Faraday Future apresenta o bólido FFZERO1



Se a bem-sucedida marca de automóveis elétricos Tesla veio buscar seu nome ao engenheiro elétrico e físico Nikola Tesla, que fez experimentos pioneiros com raios X, rádio e motores elétricos de corrente alternada, a Faraday Future segue caminho semelhante, homenageando o físico-químico inglês Michael Faraday - sim, aquele mesmo responsável pelo experimento da Gaiola de Faraday, em que dentro de uma gaiola metálica, com isolante e uma cadeira de madeira, um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá sem levar nenhuma descarga elétrica, já que os elétrons se distribuem na parte exterior da superfície da gaiola.


Experimentos à parte, a Faraday Future investirá US$ 1 bilhão em uma fábrica em solo norte-americano (estão sendo sondadas regiões da California, Georgia, Louisiana e Nevada), que deverá produzir a partir de 2018, e apresenta o FFZERO1 Concept, radical esportivo aerodinâmico para apenas uma pessoa, com resfriamento das baterias através do túnel aerodinâmico traseiro.



Impulsionado por quatro motores Quad Core (um para cada roda) que geram junto mais de 1000 cavalos, o FFZERO1 acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e ultrapassa 320 km/h. Por dentro, o ambiente visa é todo voltado ao motorista, incluindo capacete para fornecer oxigênio e água para o piloto (!), tecnologias para condução autônoma, controle de funções via smartphone. O FFZERO1 é uma "ilustração do potencial da Faraday", mas não deverá ser produzido em série.


A Faraday Future também disponibiliza um aplicativo para Google Play Store e Apple Store que permite ver o FFZERO1 Concept em três dimensões, com zoom e partes em "raio-X". Também há um recurso de realidade aumentada: quando a câmera do celular é apontada para o primeiro sketch do bólido, surge a visão em 3D da parte superior da carroceria (veja abaixo).



Comentários