Renault Talisman: o topo-de-linha que aposenta o Laguna


Quem conhece mais a fundo a trajetória da Renault sabe que é comum a montadora apresentar um carro-conceito radical para, anos depois, aproveitar seu nome em um carro de produção em série (porém sem reaproveitar elementos do conceito). Foi assim com Scénic (conceito em 1991, produzida a partir de 1996), Laguna (concept em 1990, em produção a partir de 1993), Mégane (em 1988 era protótipo; passou à linha de montagem a partir de 1995), Fluence (concept em 2004, na linha de produção desde 2009), mais recentemente o Kwid (o conceito de 2014 pouco tem a ver com o pequeno hatch de 2015)... e o Talisman não foge à "regra": foi apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2001 como um modelo ousado para quatro pessoas, com largas portas que abriam para cima; a partir de 2011, passou a batizar o sedã de luxo baseado no coreano Samsung SM7 - que, verdade seja dita, não tinha muita personalidade. Agora, o novo Talisman encerra a carreira do Laguna e é construído sobre a arquitetura modular CMF (Common Module Family), inaugurada na minivan Espace. Em breve, também será apresentada a Talisman Estate.



Externamente, a ampla grade que se "alia" aos faróis (com feixes de luzes que se prolongam para o para-choque) podem dividir opiniões, mas lhe garantem a personalidade Renault atual. A lateral é mais sóbria, com vincos suaves, enquanto na traseira as lanternas horizontais se prolongam pela tampa do porta-malas até quase tocar o losango da Renault, que incorpora a câmera de ré. Suas dimensões são de sedã médio-grande, com 4,85 metros de comprimento, largura de 1,87 m, altura de 1,46 metro e distância entre-eixos de 2,81 metros. Ainda em se tratando de medidas, seu porta-malas tem a capacidade de nada menos que 608 litros!


Serão 10 opções de cores (Pearlescent White, Dune Beige, Cosmos Blue, Vison Brown, Cassiopée Grey, Platine Grey, Etoilé Black, Carmin Red, Améthyste Black (para a versão Initiale Paris) e a cor sólida Glacier White. As rodas disponíveis são: 16'' Sequence, 17'' Bayadere, 18'' Duetto, 19'' Alizarine e 19'' Initiale Paris diamantadas/pretas.


Por dentro, o Talisman também inova: seu quadro de instrumentos traz tela de sete polegadas configurável (pode-se por o conta-giros ou o velocímetro em posição de destaque), sistema multimídia R-Link 2 com tela sensível ao toque de 8,7 polegadas (na incomum posição vertical), head-up display colorido, sistema de som surround Bose (com 13 alto-falantes e dois subwoofers), assistente de estacionamento automático... as portas dianteiras comportam garrafas de até 1,5 litro e o porta-luvas traz a boa capacidade de 8 litros. Existem cinco padrões de acabamento à disposição: Life, Zen, Business, Intens e Initiale Paris.


Os bancos incorporam a Cover Carving Technology adotada nos Logan e Sandero brasileiros, que torna os bancos mais confortáveis, ligeiramente mais leves e menos espessos (atrás são liberados mais 3 centímetros para os joelhos). Mas no Talisman há 8 ajustes elétricos, massageador e nada menos que seis memórias de posição para o assento do motorista. Atrás - onde a Renault assegura que podem se sentar três adultos - o banco é bipartido na proporção 60/40, com apoios laterais de cabeça retráteis.


O sistema 4Control ativa o esterçamento das quatro rodas e controla automaticamente os amortecedores, recurso que melhora a dirigibilidade e aumenta a segurança nas curvas em alta velocidade. Há também o recurso Multi-Sense, que se adapta ao modo de condução do motorista, controlando a resposta do motor, o grau de assistência da direção, a calibração das trocas de marcha, além da cor do ambiente interno (verde, azul, sépia, vermelho ou roxo), da tonalidade do quadro de instrumentos, da intensidade do ar-condicionado e do massageador, quando no modo Comfort.


Ao todo, serão cinco opções de motorização: duas delas movidas a gasolina (Energy TCe 150 e 200, ambas com câmbio automático EDC de dupla embreagem e 7 marchas), e três abastecidas a diesel, Energy dCi 110 (com câmbio manual ou automático EDC de dupla embreagem, ambos de 6 marchas, com emissão de dióxido de carbono limitada a 95 gramas por quilômetro rodado), dCi 130 (com as mesmas opções de transmissão) e Energy dCi 160, biturbinado e exclusivamente com o câmbio automático EDC de seis velocidades.

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