 airbags, sistema multimídia Uconnect com tela de 5 polegadas, seis alto-falantes, entradas USB e auxiliar, comandos no volante e luzes diurnas de LEDs. O 500 Popstar traz ar-condicionado (manual), retrovisores externos cromados e calotas "vintage". Já a versão Lounge se destaca pelo sistema Uconnect LIVE com tela sensível ao toque, teto solar panorâmico, rodas aro 15'', detalhes cromados na grade frontal e volante revestido em couro.


Como opcionais, existem os pacotes Style (com rodas aro 16'', molduras laterais e faróis de neblina), Cult (adiciona revestimentos de couro, quadro de instrumentos digital e teto na cor preto-brilhante) e City (acrescenta ar-condicionado dual-zone, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de estacionamento). Há ainda opções de adesivos decorativos na carroceria: Lord, Comic, Navy e Camouflage, nos padrões Small (aplicados na linha de cintura) e Medium (no teto e nas colunas da capota).



Internamente, houve modificações na parte central do painel para acomodar saídas de ar verticais e a central multimídia Uconnect; o volante também é novo, sem fugir ao tema arredondado, e o quadro de instrumentos digital estreou no modelo Lounge 2015, no Brasil. O Uconnect LIVE traz GPS TomTom, Bluetooth, reconhecimento de voz, entrada USB, rádio digital DAB, além de conectividade com smartphones Apple e Android.

Na Europa, o Cinquecento pode ser equipado com os motores 0.9 TwinAir de apenas 2 cilindros, sistema Start&Stop e opção de 85 ou 105 horsepower, além do 1.2 de 69 HP (a gasolina ou bi-fuel, este movido também com gás natural) e 1.3 Multijet a diesel de 95 horsepower. Em alguns mercados, há uma opção "detuned" do motor 0.9 (com apenas 65 HP) e outra 1.4 mais potente, com 100 cv.


Comentários