BMW lança na Europa os híbridos Série 3 e Série 2 Active Tourer


Sem previsão de chegada no Brasil, os BMW 330e e 225xe Active Tourer são a investida da montadora bávara no segmento de automóveis híbridos plug-in no mercado europeu, que podem ser recarregados em tomadas. O sedan 330e combina o motor 2.0 de quatro cilindros, 184 horsepower e 29,6 kgfm de torque com um motor elétrico que rende o equivalente a 88 HP e 25,5 kgfm de torque.


Com 252 horsepower e torque combinado de 42,8 kgfm, o Série 3 híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, alcançando a velocidade máxima de 225 km/h. Como no modelo com motor a combustão, o 330e traz tração nas rodas traseiras e câmbio automático Steptronic de 8 marchas. Há também o recurso do boost, que entrega mais força do conjunto elétrico por alguns segundos.


A capacidade do porta-malas caiu de 480 para 370 litros, e a capacidade do tanque passa para apenas 41 litros, mas o 330e conta com encosto do banco traseiro tripartido (nas proporções 40/20/40) e a distribuição de peso da carroceria é de exatos 50% para o eixo dianteiro e 50% para o eixo traseiro. 


A bateria, com capacidade total de 7,6 kWh, permite ao Série 3 rodar até 40 quilômetros sem gastar combustível. Nos pontos de recarga BMW i Wallbox, a bateria é recarregada em 2 horas e 12 minutos. Também é possível recarregar o carro em casa, demandando 3 horas para carga completa.


Estão disponíveis três modos de condução: Auto eDrive (até 80 km/h, apenas o motor elétrico é acionado; acima desta velocidade, busca-se combinar a força dos dois motores), Max eDrive (a velocidade máxima no modo elétrico passa a ser de 120 km/h, mas o motor a gasolina pode entrar em funcionamento em situações como o kickdown em acelerações mais fortes e ultrapassagens) e Save Battery (a bateria é mantida em níveis superiores a 50% de carga).


O consumo combinado do 330e fica entre 47,9 km/l e 52,6 km/l, enquanto as emissões oscilam entre 49 a 44 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado. O modelo híbrido plug-in ainda é dotado de iluminação especial, com focos de luzes nas maçanetas e iluminação de boas-vindas azul na cabine.



Já a minivan Série 2 Active Tourer é capaz, em sua versão híbrida, de chegar a 125 km/h sem usar gasolina. O motor 1.5 turbinado de três cilindros gera 136 horsepower e 22,4 kgfm de torque, que se complementa ao motor elétrico traseiro de 88 HP. Em conjunto, entregam 224 HP e 39,2 kgfm, força que a leva de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. A velocidade máxima é de 202 km/h.


Com modos de condução análogos aos do BMW 330e, a 225xe Active Tourer pode ser completamente recarregada em 2 horas e 15 minutos nos postos de recarga fornecidos pela BMW. O modelo conta com capacidade de porta-malas de 400 litros. A força dos propulsores pode ser enviada para as rodas da frente, de trás ou nas quatro rodas, daí o "x" em seu sobrenome.

Em termos de consumo, pode chegar a 50 km/l. Além disso, é capaz de rodar 41 quilômetros sem o motor a combustão atuar. Sua produção em série iniciou em Leipzig e o preço desta versão, na Alemanha, é de 38 700 euros.

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