Os detalhes do Audi A3 Sedan TFSI Flex 2016


Almejando maior participação no mercado brasileiro de automóveis premium, a Audi iniciou nos últimos meses de 2015 a produção do A3 Sedan em São José dos Pinhais (PR), nas versões Attraction, Ambiente (ambas equipadas com o motor 1.4 TFSI Flex, turbinado e com injeção direta de combustível) e Ambition 2.0 TFSI, movida a gasolina. Por fora, há basicamente três formas de reconhecer o A3 nacional: pelo logotipo "Flex" em sua tampa traseira, pela altura de rodagem maior e, olhando por baixo, a suspensão traseira com eixo de torção, adotada no lugar da multilink visando mais robustez nos castigados pisos brasileiros.


Internamente, mesmo os olhares mais detalhistas demoram a perceber diferenças entre o A3 Sedan importado da Hungria e o modelo Attraction nacional. O câmbio, com alavanca que trazia a plaqueta "S tronic" (em referência ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas), passa a ser automático Tiptronic de 6 marchas, com aletas atrás do volante para trocas sequenciais.


A lista de equipamentos de série engloba direção eletromecânica, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, faróis de xenônio nos fachos baixo e alto com luzes diurnas de LED, lavadores e ajuste automático de altura; indicador da pressão dos pneus, luzes de neblina traseiras, sensor de estacionamento traseiro, vidros laterais e traseiro com isolante térmico, volante revestido em couro com botões do computador de bordo e som, apoio de braço dianteiro com porta-objetos e entrada auxiliar, bancos dianteiros com ajuste manual de altura, bancos revestidos em tecido (com rebatimento do encosto do assento traseiro), cintos de segurança com sensor de afivelamento e indicador do nível de água nos limpadores de faróis e para-brisa.


O Rádio MMI traz tela eletricamente retrátil com CD player, leitor de cartão SD (ambos localizados no porta-luvas), ajustes do som e das funções do veículo (como alerta de velocidade, ativação/desativação do sensor de chuva ou do bipe do sensor de estacionamento traseiro, recomendação para pausa ao volante, etc.), conexão Bluetooth para acesso à agenda telefônica e streaming de música, além dos comandos de voz.


Em termos de segurança, o A3 Sedan traz de série 7 airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista), controle eletrônico de estabilidade, cintos dianteiros com pré-tensionadores, ajuste de altura e limitadores de carga, cinco apoios de cabeça ajustáveis em altura, fixação traseira ISOFIX para cadeirinhas infantis, alarme, controle de desgaste dos discos de freio e travamento central pela chave-canivete.


O motor 1.4 Turbo FSI, com injeção direta de combustível, passa a utilizar etanol, gasolina ou qualquer mistura entre ambos. A potência cresceu de 122 para 150 cavalos e o torque é de 25,5 kgfm entre 1550 e 5500 rotações por minuto, resultados tanto com gasolina quanto com etanol. O desempenho melhorou: o A3 nacional acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e chega à velocidade máxima de 215 km/h.


O A3 Sedan obteve classificação A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro: com etanol, suas médias são de 7,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada, enquanto abastecido com gasolina, os resultados melhoram para 11,7 km/l (percurso urbano) e 14,3 km/l (percurso rodoviário).


O porta-malas tem a capacidade de 425 litros, com iluminação, ganchos para fixação de carga, espaço pronto para subwoofer e estepe 125/70 R18.


O A3 Sedan 1.4 TFSI Attraction tem preço de tabela de R$ 106.990. A versão importada, que mantém o motor a gasolina de 122 e o câmbio S tronic, segue presente na lista da Audi pelo preço de R$ 101.190.




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