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sábado, 9 de janeiro de 2016

O atraente futurismo do Citroën C4 Picasso


Inúmeros exercícios de futurologia se desenvolveram ao longo das décadas, a fim de prever como seria o automóvel no futuro. Para os norte-americanos das décadas de 1950, os carros se assemelhariam a foguetes espaciais, podendo serem movidos a turbina ou até mesmo com energia nuclear (!).

Em 1956, a Citroën já imaginava modelos com foco no espaço interno: o C-10 Coccinelle, com o mesmo motor do 2CV, o "Fusca francês". Em 1981, concebeu o Xenia Concept, um estudo de monovolume compacto aerodinâmico que incluía células fotovoltaicas para o funcionamento de seu ar-condicionado. No Salão de Paris de 1994, fez sucesso a Xanae, com para-brisa que se estendia até o teto e portas que se abriam em sentidos opostos, que teve muitos traços aproveitados na primeira geração do Xsara Picasso. No ano de 2003, foi a vez do C-Airlounge antever como seriam os traços das futuras minivans, com ampla área envidraçada e interior minimalista, para cinco pessoas.

Agora, chega ao Brasil a segunda geração do C4 Picasso, fortemente inspirado no carro-conceito Technospace apresentado no Salão de Genebra de 2013, e que possui soluções de estilo futuristas. De frente, a fina fileira de luzes diurnas se integra com a moldura da grade, enquanto os faróis principais ficam situados logo abaixo. A linha das janelas é dinâmica e circundada por um contorno, cromado nesta versão Intensive; as rodas aro 17'' trazem uma intrincada combinação de raios e, na traseira, a iluminação em LEDs transmite a noção de profundidade. Com a adoção da plataforma modular EMP2, o C4 Picasso está 140 quilos mais leve do que antes, passando a adotar o motor 1.6 THP, turbinado e com injeção direta de combustível.


Internamente, o C4 Picasso surpreende com soluções criativas, a começar pelo volante revestido em couro, de base achatada e com diversos atalhos. Na coluna de direção está a alavanca de câmbio, distanciada das outras hastes. Duas telas - a superior de 12 polegadas, e a central de 7 polegadas sensível ao toque - apresentam diversas funcionalidades. 


Acima, visualizam-se os instrumentos (com três opções de temas), imagens da câmera de ré com linhas de guia dinâmicas e informações sobre o veículo (autonomia, velocímetro digital, nível de combustível, pessoas com cinto de segurança desafivelados, temperatura externa, marcha engatada, etc.). Na tela sensível ao toque são acessados GPS, internet, informações do ar-condicionado, MP3 Player, entradas USB e auxiliar, além de Bluetooth.


Com ampla área, o para-brisa Zenith traz para-sóis corrediços com espelho e retrovisor convexo voltado para o banco traseiro. Entre os bancos, há apoios de braço reguláveis, porta-objetos com tampa corrediça, porta-copos e compartimento com tampa. 


O porta-malas tem a capacidade de 537 litros, e ao afastar os três assentos traseiros para a frente, sua capacidade aumenta para 630 litros.


O modelo passa a adotar o motor 1.6 THP de 165 cavalos, aliado ao câmbio automático de 6 marchas com paddle shifts.

Nesta versão Intensive (R$ 117 990, mais R$ 1340 da cor metálica Rouge Rubi), são itens de série: direção elétrica, bancos nas cores preto e grafite, ar-condicionado digital bi-zone com regulagem de 14 a 28º C, de meio em meio grau, com saídas de ar nas laterais traseiras; 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico, luzes de neblina que acompanham o movimento do volante, sensor de estacionamento traseiro, botão de ignição, chave presencial, piscas dianteiros e luzes diurnas de LED, cortinas nas janelas traseiras, limpador de para-brisa automático, bancos traseiros individuais, reclináveis, dobráveis e com ajuste de distância, Hill Start Assist (assistente de partida em ladeiras), controle eletrônico de estabilidade (ESP) e tração (ASR), freios a disco com ABS, distribuição eletrônica de frenagem e AFU (assistente em frenagens de pânico), além de retrovisores elétricos rebatíveis eletricamente com luz de seta em LED.


O modelo das imagens traz o Pack Relax (R$ 4100), que inclui apoios de cabeça ergonômicos futuristas, bancos que mesclam couro e tecido, massageadores dos bancos dianteiros e, para o passageiro da frente, um extensor elétrico para apoiar as pernas (muito desejável em viagens longas).


Há também outros pacotes de opcionais. O teto panorâmico sai por R$ 2500 individualmente; aliado aos faróis de xenônio nos fachos baixo e alto, custa R$ 5500. O Pack Relax com teto panorâmico custa R$ 6600, valor que sobe para R$ 7300 ao incluir o recurso de visão em 360 graus: quatro câmeras permitem um olhar abrangente sobre o que se passa ao redor da carroceria.

Escolhendo Pack Relax, Park Assist (assistente automática de estacionamento) e Visão 360º, a conta fecha em R$ 8900. A combinação de Pack Relax + Teto Panorâmico + Faróis Bi-Xenon sai por R$ 9600, enquanto escolhendo Pack Relax, Park Assist com Visão 360º e Teto Panorâmico, o valor adicional é de R$ 11 400.

Para quem optar por Pack Relax, teto panorâmico, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, recurso anti-esmagamento e botão de abertura pela chave, além de faróis de Bi-Xenon, a conta ficará em R$ 11 900. O conjunto Pack Relax + Teto Panorâmico + Faróis Bi-Xenon + Park Assist 360º (sem tampa do porta-malas com acionamento elétrico) sai por R$ 14 400, enquanto a soma de Pack Relax, teto panorâmico e faróis Bi-Xenon é de R$ 15 500. O C4 Picasso terá 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e plano de revisões com preços fixos.


Ao optar pelo Pack Relax acrescido de teto panorâmico, faróis Bi-Xenon, Park Assist 360º e abertura elétrica do porta-malas, o valor fica em R$ 16 700. Já o Pack Relax com Park Assist, Visão 360º e Teto Panorâmico soma R$ 17 300. O pacote Pack Relax + Teto Panorâmico + Park Assist 360º + faróis Bi-Xenon resulta no valor de R$ 20 300. Por fim, a combinação completa (bancos de couro + Pack Relax + Teto Panorâmico + Park Assist 360º + Faróis Bi-Xenon + Porta Malas-Elétrico) acresce R$ 22 600 ao valor do C4 Picasso Intensive.


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