Adeus, Land Rover Defender


A fábrica de Silihull (Reino Unido) encerra a produção do Land Rover Defender, uma trajetória que se estendeu por 68 anos. Cerca de 700 colaboradores da montadora, entre funcionários atuais e antigos, foram convidados a acompanhar a última unidade finalizada do jipe, que iniciou sua trajetória como Series I, ganhando o atual nome em 1990. 

Com placa "H166 HUE", o modelo derradeiro foi construído à imagem e semelhança da primeira unidade, apelidada "Huey" e que usava um motor 1.6 de 50 horsepower. A cor verde da carroceria, o bege da capota de lona e até as logomarcas da Land Rover são elementos comuns entre os modelos.



Mais de 25 unidades especiais do Defender se uniram nesta celebração. Os proprietários de modelos Series I, II e III, além dos atuais Defender, estão convidados a participar do evento online Defender Journeys, que reúne fotos e localizações de aventuras ao redor do mundo para serem vistas e compartilhadas.


Em 2015, a unidade de número 2 milhões do Defender foi leiloada por nada menos que £ 400 000 - muito mais do que o Land Rover Series I custava em 1948: 450 libras. O Defender chegou a ser montado no Brasil pela Karmann, entre 1999 e 2005, quando a nova "geração" (com novo painel e mudanças cosméticas) e as baixas vendas deram um ultimato na carreira nacional do jipe.


Foram, ao longo destas décadas, 2.016.933 unidades produzidas. Cada Defender demandava 56 horas de trabalho para ficar pronto (um Discovery Sport consome 48 horas); a cada 4 minutos, uma unidade saía da linha de produção. A Land Rover abriu no ano passado uma recriação da linha de montagem do jipe, que já foi visitada por mais de 10 mil pessoas. As presilhas para capô e o peito de aço inferior são acessórios que servem em qualquer um dos modelos construídos ao longo destes 68 anos.

Espera-se que a Land Rover apresente uma nova geração do Defender em 2017 - mas o legado do modelo original permanece vivo entre os fãs de utilitários para todo tipo de terreno.

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