Lincoln Continental: modelo de produção surge em Detroit


Há precisamente um ano era apresentado o carro-conceito que definia praticamente todas as formas da ressurreição do Lincoln Continental – sedã grande que atravessou décadas como um dos modelos norte-americanos mais luxuosos, mas que caiu de prestígio durante os anos 1980 (passando a ser uma versão do Town Car) e não conseguiu reconquistar seu público, tendo sua produção encerrada em 2002.


A partir do terceiro trimestre deste ano, o Lincoln Continental (que chega como modelo 2017) será comercializado na América do Norte e na China, combinando um design de linhas contemporâneas e detalhes interessantes, como os retrovisores que parecem planar sobre a base prateada, as maçanetas das portas integradas aos frisos das janelas e as lanternas que se estendem de uma ponta à outra da traseira. 

Assim que o motorista se aproxima do carro com a chave, as lanternas dianteiras e traseiras de LED se acendem sutilmente, enquanto a luz dos faróis desperta em um movimento fluido. As luzes laterais então iluminam o chão, ao lado das portas dianteiras, e as luzes internas iluminam a cabine. As maçanetas externas trazem um novo sistema de trava chamado "E-latch": ao toque suave de um botão as portas se abrem, fechando-se depois de forma automática.


O teto solar panorâmico, opcional, cobre quase toda a área do teto. A metade dianteira desliza por cima da parte traseira. O sedan passa a adotar um motor 3.0 V6 Biturbo, que gera aproximados 405 cavalos e torque de 55,3 kgfm, operando opcionalmente com a tração nas quatro rodas, que inclui controle dinâmico vetorial que transfere o torque sob demanda para cada roda traseira em curvas.


Há três ajustes para o Lincoln Drive Control – conforto, normal e esporte – que adaptam as reações da direção e suspensão. A direção adaptativa (opcional) otimiza a resposta para o veículo reagir de forma mais precisa aos comandos do motorista. Já a assistência de pré-colisão, com detecção de pedestre, conta com um sistema de câmeras e sensores que detecta iminência de um acidente à frente e aplica os freios automaticamente para evitar ou minimizar o impacto. O piloto automático adaptativo, outro opcional, reduz automaticamente a velocidade no anda-e-para do trânsito, retomando a velocidade programada quando a pista fica livre. Outro recurso disponível é o sistema de visão em 360 graus para estacionamento perpendicular ou paralelo, que utiliza câmeras montadas na grade dianteira, no capô e espelhos laterais, agrupando essas imagens na tela para o motorista ter uma visão periférica do carro.


A Lincoln quer que os ocupantes do Continental rejuvenesçam em seu interior (!), e para isso desenvolveu os bancos "Perfect Position", com até 30 modos de ajuste. Os assentos se ajustam ao formato e peso do corpo, incluindo recursos de massagem, aquecimento e refrigeração. Extensores para as pernas, opcionais, ajudam a reduzir a fadiga muscular.


Os passageiros de trás possuem controles de áudio e ar-condicionado, cortinas traseiras, bancos reclináveis, aquecidos, refrigerados e com função de massagem, além de um espaço generoso para as pernas. O Continental pode receber como opcional o sistema de áudio Revel, com três modos de audição – estéreo, plateia e palco. Para manter o silêncio ao rodar, há recursos como o Active Noise Control" e o vidro laminado acústico.


Em termos de acabamento, há três temas disponíveis no Lincoln Black Label: Chalet, Thoroughbread e Rhapsody. Bancos, console central e partes do painel são revestidos em couro com costura especial, podendo trazer apliques madeira verdadeira ou alumínio. A costura dos bancos traz de seis a sete pontos por polegada, e o console central é cortado a laser para preservar a granulação.



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