Os detalhes da Renault Duster Oroch 1.6 (Expression e Dynamique)


Em sinal de resistência ao lançamento da picape Fiat Toro, a Renault Duster Oroch contra-ataca com versões cujo foco está na relação custo-benefício, equipadas com o motor 1.6: Expression, de entrada, e Dynamique, intermediária. 

Ambas se assemelham visualmente às versões homônimas do utilitário Duster: a Expression traz capas dos retrovisores na cor da carroceria, rodas aro 16'' prateadas com pneus de uso misto Michelin LTX Force 215/65, barras de teto e santantônio integrado, para-choque traseiro preto, além do protetor plástico de caçamba.


De série, a Oroch Expression traz ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, airbag duplo, alarme perimétrico, botão Eco-Mode (reduzindo a potência e o torque do motor, além de alterar o funcionamento do ar-condicionado, pode poupar até 10% de combustível), freios com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e AFU (assistente em frenagens de pânico), além de volante com regulagem de altura.

Como opcional há o Pack Plus, que acrescenta faróis de neblina e retrovisores com ajuste elétrico.


O quadro de instrumentos traz indicador de trocas de marcha e visor com quilometragem total e parcial, temperatura externa e relógio.


O Rádio/CD Player traz entradas USB, auxiliar e para iPod, MP3 Player, além de quatro alto-falantes com efeito de som tridimensional, Bluetooth para reprodução de áudio e chamadas telefônicas, além dos comandos-satélite à direita da coluna de direção.


Destaque para o amplo espaço interno para cinco pessoas; todos os ocupantes possuem encostos de cabeça e cintos de três pontos.


Com 1,35 metro de comprimento por 1,17 m de largura, a caçamba tem volume de 683 litros e pode carregar até 650 quilos. O estepe fica localizado abaixo da caçamba; para retirá-lo, é preciso ter a chave da Oroch e a tampa deve estar aberta.


Debaixo do capô (com manta de isolamento acústico e amortecedor), o motor 1.6 16 válvulas rende 110 cavalos a 5750 rotações por minuto e torque de 15,1 kgfm a 3750 rpm com gasolina, ou 115 cv e 15,9 kgfm de torque, às mesmas rotações, quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de 5 marchas.

Com gasolina, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos e chega a 160 km/h. Já com etanol, os resultados são: 0 a 100 km/h em 13,2 s e 164 km/h de velocidade máxima.

No quesito consumo, registra com etanol 6,6 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada; com gasolina, os números passam para 9,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada). O tanque tem a capacidade de 50 litros.


Disponível nas cores Verde Esmeralda, Branco Neige, Cinza Acier, Prata Étoile, Preto Nacré, Vermelho Vivo e Vermelho Fogo (PM), a Oroch Expression parte de R$ 64.000.


Já a versão Dynamique 1.6 (R$ 68.400) conserva o pacote de equipamentos da versão 2.0, que acrescenta em relação à versão Expression: barras de teto e santantônio com detalhes na cor prata, computador de bordo com funções adicionais (consumo médio e instantâneo de combustível, autonomia, quantidade de combustível consumido e velocidade média), tomadas de 12 Volts dianteira e traseira no console central, faróis de neblina, maçanetas na cor da carroceria, controlador e limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia Media Nav Evolution e volante com revestimento parcial em couro.


A Oroch das imagens possui o pacote de acessórios Outsider, que traz protetor frontal com faróis de longo alcance, alargadores de para-lama, grade do vidro traseiro e capota marítima, além dos bancos com revestimento de couro, opcionais.


O Media Nav Evolution, que traz tela sensível ao toque de 7 polegadas, concentra rádio, GPS, entradas USB e auxiliar, quatro alto-falantes e configurações do veículo, além das funções Eco Coaching e Eco Scoring, que avaliam o modo de conduzir do motorista e dão dicas de como gastar menos combustível.



Renault Duster Oroch Expression 1.6


Renault Duster Oroch Dynamique 1.6


Comentários