Test-drive: os atrativos do Volkswagen Golf Highline TSI



Em sua sétima geração, o Volkswagen Golf estabeleceu parâmetros mais elevados de construção e dirigibilidade entre os hatches médios. Inicialmente importado da Alemanha, o hatch passou a ser trazido do México, mantendo o rigor no acabamento e as opções de versões que eram oferecidas: Comfortline, Highline e GTI. Desta vez fizemos um test-drive com a versão Highline com pacote de equipamentos Elegance.


O design do Golf VII, com traços simples e de bom-gosto, foi projetado pelo jovem estilista Philipp Römers, que (não por acaso) teve como primeiro carro um Golf III (modelo comercializado no Brasil entre 1994 e 1998) e atualmente possui um Golf atual para uso diário e um Golf conversível de primeira geração para os momentos de folga.

Nesta versão Highline, as lanternas escurecidas com iluminação em LED o diferenciam do Comfortline, e há outros detalhes como ponteira dupla de escape, faróis de neblina com luz de conversão estática e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro.


Com a chave-canivete próxima à porta, basta encostar o dedo no sensor para que os retrovisores sejam posicionados normalmente e as portas sejam destravadas (opcional incluso no pacote Elegance). O painel possui revestimento emborrachado, superfícies das portas e apoio de braço são forrados em tecido, e detalhes do painel e volante recebem apliques em preto-brilhante (bonitos, embora fiquem facilmente encardidos no uso cotidiano).


Nesta versão, o Golf conta com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura (graduação entre 16º C e 29,5º C, com ajuste de meio em meio grau e duas saídas de ar traseiras), direção eletromecânica com regulagem de altura e profundidade, retrovisores elétricos com aquecimento, ajustes elétricos e luzes de seta integradas; vidros elétricos (com ou sem função um-toque, a depender da programação configurada), bancos dianteiros com ajuste de altura e regulagem lombar manual, para-sóis com espelho coberto por tampa corrediça e iluminação, porta-luvas acarpetado com iluminação, refrigeração e as entradas SD e para CD; acendedor de cigarros e cinzeiro, controle e limitador automático de velocidade, assistente de partida em ladeiras, retrovisor interno anti-ofuscante automático, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis com funções Coming e Leaving Home (as luzes ficam brevemente acesas após retirar a chave de contato), tapetes de carpete, porta-revistas, limpador, lavador e desembaçador traseiro, além de volante revestido em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e shift paddles para trocas sequenciais de marcha.


O Golf avaliado pelo Auto REALIDADE traz a mais, no Pacote Elegance, teto solar elétrico panorâmico, ignição por botão, rodas aro 17'' "Geneva" com pneus 255/45, Map Care (três anos de atualização gratuita dos mapas para o sistema de navegação) com duas entradas para cartões SD, seleção do perfil de condução (Normal, Esporte, Eco e Individual) e a central Discover Media.


Pela central multimídia Discover Media, com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, é possível visualizar as configurações do veículo, CD Player e entradas para cartão SD (uma no Highline padrão, duas no Elegance), GPS com ícones de pontos de interesse, Bluetooth para reprodução de áudio e chamadas telefônicas, comandos de voz e informações sobre trânsito em tempo real, em algumas regiões. A tampa à frente da manopla de câmbio dá acesso à entrada Media-In, que acompanha um cabo para iPod e iPhone.



O computador de bordo informa temperatura externa, velocidade média e instantânea, gráfico de consumo instantâneo, temperatura do óleo, quilometragem percorrida, tempo de viagem e autonomia, gráficos do sensor de estacionamento, além de alertas de manutenção programada, nível de pressão dos pneus e nível de combustível baixo, entre outros.



Ao lado esquerdo da coluna de direção há um porta-objetos, enquanto o banco do motorista possui uma pequena gaveta corrediça. O porta-óculos central, os porta-copos no console e o porta-objetos abaixo do apoio de braço trazem fundo emborrachado. Como nos Audi, há focos de iluminação interna com ajuste de intensidade para os pés, nos retrovisores e nas portas.


Com direção bastante precisa, o Golf possui boa disposição para acelerações e retomadas, após atingir as rotações demandadas pelo turbocompressor. Sente-se um breve kick down ao afundar o pé no acelerador antes de deslanchar a toda velocidade. O motor 1.4, que também traz injeção direta de combustível, é pequeno só em dimensões: rende 140 cavalos a 4500 rotações por minuto e torque de 25,5 kgfm já a 1500 rpm. Abastecido com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança a velocidade máxima de 212 km/h.


Para poupar combustível, há o Start/Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas, religando-o assim que se retira o pé do freio. Desta forma, o Golf recebeu o selo Conpet de eficiência energética no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com ótimas médias de 11,7 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.


Sobre o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, com 7 marchas: sua operação lembra de modo geral um câmbio automático com conversor de torque. No Golf, a marcha seguinte fica pré-engatada, o que agiliza a passagem automática - também há shift-paddles no volante e posição na alavanca para trocas sequenciais. Vale destacar o bom apoio para o pé esquerdo.


O conjunto de suspensão tem o mérito de garantir boa estabilidade nas curvas e de absorver impactos em pisos de asfalto ruim. Aliás, outra qualidade reside no isolamento acústico, que permite que se ouça com clareza o sistema de som (com 4 alto-falantes e 4 tweeters).


O Golf tem espaço satisfatório para os ocupantes e acomoda 313 litros em seu porta-malas - o estepe possui roda de liga leve e as mesmas dimensões das outras quatro rodas. O habitáculo traz ganchos de fixação, tomada 12 Volts e iluminação. A capacidade pode ser ampliada com o rebatimento do assento, e o compartimento pode ser acessado pelo descansa-braço traseiro. Há um botão específico na chave para a abertura do porta-malas, que também pode ser aberto pelo escudo da Volkswagen, que se levanta para cima.


Em termos de segurança, o Golf conta com 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles eletrônicos de estabilidade e tração, cintos de três pontos e apoios de cabeça reguláveis para os cinco ocupantes (com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de carga nos cintos dianteiros), bloqueio eletrônico do diferencial, freios a disco com ABS, EBD e Multicollision Brake (assim que ocorre uma colisão, o carro é automaticamente freado até chegar a 10 km/h, evitando colisões secundárias), além de um resultado cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP: 16,56 pontos de 17 possíveis de proteção a adultos, e pontuação de 44,30 (máximo de 49) para crianças acomodadas em cadeirinhas infantis compatíveis com fixação ISOFIX/Top Tether.



Disponível nas cores Branco Puro (nas imagens), Preto Ninja (também nas imagens), Vermelho Tornado (sólidas), Azul Night, Prata Tungstênio, Azul Silk, Cinza Platinum, Prata Sargas (metálicas, por R$ 1236) e Preto Mystic (perolizada, por R$ 1751), o Golf pode vir com acabamento interno em tecido escuro, com couro Vienna Shetland bege ou com couro Alcantara Quartz bege. O Golf Highline preto das imagens é tabelado em R$ 96 110, enquanto "nosso" Golf branco tem preço de R$ 103 747 - é possível negociar estes valores, por se tratar de unidades modelo 2015.



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