Kia Forte - nosso Cerato - é atualizado nos EUA


A vida do Kia Cerato no Brasil não está sendo fácil. O sedan médio padece, junto com toda a linha, das pequenas cotas de unidades autorizadas a serem importadas, uma vez que a montadora não estabeleceu fábrica nacional ou em outros países com acordo de livre comércio automotivo. Somado a isso, o dólar encareceu substancialmente frente ao real e muitas unidades tiveram que ser liquidadas à base de ofertas sem muita divulgação na mídia - a marca, que chegava a fazer o merchandising de seus modelos em novelas da Rede Globo, cortou esta estratégia de publicidade. 

Mas a má-sorte pode passar em breve: o Forte, como é conhecido nos Estados Unidos, será produzido a partir do primeiro semestre de 2016 em Monterrey, no México. E ainda por cima, de visual atualizado - aqui, o Cerato entra em seu terceiro ano de mercado sem uma alteração sequer.


Os faróis estão mais delgados (antes eram arredondados, exagerados até), e a grade se assemelha à do Kia Optima. Os para-choques estão mais esportivos, assim como as rodas e a saída de escape. Nos EUA, três versões serão oferecidas: LX (de entrada), S (com rodas aro 16'', luzes diurnas de LED, spoiler na tampa do porta-malas, ponteira de escape cromada e suspensão retrabalhada) e LX (com luzes traseiras de LED, chave Smart Key com iluminação de boas-vindas e rodas aro 17'').


Por dentro, a central multimídia UVO3, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, GPS e conectividade com smartphones através do espelhamento de tela promovido pelo Apple CarPlay e Android Auto é uma novidade ávida para os proprietários de Cerato no Brasil. Mas há mais novidades: Dynamic Bending Light (a luz de neblina acende para o lado que o volante é girado), bancos de couro dianteiros aquecíveis (com dez regulagens elétricas para o motorista), além de botão de partida e ar-condicionado digital automático com duas zonas de temperatura e saídas de ar traseiras para a versão EX.


Todas as versões terão o Drive Mode Select, seletor de modos de condução com perfis Normal, Eco e Sport. Entre os recursos de segurança disponíveis, há frenagem de emergência automática, alerta de colisão iminente à frente, detector de veículos em pontos cegos e assistente de manutenção e mudança de faixa.


Outra importante novidade para os norte-americanos é a substituição do motor 1.8 pelo 2.0 de ciclo Atkinson, com quatro cilindros, ajustes para ficar mais econômico e aliado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. Já o modelo EX traz motor 2.0 GDI e câmbio automático de 6 marchas.


Neste embalo, também é apresentado o novo Cerato Hatch, que recebe o nome Forte5. As mudanças às quais foi submetido são similares, com um toque a mais de esportividade. Lá, o modelo será oferecido nas versões LX (que traz faróis com projetores, chave com abertura do porta-malas, detector de veículos em pontos cegos, Lane Change Assist e Rear-Cross Traffic Alert), EX (com bancos de couro, luzes traseiras de LED, chave Smart Key, botão de partida e central multimídia UVO com Android Auto, CarPlay, tela de 7 polegadas touchscreen e comandos no volante), ambos com o motor 2.0 GDI e câmbio manual ou automático de 6 marchas, e SX, com motor 1.6 GDI turbo e transmissão de dupla embreagem e 7 marchas, que vem com rodas aro 18'', para-choques de estilo exclusivo, ponteira de escapamento cromada, e pode receber detalhes internos na cor laranja.


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