20 de Janeiro - Dia Nacional do Fusca!



O dia 20 de janeiro marca, desde o ano de 1989, o Dia Nacional do Fusca, carro que fez (e faz) história em todo o território brasileiro. Com projeto que remonta à década de 1930, os primeiros Fuscas brasileiros foram montados a partir do ano de 1959 em São Bernardo do Campo (SP).

Ao longo dos anos, o Fusca mudou pouco em suas formas, mas evoluiu em aspectos como a motorização: era 1200 até 1967, época em que chegou o propulsor 1300, que conviveu por alguns anos com o 1500 (Fuscão) e o 1600 (Bizorrão). Também foi ganhando diferenciações visuais: os faróis, antes inclinados como os para-lamas ficaram verticais; já as pequenas lanternas ficaram mais opulentes a partir do modelo 1979 (e foram apelidadas Fafá de Belém...)



A decadência de participação em mercado do Fusca sobreveio em meados da década de 1980: a produção foi encerrada em 1986. Mas o VW ressuscitou em 1993, durante o governo Itamar Franco, e seguiu no mercado até 1996, quando foram produzidas as derradeiras unidades da Série Ouro - já na linha de montagem, operários disputavam os últimos logotipos para ficar como recordação do velho besouro. Ao todo foram 30 anos de produção nacional, 3.367.290 unidades e incontáveis colecionadores e fãs do Fusca espalhados pelo Brasil.


Hoje, o Fusca é um modelo bem mais esportivo, baseado no Golf VII. No lugar dos motores boxer traseiros refrigerados a ar, o atual modelo é impulsionado pelo 2.0 TSI frontal, que gera 211 cavalos e 28,6 kgfm de torque, levando o modelo retrô de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e à velocidade máxima de 224 km/h, na versão com câmbio DSG de 6 marchas. 


Comentários