Após sete anos com o mesmo estilo chique, o Citroën DS3 não mais será tratado como irmão de companhia do C3: a DS agora torna uma sub-marca diferenciada, com todos os modelos abandonando o duplo chevron que sempre caracterizaram os modelos da marca-mãe. O compacto premium passou por uma reestilização, que levou embora boa parte da beleza das linhas frontais: a nova grade de contornos retos, com exagerados frisos cromados, não harmoniza com os faróis de xenônio com luzes de LED. Felizmente, o restante da carroceria recebeu pouquíssimas intervenções. São nada menos que 78 combinações de cores contrastantes entre teto e carroceria, e quatro opções de tema para a capota de tecido do DS3 Cabrio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9W6uIavtR9434d6qs2xzL17jQCHzH3Sq8XwkNv-GvBjkp0CAchyphenhyphenItu_f1lB2z-DcUPPYEoHy8mR3WPOKRaCwh8MiacoAOdTv510t-2zkETyaMtwY6qgY-9ercVcufy6AahGLbHwmYeIo/s640/DS34.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZNl-RoY_g7gWSDf0oPJ8pS9aYDVtL6q2ESlgKR-g7bCe8As8U7p93AUyoOPL8V5wxv8Or6XqmDuotH0M___pNAHhfPdTMBvJODjl4VMY4rL4Spojj3w9F1GyqrIYkraQdYwoMP5C0R74/s640/DS33.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLSLghX63d-QsNtx9FHcy7icOCMLc5h40CUEB3YISbEkz4fJsCcHhqF1CJ7cOp8meZlYGXhNLSDrknYCG5zVeX3BcS337fuWZ-Nr9sB4Z-uEW7_nSjJiLFMdvYC4MOAIUCOW18uUJ78yE/s640/Cabrio2.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjapPaiu1WgpPWZ7bhKJgRar1m_0NvhNeB2XF8OFWh0R8lUWGgNHzZjTnXx45_bxwm005zjPsJcSHJv61N_t3VeyLqy4vJeW0tzD_qhM6vAvD_KxgW8JdIX_ySLMMYfbbDsyjBt7kw1u_Q/s640/DS35.jpeg)
Internamente, houve um upgrade nos materiais internos e há novos recursos, como o Mirror Screen, que permite o espelhamento de tela de smartphones compatíveis através do Apple CarPlay ou Android Auto, no monitor sensível ao toque de 7 polegadas do modelo. Também é oferecido o aplicativo gratuito MyDS, que informa sobre revisão programada, consumo de combustível e localização de estacionamento, e o DS Connect Box, com chamada automática de emergência em caso de acidente, rastreamento do veículo em caso de roubo e dicas para redução de consumo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9W6uIavtR9434d6qs2xzL17jQCHzH3Sq8XwkNv-GvBjkp0CAchyphenhyphenItu_f1lB2z-DcUPPYEoHy8mR3WPOKRaCwh8MiacoAOdTv510t-2zkETyaMtwY6qgY-9ercVcufy6AahGLbHwmYeIo/s640/DS34.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZNl-RoY_g7gWSDf0oPJ8pS9aYDVtL6q2ESlgKR-g7bCe8As8U7p93AUyoOPL8V5wxv8Or6XqmDuotH0M___pNAHhfPdTMBvJODjl4VMY4rL4Spojj3w9F1GyqrIYkraQdYwoMP5C0R74/s640/DS33.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLSLghX63d-QsNtx9FHcy7icOCMLc5h40CUEB3YISbEkz4fJsCcHhqF1CJ7cOp8meZlYGXhNLSDrknYCG5zVeX3BcS337fuWZ-Nr9sB4Z-uEW7_nSjJiLFMdvYC4MOAIUCOW18uUJ78yE/s640/Cabrio2.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjapPaiu1WgpPWZ7bhKJgRar1m_0NvhNeB2XF8OFWh0R8lUWGgNHzZjTnXx45_bxwm005zjPsJcSHJv61N_t3VeyLqy4vJeW0tzD_qhM6vAvD_KxgW8JdIX_ySLMMYfbbDsyjBt7kw1u_Q/s640/DS35.jpeg)
Internamente, houve um upgrade nos materiais internos e há novos recursos, como o Mirror Screen, que permite o espelhamento de tela de smartphones compatíveis através do Apple CarPlay ou Android Auto, no monitor sensível ao toque de 7 polegadas do modelo. Também é oferecido o aplicativo gratuito MyDS, que informa sobre revisão programada, consumo de combustível e localização de estacionamento, e o DS Connect Box, com chamada automática de emergência em caso de acidente, rastreamento do veículo em caso de roubo e dicas para redução de consumo.
O DS3 2016 traz sensores de estacionamento na frente e atrás, câmera de ré com linhas de guia e o Active City Brake, que intervém nos freios caso o motorista não reaja adequadamente em caso de colisão iminente à frente e pode parar o carro totalmente em velocidades de até 30 km/h. As versões manuais passam a ter o Hill Start Assist, assistente em partidas nas ladeiras. As dimensões internas e o porta-malas permanecem idênticos (com capacidade de 285 litros para o Hatch e 245 L no modelo Cabrio).
São ao todo sete opções de motorização para o DS3 na Europa (três deles da família PureTech de três cilindros, movidos a gasolina, além de duas opções BlueHDi abastecidas com diesel e dois THP (turbinados e com injeção direta de combustível) a gasolina. O PureTech 110, que traz sistema Start-Stop para poupar combustível em paradas de trânsito, gera (como o nome anuncia) 110 horsepower e 20,9 kgfm de torque, enquanto o PureTech 130 com câmbio manual de 6 marchas produz 130 HP e 23,4 kgfm de torque a partir de 1750 rpm, prometendo consumo de até 26,7 km/l.
Para quem busca mais desempenho, a pedida é o DS3 Performance, que assume o lugar do DS3 Racing (modelo que se destacou no Salão de São Paulo em 2012). Nele, o motor 1.6 THP gera 208 horsepower, 30,6 kgfm de torque, câmbio manual de seis marchas com relações encurtadas, diferencial de deslize limitado Torsen e discos de freio Brembo, de 323 mm na frente e 249 mm atrás.
São quatro as opções de cores externas (Polar White, Shark Grey, Perla Nera Black ou Sport Red) e variados grafismos DS Performance à disposição. No interior, foram adicionados revestimentos em Alcantara, complementares ao couro.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).