Kia Telluride: SUV conceitual de visual bruto


Praticamente inalterado desde seu lançamento em 2008, o Kia Mohave não deverá ter vida longa. E os estudos para seu sucessor vêm a público com a apresentação do Telluride Concept. Ainda que a Kia insista que não há planos de produzi-lo em série, a montadora reconhece que o modelo não se trata de uma "utopia fantasiosa". Com lugar para sete passageiros, o Telluride possui estilo abrutalhado, com uma grade quase retangular (que incorpora leves curvas na parte central) e faróis de LED idem. Na lateral, linha de cintura alta e rodas aro 22''. Perto dele, o novo Sorento (modelo que cede sua plataforma) pareceria até recatado...


As portas do conceito abrem-se em sentidos opostos, num ângulo de 90 graus, e não há coluna entre elas, o que facilita a acomodação dos passageiros. São sete lugares, mas apenas quatro os bancos principais, de couro preto. Quem senta na segunda fileira conta com reclinação e apoio para as pernas. O Telluride é dotado do sistema LER - Light Emitted Rejuvenation. Isso mesmo: luz rejuvenescedora! Um painel com luzes de LED ao redor do teto panorâmico emite luz terapêutica para tratar o "jetlag", fadiga comum em viagens longas. 


O console sensível ao toque para os passageiros da segunda fileira permite a eles selecionar músicas, reproduzidas no sistema de som da Harman Kardon, de 7 alto-falantes, ou nos headphones sem fio da mesma marca, que carregam quando guardados dentro do console.


O Telluride possui conjunto motriz híbrido: o motor 3.5 V6 com injeção direta movido a gasolina, que gera 270 horsepower, está aliado a um motor elétrico que gera o equivalente a 130 horsepower. Assim, o Kia pode chegar a 12,7 km/l na estrada. A tração é distribuída para as quatro rodas.


Comentários